Como Reciclar Caixa de Sapato

Normalmente, guardamos nossos sapatos em caixas, pelo menos enquanto eles são recém comprados. Algumas pessoas, de tantos sapatos que possuem, fazem catálogos com códigos para poder identificar em qual caixa está cada par de sapatos. Há ainda quem dispense as caixas e guarde os sapatos em armários especiais para acomodar pares bem conservados de sapatos. Esse último caso é o mais comum, porque as caixas de sapatos ocupam realmente muito espaço aonde estiverem. Mesmo nas lojas, quando estão à espera de alguém que compre os sapatos, as caixas também atrapalham o fluxo de clientes e vendedores nas lojas.

Contudo, as caixas estão aí e servem para proteger ao máximo os sapatos até que eles encontrem alguém que os compre e cuide com carinho. Quando nos desfazemos das caixas já nas lojas, a reciclagem das caixas não é uma preocupação. Porém, na maioria dos casos levamos as caixas de sapatos para a casa. Confira logo abaixo uma série de sugestões para você reciclar essas caixas de sapatos, seja para o uso próprio ou seja para fazer a alegria de alguma criança que você conheça. Veja só:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SXtZWd_07yg[/youtube]

Primeira Sugestão de Reciclagem de Caixa de Sapatos:

Quando uma criança entra em férias, as mamães enlouquecem pensando em como entreter os filhos, sem simplesmente colocá-los em frente a uma televisão com entretenimento fútil. Ou mesmo quando não é período de férias e se deseja estimular a criatividade e novos olhares das crianças sobre o mundo que as cerca, saber como fazer isso pode ser uma tarefa gostosa e que ainda vai criar laços positivos entre você e essa criança.

A dica para esse caso é usar uma caixa de sapatos ou mais de uma caixa, papel para em balar sem estampa, canetas coloridas e ou recortes de revistas, tesoura sem ponta e cola branca ou fita adesiva. Embale as caixas com cuidado e faça desenhos urbanos nas caixas – como por exemplo ruas com prédios, casas, lojas e árvores. Funciona como uma cidade cenográfica para as bonecas e carrinhos fazerem turismo nesse ambiente desenhado. Vale colar nas caixas embaladas recortes de revistas com imagens urbanas para deixar ainda mais atrativo aos olhos.

Segunda Dica de Reciclagem de Caixa de Sapatos:

Outra ótima sugestão de entreter com criatividade e conteúdo útil às crianças usando caixas de sapatos é dar um futuro digno de Hollywood para as caixas. Essa dica é muito boa para quem tiver por perto crianças em fase de alfabetização, pois vai ajudar a elas saberem como se organiza uma boa história com começo, meio e fim. Sem mais segredos,  outra dica de como reciclar uma caixa de sapatos é fazer delas um mini teatro de marionetes ou fantoches de dedo!

Confira O Passo a Passo Abaixo, É Bem Simples:

• Desmonte a caixa e recorte um circulo na parte que era o fundo da caixa, esse será o grandioso palco.

• Use as abas laterais da caixa para serem as cortinas do teatro.

• Utilizando a tampa da caixa, recorte uma abertura retangular, a qual servirá como molde do palco principal.

• Recorte três semicírculos e cole os no topo do palco, para serem as dobras das cortinas.

• Depois de feita a estrutura do palco é chagado o momento de decorá-lo para receber os atores e o público dos espetáculos. Separe tintas guache ou papel para embalar as caixas.

• Pinte as cortinas de alguma cor bem chamativa e o chão do palco de marrom ou de bege. A dica é se inspirar em algum teatro para colorir e decorar o seu palco. Use tintas que não sejam tóxicas e espere secar totalmente para voltar a decorar o teatro, caso Aida queira fazer isso.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=v001uN75OrA[/youtube]

• Para facilitar a pintura do teatro, a dica é primeiro pintar as peças separadamente, para então colar ou grampear cada peça em seu devido lugar.

• A sugestão para os fundos do teatro é passar tinta da cor preta.

• E para dar mais veracidade ao palco, vale também colocar um pedaço de tecido para fazer as cortinas.

Está feito o teatro com caixa de sapatos! Os atores desse palco podem ser fantoches de dedo feitos de feltro, de crochê, E.V.A., ou qualquer outro material que você queira. As estrelas do espetáculo podem ser também bonecos desenhados em um papel e fixados em palitos de churrasco ou fantoches feitos com corpo de tecido e cabeça e bolinhas de isopor. Se inspire nas histórias infantis clássicas da literatura ou crie sua própria trama, o mais importante é deixar fluir a criatividade!

Terceira Opção de Reciclagem de Caixa de Sapatos:

As caixas de sapatos são também um ótimo porta trecos, mas se não tiverem uma boa decoração na embalagem costuma durar pouco tempo dentro de casa por não terem graça alguma. Ou seja, essa última dica é decorar as caixas de sapatos para fazer com que elas deixem a casa mais charmosa e ainda garantam um espaço dentro de casa por muito tempo para armazenar as bijuterias, o kit de crochê, tricô, ponto-cruz, as maquiagens, os lápis e canetas, os remédios ou quaisquer outras bugigangas.

Separe barbante grosso e colorido, papel de presente com estampado, cola branca, pincel e uma tesoura para esse artesanato. Passe cola por dentro da caixa e faça o forro colando o papel estampado no interior da caixa. Em seguida, passe cola por fora da caixa e embale o papel de presente nela, cuidando para não deixar rugas ou bolhas na embalagem. Passe a cola e fixe o papel aos poucos. Depois passe até a metade da altura da caixa uma pincelada por cima do papel colado e enrole o fio de barbante, formado uma espécie de faixa na base da caixa de sapatos. Cuide para deixar o fio bem justo e esticado entre cada fileira de barbante. Embale a tampa da caixa também e está feito o porta trecos de caixa de sapatos.

Posts Relacionados

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caixas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ADOREI ESTA IDEIA VOU FAZER.

    JOCIANE 7 de Março de 2014 20:50 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *