Moldura de Espelho em MDF

Os espelhos podem ajudar a dar toques mais do que especiais para a decoração dos diferentes ambientes da sua casa. Para garantir que eles deixem os seus espaços ainda mais criativos a dica é encontrar uma moldura interessante para eles. As molduras de espelho em MDF são ótimas alternativas.

Além de bonitas elas são resistentes e podem conferir para o seu espelho um visual único. O mais legal é que tem uma grande variedade desse tipo de moldura a disposição então você pode encontrar uma que seja exatamente o que queria para deixar a sua casa com a decoração ideal.

Comprando Suas Molduras de Espelho em MDF

Esse tipo de moldura é bem fácil de encontrar em lojas de itens de decoração, aproveite a possibilidade de escolher desenhos e estilos especiais. Fazendo uma rápida pesquisa na internet você poderá encontrar uma moldura do jeito que desejar por um preço interessante que caiba no seu orçamento.

Como se trata de um produto encontrado em várias lojas a nossa dica é que você realize uma boa pesquisa de preços. Assim terá certeza de que não irá pagar do que o necessário. Se tiver a oportunidade de comprar numa loja física pode ser mais interessante uma vez que poderá ver de perto as peças.

Fazendo as Suas Molduras

Quem gosta de ter peças únicas em casa pode pensar em fazer as suas molduras de MDF. Já avisamos que se trata de algo trabalhoso e que exige alguma habilidade então saiba que irá precisar se esforçar caso opte por fazer as suas molduras. Para te dar uma ideia de como funciona o passo a passo selecionamos esse vídeo:

Personalização

Quem deseja personalizar a sua moldura de espelho, mas não tem habilidades para montá-la pode comprar a moldura pronta e pintá-la. As peças de MDF sem decoração têm um preço bem acessível e assim você pode comprar quantas desejar para treinar. Podemos usar várias técnicas para chegar ao resultado esperado como, por exemplo, pintura ou colagem. Uma dica para facilitar a personalização é fazer um planejamento do que irá ser feito num papel antes de aplicar no MDF.

Tutorial de Como Personalizar Moldura de Espelho com Técnica de Mosaico

Para quem gostou da ideia de personalizar a moldura de MDF para espelho pode usar as dicas abaixo de como fazer um mosaico na peça. É bem fácil e o resultado fica bem interessante então não perca mais tempo para começar a fazer os seus mosaicos.

Materiais Necessários

  • Base de MDF
  • Espelho cristal
  • Rejunte branco
  • Espátula flexível
  • Pastilha de vidro – sugestão de cores vermelho, laranja, branco, amarelo, verde claro e verde escuro
  • Alicate torquês
  • Pincel (usaremos para aplicar a cola então pode ser um pincel velho)
  • Esponja macia
  • Óculos de segurança
  • Cola branca rápida

Como Fazer

Dica – Quando for comprar a sua base em MDF já pode pedir para que cortem no formato e tamanho que deseja usar. Faça o mesmo com o espelho assim ficará bem fácil para conseguir montar de forma satisfatória.

Passo 1 – Comece lixando as bordas da base em MDF até que fiquem bem lisas. Depois de ter lixado o bastante cole o espelho no lugar dele.

Passo 2 – Crie um desenho de flores que esteja de acordo com o seu gosto num pedaço de papel vegetal. Em seguida você deverá passar o risco do desenho de flores para a base. Para fazer essa transferência use papel carbono. O desenho que foi passado para o MDF precisa ter o seu traço reforçado, para isso você pode usar o lápis.

Passo 3 – Para preencher o desenho é necessário quebrar as pastilhas com os formatos adequados para formar o mosaico. Para fazer essa quebra das pastilhas use o alicate torquês, crie os miolos. Para garantir a sua segurança é importante usar óculos de segurança enquanto corta as pastilhas.

Passo 4 – Depois dos miolos você deverá fazer então as pétalas, para deixar a sua moldura mais interessante opte por várias cores. Lembre-se que também é necessário fazer os talos e as folhas bem como as pétalas. Uma dica é não desanimar se no começo parecer um pouco difícil de acertar no formato das pastilhas a serem cortadas. Não jogue fora as pastilhas que eventualmente não derem certo, guarde-as numa garrafa pet e use no futuro em outro projeto.

Passo 5 – Nesse passe devemos colar as pastilhas na madeira, para isso passe cola nas peças que foram cortadas e comece a fazer a montagem do desenho do seu mosaico de flores. Para tornar mais eficaz a colagem é importante começar colando os miolos, em seguida as pétalas e por fim as folhas bem como os seus talos.

Passo 6 – Com as pastilhas brancas você deverá preencher os espaços que ficaram vazios entre as flores e folhas. Os vãos deverão ganhar um pouco de rejunte, observe as instruções que estão na embalagem do produto. Aplique então o rejunte sobre as pastilhas com a ajuda de uma espátula e tenha muito cuidado para não acabar riscando o espelho enquanto faz isso.

Passo 7 – Depois de alguns minutos você deve passar uma esponja molhada em cima das pastilhas para que seja possível remover o excesso de rejunte, espere que seque. Assim que a peça estiver seca você poderá usar a lixa n°80 ou 100 para remover alguma saliência que tenha ficado nas pastilhas. Finalize o acabamento limpando e aplicando cera incolor. Para lustrar use uma flanela e observe como ficará bem bonito.

Com esse passo a passo bem simples você consegue deixar a moldura em MDF dos seus espelhos muito mais bonitas e diferentes. Os materiais são fáceis de encontrar e com um pouco de prática você aprende a manejá-los. Lembramos de novo que você deve garantir a sua segurança com óculos de proteção enquanto corta as pastilhas. Seja criativo e se quiser crie outros desenhos sobre as suas molduras além de flores. Nada como contar com ideias diferentes para garantir uma decoração única e especial para o seu lar.

O MDF é um material que pode ser utilizado em uma grande variedade de trabalhos artesanais. São caixas que podem ser decoradas de diferentes formas, porta trecos e também as molduras de espelhos, entre outros tantos itens.

As molduras em MDF podem ser trabalhadas em diferentes formas, tanto para espelhos quadrados quanto redondos. Além disso, pode-se decorar essas molduras com desenhos e também com aplicações diversas.


Categoria(s) do artigo:
MDF

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *