Tipos De Colas Para Artesanato

Se você gosta de artesanato não pode deixar de anotar essas dicas, quais as colas são mais indicadas para cada tipo de trabalho. Confira!

As Colas Multiuso: São Aquelas Mais Comuns, Que Podem Ser Usadas Com Vários Tipos De Materiais. Veja!

As colas brancas que na verdade são de PVA ou de acetato de polivinil são na cor branca e na maioria dos casos são vendidas em garrafas plásticas. Esse tipo de cola pode ser usado nos seguintes materiais: tecido, cerâmica porosa, madeira e papel. Poder ser usada para colar madeira com madeira com tanto que não seja uma colagem estrutural. Porém, a cola branca não resiste à água e para que a colagem fique firme, deve ser aplicada e as partes devem ser presas por pelo menos 30 minutos para funcionar. Porém, a secagem por completo só acontece entre 18 e 24 horas depois. Se vê que está seca quando de branca passa a ser transparente.

As colas epóxi são vendidas em latas ou em tubos e elas são dividias em duas partes: resina e a segunda é chamada de endurecedor. Antes de usar a cola é necessário misturar bem os dois conteúdos. Faça isso só na hora de usar a cola, que é resistente à água e muito durável. Ela pode ser usada com os seguintes materiais: alguns tipos de plásticos, borracha, para colar metal e cerâmicas. É indicado prender o objeto colado por pelo menos 2 horas para garantir a colagem completa, que acontece somente 12 horas depois. O ideal mesmo é esperar 24 horas.

Cola de cianoacrilato é qualquer outra que também recebe o nome de instantânea e a sua principal vantagem em relação as outras é que seca muito rapidamente. Ela pode ser usada com os seguintes materiais: vidro, alguns tipos de plástico, cerâmica, metal, vidro e borracha. Em 24 horas ela seca e não é preciso usar nada para segurar as partes que foram coladas. Quando está completamente seca, fica clara.

Cola de contato é vendida em lata ou em garrafa e é feita à base de borracha. Você pode usar esse tipo de cola para recuperar: folheados e laminados e mais, borracha, tecido, couro, vidro e alguns tipos de plásticos. Porém, deve ser usada em reparos que não exija nenhum esforço depois de colado. A cola deve ser passada nas duas partes que devem ser coladas. Quando está completamente seca fica dura e para que isso aconteça é necessário pressionar muito bem as duas partes.

Adesivos estruturais: também são colas a base de metacrilato, muito boa para colar materiais como vidros, plásticos e metais, é muito resistente, sendo usada no lugar da solda, em alguns casos. A secagem é bem rápida, mas por completo é aconselhado esperar 24 horas.

A cola de poliuretano é vendida em tubos e ela é muito forte, bem parecida com a époxi. Ela pode ser usada nos seguintes materiais: fibra de vidro, plásticos, metal, madeira e cerâmica. E mais, vinil, tecido e couro. A primeira secagem acontece só depois de 2 horas e por completo, somente com 24 horas. Uma vez seca ela fica transparente e aceita tinta o tingimento por cima. Porém, o reparo dura pouco tempo e se trata de uma cola muito cara.
Cola de silicone é vendida em tubo e é muito forte, sem falar que resiste a temperaturas altas e também as baixas demais. Pode ser usada com os seguintes materiais: metal, vidro, madeira, borracha e fibra de vidro. Em alguns casos, também poderá ser usada com: cerâmica, alguns tipos de plástico e tecidos.

Cola quente ou hot melt é cola vendida em uma pistola ou bastão e se apresenta de forma granulada. Para usá-la é necessário aquecer o produto, elevando a temperatura até 93 graus. A sua potência é forte e uma vez que uma peça é colada com ela não tem como separá-la. Quando se usa esse tipo de cola não é necessário usar nenhum tipo de grampo para segurar uma parte na outra. Normalmente, bastam de 10 a 45 segundos para que o que foi colado esteja seco e o tempo para secagem total é 24 horas.

A cola para vidro ou cerâmica especifica para esses dois tipos de materiais, tem um grande poder de reparo e seca rapidamente.
Você também encontra colas específicas para vidro ou porcelana, que normalmente são muito resistentes tanto ao calor quanto à água. Esse tipo de cola é feita à base de látex acrílico e para segurar bem as partes é aconselhado usar um grampo ou qualquer outra coisa.

A cola de borracha de silicone é usada para reparar porcela e vidro. Elas são fortes e resistem tanto à água quanto ao calor e também é necessário usar alguma coisa para segurar as partes durante a secagem.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nHbgradPzdU[/youtube]

Dicas Para Comprar a Melhor Cola Para o Seu Artesanato

  • Normalmente, quando você está procurando indicação sobre um artesanato já encontra a indicação da melhor cola para fazer. Não tente fazer como uma diferente daquela indicada porque não sairá como deve.
  • Sempre siga as instruções do fabricante na hora de usar qualquer tipo de cola. E quando se tratar de um produto que deve ser misturado, faça só com a quantidade que será usada, uma vez que armazenada não terá o mesmo efeito num segundo uso.
  • Se a cola não for a indicada para o determinado material não será a quantidade que fará a diferença. Não pense que usando muita cola, inadequada, você conseguirá fazer o reparo. Até pode ser, mas, logo em seguida, o trabalho será desperdiçado.
  • As colas que devem ser aquecidas só funcionarão se atingirem a temperatura indicada pelo fabricante do produto, não adianta tentar usar de outro modo.
  • Respeite o tempo de secagem total, pode até parecer que está seca a peça, mas se não passou o tempo indicado você acabará danificando a peça apenas reparada.

Agora é só escolher o próximo artesanato, comprar o material e ter certeza de que ficará tudo inteirinho e o mesmo serve para fazer um reparo de alguma peça ou objeto de casa.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=RVQL3Zh-8gA[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Materiais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa tarde,

    Preciso saber qual a cola que devo usar para fazer um trabalho de mosaico em uma tela de fibra vidro.

    Obrigada

    Márcia 22 de abril de 2014 15:58 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *