Porta Lápis de Palito de Sorvete

Dá para unir o útil ao agradável quando o assunto é artesanato. Como? Fazendo peças com material que iria para o lixo. Além de ser divertido, ainda é uma forma de ajudar a preservar o meio ambiente. Pensando nisso, temos uma “receita” bem legal para fazer um porta-lápis. Como se trata de um trabalho manual bem simples, dá até mesmo para convidar a criançada e envolvê-las na atividade. Aliás, uma ótima dica para as professoras.

Vamos ensinar a fazer um porta-lápis bem legal com palitos de sorvete. Com a criançada a brincadeira começa antes, quando eles podem ficar encarregados de recolher os palitos.

Porta-lápis: Utilidade

Quando for fazer um porta-lápis de palitos de sorvete não será somente a diversão de fazer esse trabalho manual que contará, mas a utilidade também. Quem gosta de fazer pinturas, ou qualquer outra trabalho que precisa usar lápis ou canetinha, sabe que tê-los dentro da caixa atrapalha um pouco. A organização e o fato de estarem dentro de uma porta-lápis fazem a atividade ficar mais fácil, porque o material estará acessível e organizado.

Para quem não está com muita paciência de esperar encontrar todos os palitos necessários pode optar pela compra dos mesmos, disponíveis em qualquer loja que venda produtos de artesanato.

Como em cada embalagem, na maioria das vezes, a quantidade é grande, não desperdice, guarde para uma futura atividade. Tem muita coisa legal que pode ser feita com palitos de sorvete.

A atividade também pode ser concentrada na decoração dos palitos. Isso mesmo, você faz os porta-lápis e deixa que as crianças se divertam pintando ou usando materiais para fazer colagens.

Como Fazer Porta-lápis Com Palito de Sorvete

Agora você vai aprender o passo a passo para fazer um porta-lápis usando palitos de sorvete e irá ver o quanto é fácil e rápido, por isso, recomendado para crianças.

1- Comece tirando as medidas dos palitos de sorvete que você tem. Se forem todos iguais, basta medir um único. Use uma régua dessa de escola mesmo para ter o comprimento certo e anote. Vamos imaginar que o palito tenha 15 centímetros, mais ou menos o tamanho que costumam ter aqueles vendidos em lojas de produtos artesanais.

2- Você irá precisar de uma garrafa plástica pequena, pode ser de água ou até mesmo de suco ou refrigerante. Lave bem e seque bem, em seguida, com a ajuda de uma tesoura ou de um estilete, corte a aprte de cima dessa garrafa, mas atenção, antes de cortar, tire a medida. Ela deverá ficar com a mesma medida do comprimento dos seus palitos, no nosso exemplo, teria que ter, sem a parte superior, 15 centímetros.

Dicas: para não cortar errado, use uma canetinha para marcar onde deverá ser feito o corte e na hora de finalizar, corte bem em cima para sumir com o risco.

3- Agora é hora de trabalhar com os palitos, basta paciência e será bem fácil montar o porta-lápis. Você deve pegar um palito de cada vez, passar cola na parte de trás e colocar na parte externa da garrafa que foi cortada. É muito importante que os palitos fiquem bem grudadinhos um do lado do outro. Faça esse procedimento até terminar toda a volta da garrafa plástica.

Dicas: para se ter certeza de que a quantidade de palitos é necessária e que não terminará com um espaço menor do que um inteiro, antes de usar a cola, coloque um ao lado do outro em volta da garrafa para experimentar. Caso você perceba que o último não caberá no espaço inteiro, tire a medida e corte-o com a ajuda do estilete. Mas, é importante que não sobre nenhum espaço, nem entre eles e muito menos entre o último.

4- Depois de terminar a colocação dos palitos em volta de toda a garrafa plástica recortada é hora de esperar que a cola seque bem, o mínimo é de 4 horas. Antes de passar esse tempo, não faça nada com o seu porta-lápis. Deixe no cantinho e espere o tempo para não estragar o trabalho que já foi feito.

5- Quando estiver bem seco é hora de fazer a decoração nos palitos de sorvete e neste caso, você tem duas opções, escolha entre canetinha ou tinta. Pense no que vai fazer antes e se achar melhor, faça a decoração com lápis para depois passar a canetinha ou tinta. Terminada essa fase, o seu porta-lápis está pronto, só precisa secar, o ideal é esperar que se passem 6 horas.

Fazendo Porta-lápis de Palito de Sorvete: Nova Versão

Também dá para fazer porta-lápis de palito de sorvete usando outros materiais, veja como e com o que! Você vai precisar de: palitos de picolé, fita fina (cor da sua preferência), várias tintas coloridas, figuras de EVA para decoração e cola.

Como fazer:

1- Comece pintando os palitos de sorvete, caso tenha preferência, poderá comprá-las previamente coloridos. Se for pintar, lembre-se de escolher as cores que mais gosta e não esqueça de aguardar pelo menos 4 horas para poder usá-los. Tempo mínimo necessário para secagem.

2- Pegue 8 palitos e sobre uma mesa coloque na vertical um ao lado do outro. Deixe poucos centímetros na parte de cima, deles “deitados” na mesa e coloque um outro na horizontal sobre eles. Esse da parte horizontal é o que servirá para deixar unidos os demais.

Serão necessárias 5 peças como essa: 8 palitos na vertical e 1 na horizontal.

3- O terceiro passo é unir esses palitos com cola, um bem colocado com o outro e esperar pelo menos 6 horas para que eles fiquem bem fixos.

4- Para deixar o trabalho ainda mais bonito e reforçar a colagem, você poderá usar verniz no acabamento.

5- Por último é hora de usar a imaginação e decorar o porta-lápis com EVA, a fita também serve para deixá-lo ainda mais bonito. Pense bem no que quer fazer antes de iniciar a decorar. Depois é só colocar mãos à obra.

6- A montagem pode ser feita antes da decoração ou depois, escolha a opção que considerar mais fácil para você. Antes ou depois, é só colocar uma das 5 peças como suporte e as demais são as 4 laterais e pronto.

Diversos itens artesanais podem ser feitos com uma grande variedade de materiais e, diferente do que muitas pessoas acham, o artesanato não precisa ser feito para fins comerciais ou lucrativos, ele pode ser praticado como um hobby ou somente para distração.

Para quem possui filhos e deseja fazer algo artesanal em conjunto, uma opção é fazerem os porta lápis utilizando palitos de sorvete. Eles podem ser feitos em diferentes tamanhos e podem também ser decorados de diferentes formas.


Categoria(s) do artigo:
Madeira

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Amei todos os trabalhos, preciso de mais idéias para trabalhar Artes com meus alunos da terceira idade, obrigada!

    NomeJesus lustosa 28 de março de 2013 1:14 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *