Artesanato com Capim Dourado

Artesanato com Capim Dourado

O artesanato com capim dourado é típico da região do Japalão, em Tocantins, onde muitas famílias têm nesse tipo de artesanato sua principal fonte de renda. O capim dourado é típico nesta região e cresce apenas lá. O nome deste tipo de capim vem de sua cor dourada, que se assemelha muito ao ouro e que faz turistas e viajantes se encantarem com as peças produzidas por esse artesãos.

Cestos Feitos com Capim Dourado

Cestos Feitos com Capim Dourado

Apesar de ser a fonte de renda de diversas famílias – ou talvez por isso – o capim dourado corre risco de extinção e, por isso, só pode ser colhido de 20 de setembro a 20 de novembro, depois e antes desse período sua colheita é proibida, para que as plantas tenham tempo de se multiplicar antes de serem transformadas em belas peças de artesanato.

A princípio, o capim dourado é tratado como qualquer outro tipo de fibra vegetal que se transforma em peça de artesanato – colhido e tratado, trançado em fios mais finos ou mais grossos dependendo do tipo de arte que será feito com ele depois. O capim dourado é, então, trabalhado nas mãos de habilidosos artesãos que o transformam nas mais diversas peças.

Bolsa de Capim Dourado

Bolsa de Capim Dourado

Dependendo do tratamento dado ao capim natural, as peças de artesanato prontas podem ficar com um tom mais opaco de dourado, ou então reluzentes tal qual o metal do qual tem o nome, surpreendendo consumidores e turistas que adquirem as peças.

São feitas, hoje em dia, uma vasta gama de peças de tal capim, indo desde peças mais comuns, como tapetes para chão e pequenas cestas, passando por peças que exigem mais habilidade e cuidado, como bijuterias – brincos, pulseiras e anéis, que, além de terem seu charme por serem artesanais, também retém a cor mais viva do ouro, de maneira natural.

Brincos de Capim Dourado

Brincos de Capim Dourado

Outra forma de artesanato muito buscada feita de capim dourado são as peças de decoração para casa mais elaboradas – conforme a notoriedade do capim dourado cresceu, também o fizeram os tipos de conhecimento dos artesãos sobre a sua produção, que hoje faz elas de decoração elaboradas e belíssimos, indo desde porta retratos trançados com capim dourado até mandalas muito bem trabalhadas e de todos os tamanhos.  Há detalhes em peças maiores, como móveis e similares.

Esse tipo de artesanato se concentra na região do Japalão em Tocantins principalmente pelo fato de este tipo de capim crescer somente lá, mas espalha-se por todo o Brasil e até mesmo o exterior.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Materiais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *