Como Confeccionar Caixas Artesanais para Presentes

Que tal inovar um pouco e ao invés de embrulhar o presente em um papel, criar uma caixa especial para ele? É bem fácil de fazer e vai dar um charme todo especial para a embalagem que carregará o presente.

A seguir acompanhe todo o passo a passo e aprenda a confeccionar caixas artesanais que tanto servirão para presente como para guardar objetos em casa.

O material chamado chipboard que está na lista dos que serão usado para fazer uma caixa artesanal super bacana é facilmente encontrado em lojas especializadas em materiais para artesanato ou até mesmo em papelarias.

Anote os materiais para confeccionar as caixas artesanais para presentes:

Materiais Necessários Para Fazer as Caixas Artesanais

  • Papel decorado e papel liso
  • Chipboard
  • Pincel pequeno ou rolinho de pintura
  • Régua de encadernação, estilete, tesoura, régua comum
  • Cola e dobradeira

Passo a Passo Para Confeccionar Caixas Artesanais Para Presentes

1- Para fazer uma caixa artesanal bem bacana precisamos começar fazendo a parte interna dela. Vamos dar a medida da caixa que ensinaremos fazer agora, mas claro, que você poderá fazer em outras medidas, da sua preferência.

1.1 – Corte o chipboard com as seguintes medidas: base com 9,5 x 9; a lateral maior (duas delas) 9,5 x 4 ; a lateral menor (duas delas) com 8,5 x 4.

2- O segundo passo é preparar o papel para encapar a parte de dentro da sua caixa artesanal para presente.

2.1 – O papel deverá ser cortado usando a mesma medida mais 1 centímetro, que foi usada para cortar o chipboard. Cada lado deverá ser usado o mesmo padrão de um a mais, isto é, em todas as 5 partes da caixa.

3- É hora de colar o papel no chipboard e para isso é melhor que você use o pincel ou rolinho para passar a cola, que deve ser espalhada bem. Não coloque muita quantidade do produto para não criar bolinhas ou enrugar o papel. Espalhe bem.

3.1- É necessário que o chipboard fique bem fixo e para isso, use a dobradeira, fixando-a sobre o papel. Outra maneira de garantir que fique bem colado é usando um pano seco. Ele deve ser passado sobre o papel colado no chipboard para retirar o excesso de cola, se for o caso e as bolhas que se formaram.

4- Agora é hora de recortar a borda, retirando o resto que sobrou e finalmente, passar nas laterais a cola para dar o acabamento da colagem. Sempre use o rolinho ou o pincel para deixar o trabalho mais bem acabado. Faça isso nessa etapa também, depois de ter retirado as beiradas.

5- Passada na cola nas beiradas, dobre para cima o papel, comece fazendo isso pelas laterais maiores e depois vá para as menores. Virando o que sobrou da borda para a parte interna da sua caixa. Também é um momento em que a dobradeira poderá ajudá-lo a fazer essa passagem. Caso não tenha, use as pontas do dedo para empurrá-la para o canto.

Todas as partes de colagem da caixa deverão passar por esse passo, sempre colando voltadas para a parte interna.

6- O próximo passo é pegar uma lateral das maiores e aplicar cola nela. Ela deverá ser colada começando pelo lado maior na base. Vá aplicando e colando até que toda a parte principal da caixa esteja feita.

Como Fazer a Tampa da Caixa

1- O primeiro passo é criar dois quadrados com o chipboard, cada um deles deverá ter a seguinte medida: 10 x 10 centímetros e mais um único retângulo medindo 10 x 4 centímetros.

2- Agora pegue o papel e o recorte usando a seguinte medida; 27,2 x 12 mais um centímetro de sobra em cada um dos lados.

3- Com a ajuda do rolinho ou do pincel aplique a cola no chipboard. Aplique o chipboard com a cola sobre o verso do papel decorado. Lembrando que ele deverá ser colocado de forma que o um centímetro permaneça de cada lado.

4- Agora trabalhe com retângulo, passe cola e com a régua de encadernação, use para marcar o espaço certo entre cada uma das partes.

5- Com a ajuda da régua de encadernação para garantir as medidas, cole o último quadrado. É muito importante usar essa régua para garantir que as medidas fiquem corretas e sua caixa artesanal para presente não fique com defeito.

6- Terminada a colagem é hora de fazer o acabamento, eliminando os cantos e colando as sobras do papel para a parte de dentro da caixa.

7- Sempre use as pontas do dedo ou uma dobradeira para dar o acabamento quando passar a cola. É importante que não sobre papel para nenhum lado.

8- Para ter um caixa com acabamento perfeito, use a medida 12 x 9 e faça um forro com o papel liso. Aplique na parte interna. Em seguida, use cola na ponta do papel que foi usado na parte interior, para colar dos lados, o ideal é que a borda tenha um espaço de 0,5 centímetros.

Para Terminar a Caixa Artesanal Para Presente

1- Corte uma faixa do papel liso com a seguinte medida: 30 x 4,3 centímetros e passe cola nela. Escolha entre uma das laterais menores da caixa e inicie a colagem daquele lado. Sempre deixe aquele 1 centímetro antes de começar a colar, isto é, comece usar a fita de papel liso a partir do centímetro 2.

2- Vá cobrindo toda a caixa com o papel liso e usando a cola, não esqueça de tirar o excesso do produto com a dobradeira ou com um pano seco. Espere secar completamente para continuar trabalhando.

3- Depois de seca as laterais é hora de colar a parte de dentro. Passe a cola no fundo com cuidado para não sujar as laterais.

4- Agora é só colar no fundo da tampa a caixa, a parte que ficou sem o papel liso, se quiser esse tipo de acabamento.

5- Faça o acabamento colando bem as dobras e sem exagerar na cola.

Dica: Você também pode trocar o papel por tecido, vai deixar a sua caixa artesanal para presente ainda mais linda ou com esse material usá-la para guardar objetos, até mesmo transformá-la em um porta bijuterias.

Se quiser deixá-la ainda mais bonita, quando encapar a caixa com tecido, use espuma na parte superior da tampa, dando volume e mais charme para o seu trabalho artesanal.

Para algumas pessoas, a hora de presentear alguém é muito difícil. Escolher um presente que seja útil, bonito e ao mesmo tempo agrade ao presenteado por não ser tão fácil assim. Outra coisa muito importante na hora de escolher um presente, é escolher a embalagem que será usada para esse presente. Alguns presentes podem ser muito simples, e a embalagem ajudar a dar vista. Outra coisa importante é colocar o presente dentro de caixinhas, essas podem ser reutilizadas pela pessoa que ganhou, por isso vale a pena caprichar.

Confeccionar caixas para presentes pode ser muito simples, se você escolher o modelo certo. Primeiro, você deve escolher os moldes das caixas, em seguida comprar todos os materiais necessários e ficar atento ao que comprar para enfeitar a caixa. No Youtube encontramos vários vídeos que nos ajudam a ter inspiração e até mesmo a fazer essa tarefa, como o desse link:



Categoria(s) do artigo:
Caixas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *