Dicas Para Trabalhar Com Argila

A arte é uma coisa que pode fazer parte da vida de todo mundo, basta encontrar uma técnica com a qual você se dê bem e expressar os seus sentimentos em forma de peças artísticas. A argila é um material bem interessante para trabalha, mas é importante saber como manejá-la da melhor forma para obter os melhores resultados.

A argila é um tipo de barro que pode ser usado como matéria-prima para o fabrico de muitos tipos de objetos como estátuas, bandejas, vasos de flor e muitas outras peças. Encontrar essa matéria-prima é muito fácil porque ela é vendida em várias lojas de artesanato.

Dicas Para Trabalhar Com Argila

Dicas Para Trabalhar Com Argila

Basicamente existem dois tipos de argila, a branca e a marrom, a única diferença entre as duas é mesmo a cor. Fica a critério do artista escolher a argila branca ou marrom, lembrando que essa será a cor da sua peça. A argila branca além de ser usada para criar objetos também pode ser usada em tratamentos estéticos.

Confira dicas de como trabalhar com a argila, um material bem versátil que permite a você criar uma infinidade de peças incríveis.

Como Trabalhar Com Argila

Como Trabalhar Com Argila

Como Trabalhar Com Argila

Passo 1

A primeira coisa a se pensar quando se decide trabalhar com argila é ter um local para comprar a argila pura. As impurezas contidas na argila podem dificultar o seu manuseio na hora de criar e dar forma as suas peças.

Também é importante lembrar que os produtos feitos a partir dessa matéria-prima podem ficar quebradiços depois de secar. O mais indicado é comprar a sua argila num estabelecimento dedicado a esse tipo de produto. Tem pessoas que retiram a argila de rios ou de outros lugares, para que as peças fiquem boas não é interessante proceder dessa forma.

Passo 2

No momento em que for confeccionar a sua pela faça isso num espaço próprio para isso. Lembre que é bem possível que respingue nas paredes e no chão, então se você vai se preocupar com isso o lugar não é ideal. Não dará certo criar peças artesanais num espaço limitado e que não ofereça a você boas condições.

Uma forma de remediar essa situação é forrar o lugar com jornais e assim ser livre para deixar a argila respingar. Vale dizer que os resquícios de argila são difíceis de remover depois que secam.

Passo 3

Uma dica para quem deseja criar peças de argila que tenham boa qualidade e que não quebrem com facilidade é amassar bem a matéria-prima. Misture a argila com água, mas de forma que fique muito líquida, deve formar uma massa consistente.

Imagem de Amostra do You Tube

Passo 4

Para que você possa começar a modelar a peça é necessário que ela esteja num ponto maleável e firme ao mesmo tempo. Porém, a argila não pode estar rígida porque isso impede que ela seja amassada com facilidade.

Passo 5

No caso de a argila estar muito mole a dica é colocar a mesma num saco plástico junto com bolas de jornal, assim a umidade será absorvida deixando a massa mais firme. Esteja atento também para fazer a troca das bolas de jornal pelo menos duas vezes ao dia. Antes que a argila fique dure retire-a do saco.

Passo 6

A forma como você amassa a argila também faz diferença para produzir boas peças, amasse como se estivesse amassando um pão. Coloque a argila numa de suas mãos e com a outra puxe para baixo. Na sequência estique a parte que estava sendo pressionada e dobre de forma que encubra toda a massa, repita então o processo todo desde o começo.

Enquanto você faz isso com a argila será possível ouvir as massas de ar estourando. A argila perfeita para ser usada para fazer uma peça é aquela que está compacta, ou seja, que não tem nenhuma bolha de ar.

Imagem de Amostra do You Tube

Passo 7

Continue modelando a argila de acordo com o formato que você deseja e coloque a peça para secar num local bem arejado e com boa claridade.

Dicas

A argila que é realmente boa para trabalhar é aquela que não tem bolhas de ar.

Não deixe a peça secando no sol porque ele pode vir a rachar facilmente a sua peça.

As Bolhas No Caminho

Como já destacamos é muito importante que a sua argila não tenha bolhas de ar, pois elas dificultam e muito o trabalho. Como de trata de um problema tão importante decidimos dar mais algumas dicas essenciais para evitar a formação de bolhas de ar.

A argila que é bem trabalhada é compacta e sem bolhas, essas bolhas podem vir a explodir durante a queima (no caso de usar fogo) e estragar o seu trabalho. Mesmo que a argila esteja bem amassada pode ser que apareçam as terríveis bolhas durante a confecção das peças de cerâmica.

As bolhas mais superficiais são bem fáceis de perceber, pois acabam formando saliências arredondadas sob a argila. Essas bolhas se abrem com a pressão do dedo. Nesses casos faça sulcos com o esteco no buraco que foi aberto pela bolha e preencha o mesmo com barbotina e argila fazendo pressão.

As bolhas internas podem ser retiradas quando você “ocar a peça, ou seja, tirar o excesso de argila que está no interior da peça. Se for necessário acrescentar barro a sua peça a melhor forma de fazer isso é não apertar simplesmente o local desejado, pois ele pode soltar com facilidade ou ainda vir a formar novas bolhas de ar.

Para proceder de forma correta nesse tipo de situação é interessante que você abra os sulcos usando um esteco de madeira no local que deseja acrescentar alguma coisa e acrescentar também barbotina (a argila que é extremamente amolecida).

Em seguida coloque a porção de barro desejada para cima e repita todas as vezes que for necessário. Cuide também do período de secagem da peça, pois é nesse momento que ela pode vir a rachar.

Consertando Rachaduras

Para fazer o conserto de rachaduras é importante lixar a peça seca e recolher o pó que cair dela. Umedeça a região com um pincel a risque com um palito ou então com um esteco de metal duro. Coloque o pó numa vasilha e faça um tipo de pasta com alguns pingos de água, aplique com um palito sobre as rachaduras.

2 comentários

  1. Muito bom o conteúdo. Obrigada por compartilhar!

  2. CLAUDIO A. ARTMANN

    Muito interessante e esclarecedoras as informações prestadas. PARABÉNS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>