Como Fazer Horta Em Caixote

Hoje em dia os espaços das casas e apartamentos estão ficando cada vez menores, mas mesmo assim temos a necessidade de contar com áreas verdes em nossos lares. Uma forma de fazer isso é através da criação de uma horta em casa. Saiba que é possível montar uma horta interessante e variada em caixotes.

Além de ser mais prático ocupa pouco espaço o que permite a você ter os seus próprios condimentos e plantas. A seguir vamos te ensinar como fazer uma horta em caixote, saiba que é bem fácil e com um pouco de tempo e paciência você consegue.

Passo a Passo Para Fazer Horta Em Caixote

Escolhendo a Área

O local em que você vai deixar a sua horta em caixote é muito importante para garantir que as plantas possam crescer bonitas e saudáveis. O local escolhido deve ser bem iluminado, deve ter sol pelo menos pela manhã. Quando o local é muito escuro ou mal iluminado não é adequado porque as plantas não conseguem realizar a fotossíntese.

Além disso, essas plantas devem ser colocadas próximas a uma fonte de água. Cuide também para que o local seja protegido contra ventos fortes.

Os Vasos

Para que os vasos sejam adequados para a sua horta é necessário prepará-los antes.

Primeiro Passo

Para contribuir para uma boa drenagem é necessário fazer alguns furos no fundo do vaso, isso irá ajudar a escoar o excesso de água.

Segundo Passo

O fundo do vaso deverá ser coberto com uma camada de 5 cm de brita (se preferir pode ser burgau de construção).

Terceiro Passo

Em seguida coloque a terra no vaso.

Quarto Passo

Coloque então o material orgânico, ele pode ser constituído de restos de vegetais como folhas secas ou capim triturado, pode ser até mesmo restos de culturas como milho e feijão.

Quinto Passo

Faça o nivelamento da terra.

Sexto Passo

Coloque capim seco para cobrir.

Sétimo Passo

Regue diariamente para manter a umidade durante uns 15 dias.

Depois desses passos a terra estará pronta para ser semeada. Dê preferência para os vasos grandes e que tem mais profundidade (cerca de 40 cm), pois isso te permitirá plantar uma diversidade maior de culturas.

Plantio e Replantio

Alguns tipos de hortaliças são cultivadas diretamente nos canteiros, porém, outras necessitam de um plantio prévio em sementeiras, viveiros. Somente depois disso essas plantas estão prontas para ser transplantadas para o lugar definitivo. A sua horta em caixote pode servir para essa função de local para cultivo das sementes.

Produzindo Mudas Nos Caixotes

Vale ressaltar que essa horta (viveiro) pode ser feita em caixotes de madeira, copos descartáveis e até mesmo em bandejas. Lembramos que nem todas as culturas precisam fazer mudas, então antes de começar o cultivo pesquise se a sua cultura precisa. Prepare a terra retirando o capim seco e revolva a terra.

Depois disso abra linha pequenas de plantio e coloque as sementes numa profundidade de mais ou menos 3 vezes o tamanho dela. Cada um dos espaços reservados deverá contar com 2 a 3 sementes. O espaço entre uma semente e outra deve ser de mais ou menos 3 dedos entre as plantas e 4 dedos entre as linhas de plantio. Para cobrir use uma camada fina de capim seco.

Depois que as mudas contarem com 3 a 4 folhas definitivas deverão ser transplantadas para o canteiro definitivo.

Como Fazer o Transplantio

O momento certo para fazer o transplantio das mudas acontece quando elas chegam a 10 cm de altura ou mesmo apresentam 3 a 4 folhas definitivas. Comece o procedimento retirando as plantas com a ajuda de uma pá de transplante. Tome cuidado para não causar danos as raízes e assim perder a terra.

O passo seguinte é plantar a muda e ir nivelando a terra no vaso/canteiro. Preencha então os espaços que estão vazios com um pouco de terra. Faça uma pressão de leve em torno da muda para que não se formem aqueles bolsões de ar.

Depois de fazer o transplantio cubra com um pouco de terra morta (capim seco) para fazer a proteção das plantas. Isso vai preservar as plantas contra a radiação muito intensa e vai permitir que a umidade da terra seja mantida por mais tempo.

Escolhendo o Que Plantar

Um dos pontos fundamentais de fazer uma horta em casa é considerar o que iremos cultivar. É necessário levar em conta qual é a melhor época para fazer o plantio uma vez que cada uma das culturas precisa se acostumar as condições do ambiente como o calor, o frio, o tipo do solo, arenoso ou argiloso.

Dessa forma a dica é conferir quais são as condições de temperatura locais e assim fazer a escolha do que irá ser cultivado. Claro que nessa escolha também entra o quesito gosto, ou seja, que tipo de cultura você deseja na sua horta.

Manutenção Da Horta

Água

Para fazer a manutenção da horta é necessário considerar alguns pontos como manter o vaso levemente úmido, porém, sem jamais encharcar para evitar que a planta acabe com as raízes afogadas ou mesmo podres.

As regas devem ser feitas em horários diferentes do dia, prefira os horários em que o dia está mais fresco isso porque a água é menos evaporada. Além disso, evite jogar jatos de água fortes na planta ou na terra, use o dedo para regular a quantidade e a força da água. Quando o jato de água é jogado com força na terra acaba deixando-a muito dura e quando é sobre as folhas acaba machucando-as.

Adubação

A adubação também é um passo importante dos cuidados com a sua horta, vale a pena colocar alguns materiais orgânicos em torno da planta para ajudá-la a crescer.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yvHCv28Y2mE[/youtube]

Cada Planta Tem Necessidades Diferentes

Antes de investir todo o seu tempo e horta para um tipo de planta é necessário saber que esse é o tipo certo para o ambiente que você tem disponível. Saiba que toda planta tem as suas necessidades e precisa de boas condições para sobreviver. Uma planta apenas cresce e se desenvolve forte quando é bem cuidada. Com atenção e carinho é possível ter uma bela horta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caixas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *