Caixa De MDF Decoradas Com Tecidos

Sem dúvida, um dos mais populares artesanatos na internet são aquelas lindas caixas decoradas, feitas em MDF. Há inúmeras pessoas que apenas se dedicam a elas, e que sempre estão em busca de novas técnicas e formas de apresentação, tencionando sempre fazer uma peça mais linda que a outra.

Além de ser um bonito trabalho, as caixas decoradas podem ser encaradas como uma espécie de terapia, um evento relaxante e, que ao mesmo tempo, mesmo com a imaginação dos artesãos, trazendo à tona o que cada um tem de melhor. Outro fator que deve ser levado em consideração é o financeiro, pois essas caixas podem muito bem ser vendidas e fazer muita diferença no orçamento doméstico ao final do mês.

Mas, quem quiser fazer as caixas apenas por diversão e para presentear, certamente terão grande sucesso em sua trajetória, pois, quem não gostaria de ganhar uma caixa linda para guardar suas coisinhas.

Então, você que pretende aprender a fazer as Caixas em MDF Decoradas com tecido  ou não, um terreno fértil é a internet. Há vários sites que demonstram como fazer as mais diversas técnicas, e até mesmo o YouTube, que traz fantásticos vídeos. Se você for fazer uma busca, poderá observar que as técnicas usadas são bem impressionantes.

Na decoração das caixas pode-se usar papel, tecido, filtro de café, tinta, dentre outros materiais, cada um proporcionando uma aparência diferenciada à peça. Além do mais, é possível aliar uma técnica à outra e assim não terá limites na fabricação das peças.

Se você estiver pronto a aprender separamos logo abaixo algumas técnicas interessantes e, logo depois, um passo a passo completo de decoração de caixa usando tecido. Leia todo o post para obter as informações e arrasar na decoração de caixas.

Revestimentos Para Decoração em Caixa MDF

Usando o Filtro de Café

Este material é bastante simples de ser encontrado, e está presente em qualquer residência, e depois de usado não aparenta ter nenhuma utilidade. Porém, o filtro de café é amplamente usado como fonte de artesanato. Através de seu uso é possível fazer caixas bonitas revestidas, que ganham uma finalização super clássica, simulando o couro. Aqueles que olham a caixa já decorada nem pode supor que tal revestimento pode ser conseguido através do uso do filtro de café.

Decoupage Através do Guardanapo

Esta técnica é bastante clássica e também culmina em resultados perfeitos e excelentes. Pode-se conseguir usar a decoupage através de papéis próprios para tal finalidade ou apenas usando-se guardanapos decorados em conjunto com uma pouco de cola. O efeito é perfeito e a técnica é tão simples que chega a assustar. Mas, o mais legal é que há papeis e guardanapos com as mais variadas estampas e temas, um mais interessante e bonito que o outro. É um leque infinito de possibilidades e opções ao artesão.

Usando o Tecido

O tecido usado como revestimento de Caixas em MDF produz peças sofisticadas e delicadas, bastante legais para se presentear pessoas especiais ou ainda como forma de lembrancinha de festas e de casamentos. Essa forma de revestimento pede um tempo maior de trabalho, se pensarmos nas técnicas que usam a pintura, por exemplo, entretanto o resultado compensa. Para saber como executar esse tipo de revestimento, veja a dica logo abaixo:

Material Usado na Confecção da Caixa em MDF Decorada

  • 01 Caixa em MDF com medida de 15 x 15 x 7 cm
  • 01 Pequeno rolinho de espuma
  • 01 Lixa 220 própria para madeira
  • 01 Vidro de tinta acrílica nas cores marfim e rosa
  • 01 Pincel com tamanho largo
  • 01 Cola gel própria para ser usada na decoupagem
  • 01 Vidro de tinta branca PVA
  • 01 Papel ou guardanapo decorado para decoupagem
  • 50 Cm de tecido estampado
  • 01 Vidro de cola branca
  • 01 Pincel largo para passar a cola
  • 01 Pincel fino para respingar
  • Fita de cetim nº 0
  • 01 Vidro de termolina leitosa

Passo a passo:

a) A primeira coisa a se fazer é pegar a caixa e lixar toda ela, por fora e por dentro, sem a necessidade de lixar os lados. Assim que terminar de lixar, pegue um pano levemente umedecido e passe em toda ela para remover o pó que restou.

b) Com o pincel chato, passe em toda a caixa a tinta PVA branca, com exceção das laterais.

c) Espere até que esteja completamente seca e dê uma nova demão.

d)Depois de a peça estar completamente seca, lixe-a novamente. Com as mãos, tateie toda a caixa, ela deve estar lisa por completo.

e) Agora o rolinho e a tinta acrílica marfim e passe em toda a caixa. Se achar que a tinta está grossa demais, dilua em um pouco d’água e siga com o trabalho.

f) Toda a caixa deve ser pintada com o rolinho, e os cantinhos podem ser pintados com a ajuda de um pincel.

g) Espere até que seque e passe mais duas demãos de tinta, respeitando o intervalo de secagem.

h) Com bastante cuidado recorte as figuras dos guardanapos que serão usadas para decorar a tampa da caixa e a parte barrada no lado da tampa.

i) Usando novamente o pincel, pegue a cola gel e passe nas laterais da tampa para que consiga colar a barra, não economize na cola.

j) Para emendar o barrado, não se esqueça de cortar a figura diretamente na sequência, para que a emenda não apareça.

k) Deixe a tampa apoiada em uma toalha, para que não grude sobre a mesa. Após, com bastante cuidado, passe um pano limpo e seco, para que dê maior aderência do guardanapo na peça.

l) Por cima da gravura, passe o pincel ainda sujo de cola.

m) Sobre a tampa posicione as imagens, já na posição que elas deverão ser fixadas. Quando achar a posição mais adequada, passe a cola própria para decoupagem e cole a gravura.

n) Por cima passe um pano limpo para ajudar na aderência. Logo após, passe a cola em cima da imagem.

o) Com um pouco d’água dissolva a tinta rosa, de maneira que fique bastante rala

p) Respingue a tinta dentro da caixa usando o pincel redondo, e faça isso por várias vezes, deixando secar entre um procedimento e outro.

q)O mesmo deverá ser feito na parte de dentro da tampa.

r) Agora pegue o tecido e use a caixa para medir o quando irá usar dele, de maneira que tenha uma folga na parte interna. Use muita cola, a começar pelo fundo da peça.

s) Deixe o tecido posicionado e cole, fazendo um pouco de pressão.

t) Dê uma ajustada nas laterais para que fique bem colado e, por cima do tecido passe a cola.

Faça um acabamento bem cuidadoso, ele é o diferencial entre os artesãos.

u) Use um estilete para remover as sobras de tecido.

v) Nas laterais da borda da caixa cole a fita de cetim

x) Depois da cola já seca, use a termolina leitosa, passando uma bem generosa demão em toda a peça. Na tampa use apenas o verniz com brilho.

Quem nunca viu aquelas caixas lindas e bem decoradas para dar de presente para alguém? Saiba que essas caixas de MDF decoradas são bem fáceis de fazer, veja a seguir.

Material Necessário:

  • Caixas de MDF
  • Tintas acrílicas nas cores brancas e pretas
  • Tintas cintilantes Vênus e Ônix
  • Gomaflex
  • Tecidos de algodão listrados ou estampados
  • Pincéis
  • Rolo de espuma
  • Lixa
  • Tesoura

Passo a Passo De Como Fazer:

Primeiro você deve pintar as laterais da caixa e a tampa com a tinta branca.

As outras partes da caixa você deve pintar com a tinta Vênus.

Agora cole o tecido que você escolheu nas laterais da caixa e com o auxílio de um pincel, aplique Gomaflex.

Cole o tecido na tampa, de preferência um tecido diferente do que você colou nas laterais.

Faça o arremate das laterais usando a tesoura e passe mais um pouco de Gomaflex para impermeabilizar.

Finalize sombreando todos os detalhes da caixa usando a tinta preta e um pincel chanfrado.


Categoria(s) do artigo:
MDF

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *