Artesanato com Fibra de Bananeira

A fibra de bananeira vem sendo também um material bastante utilizado no artesanato.

Para entender melhor, vamos esclarecer algumas coisas sobre as fibras.

Elas são produzidas pelas bainhas foliares que são extraídas do caule da bananeira, ou seja, o tronco. Do mesmo , é possível extrair várias fibras com características diferentes como: seda (interna), capa (externa) e renda (intermediária).

A parte interna é mais fina e são usadas para dar acabamento de pecas.

A parte externa é mais grossa, são utilizadas em trabalhos que necessitam de uma maior resistência.

A parte intermediária é ótima para ornamentar.

O fio da bananeira é produzido em duas etapas.

Primeiro ocorre o processo de desfibragem, onde são separados e removidos os resíduos. Este processo pode ser feito por mecânica, maceração e manual.

Depois deste processo ocorre o tingimento, onde são usados corantes de folhas ou sementes (como eucalipto, urucum, açafrão e casca de cebola). Para tingir com estas sementes é só colocá-las junto a água fervendo, e deixar no fogo por volta de 1 hora, retire do fogo e deixe imerso por 24 horas.

A segunda etapa é a redução ou torção da fibra em fio, etapa conhecida como fiação.

Assim o fio está pronto para ser usado no artesanato, dando forma a vários objetos.

O Brasil é considerado como o maior produtor mundial de bananas, e também o maior consumidor. Por isso, usar as fibras dessa planta é, com certeza, uma forma bem sustentável e ecologicamente correta, de transformar esse material em um produto diferente, que pode se tornar uma ótima fonte de renda.

É muito importante lembrarmos que a extração da fibra de bananeira não traz nenhum dano para a natureza. Como o seu tronco seria descartado após a colheita da fruta, o seu uso não provoca nenhum tipo de desequilíbrio no meio ambiente.

Uma bananeira só frutifica somente uma vez. Logo após a retirada do cacho de bananas, o seu tronco é arrancado, para que possa brotar novamente. E, como já foi dito, as fibras são retiradas do tronco da bananeira, que seria cortado e descartado.

Para você que gosta de artesanato e que tem habilidade com trabalhos manuais, separamos o passo a passo de um belo chapéu com fibra de bananeira. Confira abaixo:

Materiais Necessários:

  • Vidro pequeno com tampa
  • Tronco de bananeira para extrair as fibras
  • Tesoura
  • Cola quente

Passo a Passo:

Comece pelo desfibramento do tronco e separando as fibras mais nobres, que seriam aquelas mais resistentes. Em seguida, pegue essas fibras e divida em 6 guias.

Quatro dessas guias, você deve alinhar na posição vertical. E trame as outras duas na horizontal. Do sentido da direita para a esquerda, passe uma dessas fibras sobre a 1° e a 3°. E outra fibra você vai passar pela 2° e pela 4° guia.

A guia mestre, que precisa ser mais comprida que as outras, deve ser inserida nesse momento sobre a 1° e a 3° guia. Vá tramando no sentido anti-horário, passando sempre por baixo e, depois, por cima também.

Depois de terminar a 1° volta do tramado, você deve ajustar as guias, para deixar com o formato redondo, como um sol. Isso deve ser feito para que a base do chapéu fique arredondada, e não quadrada.

Use a tampa do vidro para medir o círculo que está tramando. Quando este já estiver no tamanho da tampa, é hora de transferir o trabalho, e usar o vidro como apoio para que possa simular uma cabeça. Baixe as guias e continue tecendo.

Extração da Fibra de Bananeira

Extração da Fibra de Bananeira

Depois de cobrir a tampa, apoie novamente o seu trabalho sobre a mesa, e volte a tecer a aba. Corte as guias para finalizar e, em seguida, arremate o trabalho com uma trança, que é feita com a fibra barriga. Use cola quente. Está pronto o seu chapéu de fibra de bananeira.

O artesanato com fibra de bananeira fica muito lindo e com um aspecto bem interessante. Além de ter uma boa durabilidade também. Vale a pena aprender e começar a produzir lindos trabalhos como, por exemplo, bolsas, pratos, cestos, cumbucas, cachepol, mandalas, quadros, luminárias, suplás, porta-retratos, e uma série de outros itens. É só deixar a imaginação fluir.

Você pode produzir peças para vender, para dar de presente, ou mesmo para decorar a sua casa. E o melhor é que a fibra de bananeira é um produto que você encontra facilmente, e não custa nada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Novidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *