Como Fazer Texturas em Chapas de MDF

A cada novo dia que passa, novas técnicas artesanais vem tomar conta do mundo das artes. É comum, pois grande parte da população, pelo menos brasileira, ganha a vida fazendo artesanato, seja usando os métodos que forem. Porém, uma das técnicas que vem surgindo a cada dia mais é a textura em MDF, o que não algo muito simples de se fazer. Mesmo assim, os artesãos de plantão vem adotando este tipo de arte, pois o resultado final é realmente coisa de outro mundo! Veja neste artigo como iniciar este trabalho.

O MDF

Os novatos que estão entrando agora no universo do artesanato devem ter achado estranho quando leram as siglas MDF. Estas letras significam apenas uma coisa: Chapa de fibra de densidade média, sem mais delongas. Já deu para perceber que o MDF é um material com o qual se trabalha para produtos outros produtos secundários.

As chapas de MDF possuem uma produção bem complexa: são feitas com finas fibras de madeira aglutinadas com resina sintética sob alta pressão e temperatura. O resultado dessa produção é uma chapa maciça de boa qualidade com uma superfície bem plana e lisa, onde podem ser aplicados revestimentos ou acabamentos como a pintura ou a aplicação de texturas.

Textura em MDF

Textura em MDF

O MDF tem aplicações na construção civil e pode ser usado tanto para criar pequenos objetos como para fabricar grandes móveis. Ele pode ser lixado, serrado, furado, etc.

Os Benefícios do MDF

O MDF é um material bastante aplicado hoje em dia por conter certos benefícios em sua produção e também na sua utilização como o todo. Abaixo, seguem os principais benefícios deste material e que ajudam a explicar a sua grande aplicabilidade.

  • Para o meio ambiente: As chapas de MDF são atualmente fabricadas com madeira de reflorestamento e por isso se torna uma matéria prima ecologicamente correta, sem agredir o futuro do planeta.
  • Material durável: A sua durabilidade em termos de material é algo inquestionável. O MDF é mais resistente para a umidade ou variações térmicas do que muitos outros materiais como compensados, por exemplo. O material tem proteção contra cupins e o calor excessivo.
  • Diversidade: O MDF é um ótimo material para se trabalhar  já que pode ser usado de diversas maneiras. Ele pode ser usado para personalizar ambientes com um custo mais acessível do que outros materiais.
MDF

MDF

O Fantástico Mundo das Texturas 

As texturas são a grande paixão de muitos designers, arquitetos e engenheiros civis até. Quem não gosta deste tripo de arte que envolve tanta criatividade e uma técnica nem tão simples assim? O mundo das texturas é mais amplo do que se parece e envolve uma grande quantidade de técnicas de alta qualidade. Em alguns casos, as texturas podem ser aplicadas em pequenos objetos feitos em MDF, como por exemplo baús e caixinhas. Além disso, na maioria das vezes  as mais diversas texturas são aplicadas em paredes, criando um grande efeito para o ambiente. É por isso que as industriais de tintas tem fabricado vários produtos para que as texturas sejam feitas da forma correta em qualquer material.

Aplicando Textura em MDF

Como o assunto aqui é artesanato, a boa é praticar a textura de MDF em uma caixinha pequena, para colocar jóias, material de costura e outros mantimentos. Para saber como praticar esta técnica na sua chapa de MDF, serão necessários alguns materiais listados logo abaixo:

Materiais Necessários

  • TINTA PVA
  • TEXTURA
  • PAPEL DE SCRAP
  • TESOURA
  • RÉGUA
  • PENTE DE CABELO
  • ESPÁTULA
  • ESTILETE
  • COLA BRANCA
  • FITA BANANA
  • CORDÃO ENCERADO
  • FITA DE CETIM
  • TODO E QUALQUER MATERIAL QUE VOCÊ PODE USAR PARA DECORAR AINDA MAIS A SUA CAIXINHA

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oQlc7eEbTdM[/youtube]

Passo a Passo

1. Primeiro, use a tampa da caixinha para iniciar a sua pintura. Use a tinta PVA da sua escolha e sempre pinte a tampa na posição horizontal. Lembrando que a cor para a pintura deverá ser de sua preferência  optando sempre por combinar os objetos de decoração que você irá usar posteriormente.

2. Espere a tinta PVA secar bem para começar a próxima etapa. O passo seguinte será para iniciar a texturização. Por isso, tenha em mãos o seu pincel e o seu tom de textura para passar uma camada sobre a tinta PVA já seca.

3. O próximo passo é esperar esta camada de texturização secar, mas não completamente. Quando ela estive quase seca, passe o pente sobre esta camada, a fim de criar a primeira texturização. Após fazer a texturização, a camada de tinta ficará bastante áspera e logo depois de se passar o pente, use uma espátula para dar o efeito final e abaixar as pontas que estão deixando o seu trabalho áspero.

4. Em seguida, é hora de customizar o resto da sua caixinha, forrando as laterais. Se você preferir pode texturizar a caixinha inteira, desde que não ultrapasse somente os lados. Não é aconselhável texturizar o objeto em sua base, pois na hora de guardá-lo, será uma dificuldade!

5. Recorte alguns papéis estampados para colar na lateral e sempre use uma fralda macia para ajudar a colar e não criar bolhas no papel. Use o material estampado para forrar toda a caixa onde ela não estará texturizada, principalmente na parte de baixo. Use um estilete bem afiado para recortar todo o papel, não esquecendo de medir bem as dimensões da caixa para forrá-la sem erros.

6. Agora, é só usar o restante do seu material de decoração para personalizar a caixinha. Você pode colocar as fitas de cetim na tampa para dar um ar mais legal a sua textura. Pronto, depois de deixar a sua caixinha com a sua cara, você poderá vende-la ou usar como objeto de decoração!

Vídeos

Caso você, artesão, tenha tido alguma dúvida com relação a aplicação de textura em MDF, além de existirem outras formas de faze-la, você pode esclarecer tudo através dos vídeos abaixo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pY7NoCWmB44[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Hjy181t5XBY[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oQlc7eEbTdM[/youtube]

Em todos os vídeos, é possível aprender métodos novos, usando materiais diferentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
MDF

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito proveitosas as dicas de artesanato,são lindos os trabalhos expostos aqui…Abraços

    Lourdes Bucaleto 21 de Abril de 2013 2:50 Responder
  • Amo artesanato e essas dicas apresentadas foram excelentes para mim. Parabéns às artesãs.

    Rita 24 de setembro de 2014 16:28 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *