Sustentabilidade: Aprenda Reutilizar Caixas de Sapato

A sustentabilidade está cada vez mais vigente quando o assunto e trabalho. O pessoal que agora está trabalhando com as próprias mãos deve saber cada vez mais sobre a ideia de salvar o meio ambiente também usando as suas ferramentas artísticas para produzir e ganhar dinheiro. Mesmo para quem não trabalha com artesanato, a reutilização de alguns produtos como garrafas pets, latinhas de alumínio e muitos outros objetos recicláveis, é muito importante. Basta ter uma ideia na cabeça e muita vontade de mudar o mundo, a fim de salva-lo.

James Lovelock, autor do livro ” A Vingança de Gaia”, não exagerou quando disse que o planeta se voltará contra nós se continuarmos devastando o meio ambiente, seja por terra, mar ou ar. Por isso, a reutilização é a palavra chave para evitar que isso aconteça o mais rápido possível.

Sabe aquela caixa de sapato que iria parar no lixo? Use-a para criar coisas novas e que podem ser muito úteis no dia a dia. Neste artigo, você vai aprender a reutiliza-las da melhor forma possível usando apenas as poucas ferramentas que possívelmente você terá em casa.

Criando um Espaço Ecológico

Quando se tem uma caixa de sapato transformada em um gaveteiro, por exemplo, cria-se um chamado espaço ecológico. Como a ideia é de reciclar, o seu graveteiro vai estar com comum acordo com a natureza. Ainda que somente este espacinho tenha feito parte desse grande projeto de reutilização, já é um grande passo para o resgate do meio ambiente como um todo.

Reciclagem

O Nome é Desorganização

Sapatos espalhados, brinquedos pelo chão e muita roupa jogada em cima da cama: o nome disso é desorganização, ainda mais quando se tem muito movimento dentro de casa ou os famosos pimpolhos para ajudar na bagunça. Por isso, as caixas são sempre muito úteis para contribuir com a organização da caixa. Não dá para dispensar um compartimento simples desse que pode contribuir para que a sua casa não vire um pandemônio na mão das crianças e até mesmo dos adultos. Dessa forma, é mais um motivo para que você comece a usar caixas de sapatos como boas organizadoras que são! Nem sempre temos condições de comprar móveis que tenham essa utilidade.

Grandes Ideias e Pouco Trabalho

Você vai aprender que reciclar caixas de sapato não é nenhum bicho de sete cabeças. É super fácil, prático, não se gasta muito dinheiro e pode até trazer um bom lucro se você resolver vender a sua invenção. Abaixo, descubra algumas ideais que irão ser de grande ajuda para a reutilização.

Imagem de Amostra do You Tube

1. Baú de Brinquedos

As crianças são sempre uma diversão a mais em casa, pois, na maior parte do tempo, elas estão criando novas brincadeiras. É nesse momento que você pode ajudá-las a fantasiar sobre a próxima brincadeira. Usando as caixas de sapato, é possível construir um cenário bem interessante para o seu filho, sobrinho, neto, etc a brincar. Primeiro, basta ter várias caixas de sapatos de qualquer tamanho.

Depois, forre todas elas com papel branco. Em seguida, a ideia é desenhar um cenário interessante por cima do papel e a brincadeira já pode rolar solta! O mais legal de tudo é que depois que as crianças já cansaram de brincar tanto, os brinquedos poderão ser guardados dentro da própria caixa, inventando um baú próprio para isso. Não é super criativo? Ainda mais para quem é dona de casa e quer ver o seu filho sendo bastante organizadinho!

2. Gaveteiro

Mesmo com uma porção de gavetas dentro dos armários, muitas vezes as coisas ficam desorganizadas e misturadas. Por exemplo, calcinhas se misturam com blusas e pijamas com shorts e saias. Para deixar as coisas bem separadinhas, por que não usar um monte de caixas de sapatos sem tampa? Elas poem ser colocadas dentro da própria gaveta para separar roupa de dormir daquelas que você gosta de usar para sair ou até mesmo, das suas calcinhas e cuecas. Fica tudo muito bem organizado!

Ideias Criativas

3. Maleta de Trabalho

Fios elétricos fazem parte do seu dia a dia. Carregadores de celular, cabos USB e outros podem ser guardados dentro da caixa de sapato, transformando ela em uma pequena maletinha. Você ainda pode usar rolinhos de papel higiênico para dobrar os fios de forma correta. Muitas vezes quando eles são dobrados de qualquer jeito, acabam por estragar e gerar o famosos mau contato nos aparelhos em que serão conectados.

4. Guardando Fitas e Outros Materiais

Essa é para o pessoal que gosta de organizar fitas, laços, canetinhas e tudo o que você precisa usar na escola ou durante um trabalho artesanal. Usando uma caixa de sapatos mais estreita, é possível criar um organizador super interessantes. Organize as suas fitinhas de forma que elas não se misturem entre si e nem fiquem emboladas. Um trabalho feito sem bagunça é o que há !

Imagem de Amostra do You Tube

5. Porta- Joias

Pra que comprar um porta jóias tão caro nas lojas se você pode guardar as suas “bijouxs” nas caixas de sapatos. Elas podem ser ornamentadas por fora para ficarem bem bonitas iguais as da loja. Use sua criatividade para desenhar as suas formas favoritas por fora da caixa. Para criar uma divisória dentro da caixa de sapato, pegue pequenos pedaços de papelão e os cole por dentro. Porque não utilizar os rolinhos de papel higiênico aqui também? Eles são úteis para não deixar os seus cordões criarem nó.

6. Decoração

As caixas de sapatos podem ser usadas para fins meramente decorativos. Elas podem virar um plano de fundo bem bonito se forem coloridas de forma correta. Você ainda pode usar as suas habilidades de corte e costura para criar um visual bem bonito na parte externa da caixa. Você ainda pode pendurá-las na parede e criar um design único para qualquer cômodo!

7. Prateleira

Essa é a mais interessante das invenções. As caixas podem virar lindas prateleiras para você apoiar o que quiser: Um porta retrato, uma escultura, discos e até livros mais fininhos.  Vai ficar uma graça e muito mais organizado. Não esqueça de pintar ou incrementar a caixa de qualquer forma!

Um comentário

  1. amei as ideias!!!!
    são legais..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>