Colcha de Retalhos

A colcha de retalhos é, talvez, a forma de artesanato com tecidos mais antigo que se tenha conhecimento. No século XVIII as colchas de retalhos já existiam como uma forma de aproveitamento dos tecidos, com os quais faziam mantas, colchas e cobertas. Hoje, as colchas de retalhos são uma forma de artesanato, e elas são confeccionadas mais com o objetivo decorativo, existindo várias técnicas para a construção de uma colcha de retalhos.

Construindo uma Colcha de Retalhos

Eu vejo uma colcha de retalhos como a construção de uma obra de arte, em que você pega pedacinhos de retalhos velhos e desfiados e vai remendando, compondo, tirando o melhor de cada um desses retalhos e os transformando em quadros bonitos, cheios de vida. Depois de muitos quadros, você une tudo com tiras de tecido coloridas e combinadas e no fim você tem uma peça belíssima, construída pelas suas próprias mãos.

Você vai observar que na colcha há quadros em que a mistura dos retalhos ficou alegre, outros estão tristes, outros exuberantes, outros discretos. Uma colcha de retalhos é uma construção que pode se comparar com a construção de nossa vida é feita aos poucos, retalho por retalho, alguns quadros são alegres, outros nem tanto, mas o resultado é sempre belíssimo, é sempre importante. Nos dias frios nada esquenta mais nosso corpo e nosso coração do que uma colcha de retalhos feita pelas nossas próprias mãos.

Colcha de Retalhos Coloridos

Colcha de Retalhos Coloridos

Material Necessário

As artesãs com experiência em fazer colchas de retalhos recomendam a utilização de ferramentas especiais, tais como: cortador circular de tecidos e lâminas extras, apoio para cortar, réguas próprias para colchas de retalho ou patchworks, tesouras, agulhas, linhas, entretela, bastidores, máquina de costura, ferro de passar roupa e papel gráfico.

Livro

Livro

Retalhos

Citamos todos os materiais que podem ser úteis na confecção de uma colcha e deixamos os retalhos por último porque eles são o material mais importante e também porque entendemos que eles merecem um destaque maior. Os retalhos que vão compor sua colcha podem ser os restos de tecidos de algodão guardados ao longo do tempo ou ainda podem ser comprados com o objetivo próprio de fazer uma colcha. Se você for comprar nas lojas de tecido e nas casas de artesanato você encontra tecidos de algodão com estampas coordenadas, próprias para trabalhos com retalhos.

Projeto Colcha de Retalhos

Projeto Colcha de Retalhos

Dicas Importantes

Para fazer uma colcha de retalhos vale à pena seguir algumas dicas de quem tem mais experiência, assim é importante lavar bem os tecidos antes de usar e passar a ferro. Cortar com ajuda dos cortadores circulares e das réguas especiais faz com que você tenha retalhos sempre uniformes. E para quem tem receio de errar, na internet tem várias tutorias e fotografias de modelos de colchas lindas, é só seguir os tutoriais e os modelos.

10 comentários

  1. Quero saber as medidas, para fazer essa coisa.

    • Oi Léa !
      Essa coisa se chama colcha ou manta…e a medidas, é a da sua cama ou onde queira colocar a manta.quanto a medida dos retalhos ,deve ser a do retalho que voce tem em casa que devem ser costurados um a outro para dar a medida necessária.

  2. Nao sei onde comprar retalhos, qual a media de precos do tecido? onde procurar melhores preco? quais os melhores tecidos para fazer uma colcha? EU AMO COLCHA DE RETALHOS.

    • A medida fica a critério de cada uma. Se você mora em Sampa na 25 e imediações você
      encontra muitas lojas de tecido e algumas especializadas em patch.

  3. quero saber as medidas dos qadraos e que tant de quadros paa fazer uma de casal e de solteiro

  4. gostaria de receber sempre noticias deste blogui

  5. Gostariaficarei de saber as medidas dos retalhos ,para uma colcha de casal com 220/240 Obrigada pela atensão

  6. gostei muito da qualidade dos trabalhos de vcs . Parabens

  7. BOM DIA!
    COMO FAÇO PARA COMPRA UMA COLCHA DE RETALHO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>