Artesanato em MDF

Características da madeira MDF

A fibra de média densidade, mais conhecida como MDF é uma madeira formada por resíduos quebrados de madeira ou fibras de madeiras longas, muitas vezes combinada com cera e uma resina aglutinante, formando painéis através da pressão a uma alta temperatura. A MDF é mais densa do que o compensado.

É composta de fibras separadas, mas que pode ser usada como material de construção similar em sua aplicação à madeira compensada. É mais forte e muito mais densa do que uma placa de partícula normal. A produção em larga escala da MDF começou na década de 1980.

Madeira MDF

Madeira MDF

Por ser fácil de ser manuseada e cortada, a MDF é usada para fazer uma infinidade de acessórios, tanto de decoração quanto para uso, peças como: porta joias, porta chaves, ganchos para toalhas, bandejas, caixas decorativas, cavaletes para quadros, etc.

Aqui estão as principais características deste tipo de madeira:

  • É fácil de trabalhar.
  • É versátil.
  • Possui excelente ductilidade, proporcionando um corte preciso e perfeito.
  • Textura e rigidez que permitem a moldagem e perfuração.
  • A superfície a ser trabalhada é lisa e homogênea.
  • Por causa de seu nível de dureza ser médio, tem uma excelente retenção de elementos de fixação, como é o caso das dobradiças, por exemplo.
  • Ela tem uma cor clara e uniforme.
  • É o material que atinge um nível muito bom de acabamento, como o caso do verniz, por exemplo.

A Madeira MDF no Artesanato

A madeira MDF, é ideal para uso em artesanato, isso é porque ele é um material de boa resistência, sem ser demasiadamente rígida e pode ser cortada a mão ou com uma serra elétrica sem problemas. Suporta todos os tipos de tintas e tratamentos e também é muito mais barata do que outros tipos de madeira.

Como dito, a MDF suporta praticamente qualquer tipo de tinta, verniz e também adesivos. Mas você deve saber como aplicar, para não ter qualquer problema na criação de suas peças.

A MDF pode ser pintada com um pincel, rolo ou spray. Sua textura é suave e uniforme, de modo que você pode fazer qualquer tipo de pintura ou acabamento decorativo sem tratamento prévio, como lixar, por exemplo.

Para otimizar a quantidade de tinta necessária, é conveniente aplicar uma camada de primer (base) para selar os poros da madeira. Assim, a pintura vai pegar com maior facilidade e terá um melhor acabamento. Você também pode pintar com um spray de esmaltes sintéticos, ou tintas látex especiais para janelas.

Tingir toda a peça também é possível. A MDF pode ser marcada com muita facilidade e com resultados perfeitos. Uma técnica simples é limpar a madeira, especialmente se tiver sido lixada para remover a poeira solta. Utilize para este fim um pano ligeiramente úmido, sem fiapos.

Madeira MDF no Artesanato

Madeira MDF no Artesanato

Aplique um primer para selar os poros, deixe secar bem, e então usa a tinta da cor desejada, aplicando com um pincel ou rolo. Com apenas uma mão ou uma camada de tinta, a madeira já estará perfeitamente coloridas, sem problemas. Entretanto, se desejar aumentar o tom ou a intensidade de cor, basta deixar secar bem e depois passar outra mão de tinta.

Para montar as peças feitas em MDF, o melhor procedimento é cortar os pedaços bem medidos, e então lixar, se necessário. Limpe com um pano ligeiramente úmido, deixe secar e pinte a peça com uma base de acrílico ou látex. Depois de deixar secar, use uma cola de carpinteiro, que tem excelentes resultados nesta madeira. Você pode usar também parafusos para dar maior firmeza, sem perfuração. A MDF é uma madeira mais macia, e por isso pode ser parafusada manualmente.

Para pintar depois de a peça já estar montada, lembre-se de limpá-la com um pano úmido para remover resíduos de cola que possam ter ficado durante a pressão feita para unir as partes. Depois que a cola estiver seca, você pode passar verniz com água ou óleo, dependendo da tinta usada antes. Aplique com spray, pincel ou rolo, tudo o que você julgar necessário para obter um resultado impecável. Passar verniz depois da peça montada permite uma melhor aderência e evita que as partes se descolem.

Passo a Passo do Artesanato em MDF

Como foi dito anteriormente, como a madeira MDF é possível criar uma infinidade de peças decorativas. Se eu fosse citar aqui tudo o que é possível fazer com MDF ficaria horas e horas e ainda não conseguiria dizer tudo, isso porque as opções são infinitas. Basta usar sua criatividade para inovar, inventar, adaptar modelos conhecidos, etc. Acompanhe a seguir algumas receitas de peças em MDF. Você verá que não há segredos, basta trabalhar com carinho e usar as técnicas ensinadas. Confira!

Decoupage em MDF

Decoupage (da palavra francesa para o corte) é a arte de decorar objetos, como por exemplo móveis ou caixas de madeira, com fotos recortadas de papel. A técnica se originou no século 18, para simular pinturas feitas à mão, itens que estavam sendo importados a um custo elevado da Ásia.

Trabalhar com decoupage é algo bastante agradável, isso porque não é necessário ter nenhum dom artístico para pintar imagens, já que elas estarão prontas e tudo o que você terá que fazer é recortá-las e colá-las na peça desejada.

Empresas especializadas em artesanato possuem papéis impressos com imagens especificamente para uso em decoupage, mas você também pode encontrar desenhos bonitos em livros de histórias antigas, papéis de presente ou cartões. Capas de revistas também são fontes potenciais de arte, mas se o papel for fino, há um risco de que a imagem desejada se misture com a que estiver em seu verso. Isso porque o verniz pode deixar o papel que é muito fino transparente.

Se você quiser o item pintado ou acabado, com efeitos envelhecido ou envernizado, faça isso primeiro. Somente quando a peça estiver limpa e seca é que você deve começar a aplicar a arte impressa.

Decoupage MDF

Decoupage MDF

Normalmente, o objetivo é apresentar o efeito da arte primorosamente pintada à mão, então a imagem que você irá aplicar ao objeto deve ser cuidadosamente cortada. Use uma tesoura bem afiada, e vire o papel conforme for cortando, ao invés de mover sua mão, por assim você terá mais controle sobre o corte. Espaços em branco ou a cor de fundo devem ser bem cortados de modo que o objeto da imagem fique sozinho, conforme mostrado na imagem ao lado.

Quando você terminar de cortar o desenho, coloque-o sobre o objeto a ser decorado, para encontrar a posição ideal. Quando estiver satisfeito com a colocação, passe uma fina camada de cola de artesanato na parte traseira da imagem e alise-a com cuidado sobre a superfície. Pressione suavemente do centro para a borda, suavizando as rugas e bolhas de ar que podem ter ficado presas sob o papel. Agora vamos a parte seca.

Depois que a cola secar, você começa a aplicar as camadas de verniz. Você pode usar verniz de madeira nomal ou verniz específico para decoupage. Você deve permitir que a peça seque depois de passar cada camada de verniz, e construir uma série de camadas de verniz. Lixe com cuidado sobre a imagem entre as camadas. A arte em papel mais fino é preferível aqui, pois se você usar uma imagem em papel mais grosso, você terá que acumular um bom número de camadas de verniz antes de poder alcançar uma superfície lisa e brilhante, sem relevos.

A madeira MDF é muito usada para a aplicação dessa técnica de decoupage. Isso porque ela é fácil de ser trabalhada e ainda costuma ser mais barata do que outros tipos de madeira. As peças que se pode fazer unindo MDF com decoupage são inúmeras, uma das mais famosas é a caixa. Trata-se de uma peça multiuso que pode ser usada para guardar joias, brinquedos, bandeja, servir como uma lembrança de casamento e muito mais! Confira a seguir o passo a passo de algumas peças de decoupage em MDF.

Enfeites Para Natal em MDF

O Natal é uma época muito bonita em que se comemora o aniversário de Jesus. As pessoas costumam enfeitar suas casas com objetos que lembrem a data, e um dos personagens mais usados é o Papai Noel.

Usando as técnicas de decoupage em MDF você irá aprender a fazer lindas peças para deixar sua casa ainda mais enfeitada, ou ainda poderá vendê-las e ganhar um dinheiro extra para complementar a sua renda.

Enfeites de Natal em MDF

Enfeites de Natal em MDF

Veja como é possível fazer peças incríveis usando uma técnica bastante fácil. Tudo o que você terá de ter é paciência e cuidado para recortar e colar as imagens da maneira correta.

Entretanto, se deseja pintar as peças você mesmo, poderá usar os moldes que mostraremos a seguir. Tudo o que você terá de fazer é imprimi-los no tamanho desejado, riscar a madeira MDF com lápis, cortar e então pintar. As peças poderão ser usadas na confecção de diversas peças, como: porta guardanapos, enfeites para árvore de Natal, e etc. Solte a sua imaginação e decore a sua casa para comemorar essa data tão especial e importante. Confira os moldes a seguir e veja mais alguns detalhes sobre artesanato em MDF para o natal.

Porta Laços de Cabelo em MDF

Agora iremos mostrar o passo a passo para se fazer um porta laços de cabelo em MDF que servirá também como um lindo objeto decorativo para o quarto de uma menina.

Observe na imagem abaixo como a peça ficará bonita. No cabelo da boneca você poderá pendurar os elásticos de cabelo. Uma peça que é ideal para ser colocada em uma penteadeira, além de ajudar a organizar os objetos ainda serve para decorar. Vamos agora á receita.

Para fazer essa linda boneca você irá precisar de:

  • Pedaço de madeira MDF no tamanho desejado.
  • Base acrílica branca
  • Lixa número 360
  • Pincel fino
  • Pincel angular número 4 e 10
  • Pincel chato número 4 e 10
  • Pincel redondo com cerdas duras número 4 e 8
  • Tinta acrílica nas cores: branco, rosa, turquesa, amarelo, cor da pele, vários tons de marrom, lilás, preto e vermelho.
  • Verniz acetinado à base de água.

Modo de Fazer:    Depois de já ter cortado a madeira no formato desejado, dê duas demãos de base branca em toda a peça com o pincel fino, lixe-a e remova todo o pó com um pano úmido.

Lembrando que a peça já deverá estar riscada para receber as tintas nas cores correspondentes de cada local, como: olhos, boca, flores nos cabelos, etc.

Siga a lista a seguir para pintar cada parte da boneca:

  • Face: cor da pele
  • Cabelo: tons de marrom
  • Olhos: azuis
  • Boca: vermelho
  • Elásticos do cabelo: branco
  • Flores: rosa, turquesa e violeta
  • Miolo das flores: amarelo
  • Letras: rosa, turquesa e violeta

Uma vez que forem dadas pelo menos duas camadas de cor para cada área. Use diferentes tons de marrom para o cabelo, vá fazendo as linhas que formam o cabelo e representam os fios.

Aqui sugerimos os tons de marrom para os cabelos, mas nada impede que você opte por cabelos pretos, loiros ou ruivos.

Agora é a hora de começar a fazer os contornos. Molhe o pincel angular, com um guardanapo retire o excesso de água e passe a ponta na tinta cor da pele. Em seguida, faça o contorno do rosto e a sombra natural do cabelo. Observe na imagem que devem ser feitas ondulações para o cabelo parecer mais natural.

Depois do contorno é a vez dos olhos, faça as bochechas com o contorno em vermelho, use um pincel bem fino para que o resultado fique conforma o mostrado na imagem. Para os olhos você irá precisar das tintas nas cores: preto, marrom e branco. Você pode fazê-los de acordo com a imagem ao lado ou pegar outro molde.

 

A boca também é bastante fácil de ser feita. Com um pincel fino faça um risco que una as duas bochechas, e então no meio desenhe a boca, que pode ser da forma que você preferir.

Você pode também escrever algo no ombro da boneca, que poderá ser o nome da criança ou algo como: Minhas coisas.

Depois de tudo pronto e seco, passe duas demãos do verniz acetinado à base d’água em toda a peça e deixe secar. Lembre-se de esperar secar bem entre a primeira e a segunda demão.

A base poderá ter sido previamente cortada, sua medida irá depender das medidas da boneca. Lembre-se que ela deve ter uns 4 centímetros a mais do que a medida dos ombros da boneca. Fure a base no centro de modo que a boneca se encaixe. Para fixar as duas peças use cola quente ou cola específica para madeira.

Porta Brincos em MDF

Outra peça bastante interessante é o porta brincos em MDF. Assim como o porta laços de cabelo, o porta brincos é uma peça que une utilidade com a beleza.

É uma peça ideal para a grande maioria das mulheres que possui muitos brincos e não sabe como guardá-los, assim eles estarão sempre à mão e dificilmente irá perder uma peça.

Para fazer o porta brincos você irá precisar de:

  • Madeira MDF fina
  • Madeira MDF com espessura normal
  • Varinha de MDF com forma arredondada e alongada
  • Tela metálica
  • Cola sintética

Use o molde acima para cortar as madeiras em formato de coração. Ao lado do coração há os moldes da varinha e da base do porta brincos. Basta imprimir o molde no tamanho desejado. Observe na imagem abaixo a madeira cortada, são duas peças iguais. Elas são assim cortadas para serem unidas tendo no meio a tela que será onde os brincos ficarão presos.

Em seguida, corte a tela de metal, que servirá para pendurar os brincos. Corte com cerca de 1 centímetro a mais que o coração em MDF.

Esse tipo de tela é encontrado em diversas cores, mas o ideal é que seja levemente cinza ou branco para combinar com as cores com que o coração será pintado.

Cole os dois corações, mas antes coloque a tela no meio, como mostrado na figura. A base do coração deve ser feita com uma madeira de espessura de dois centímetros. Você deve então furar a base para encaixar os corações, deverá também fazer um pequeno orifício onde será encaixado o pailto cuja função será colocar anéis.  Depois disso você poderá pintar a peça nas cores que achar melhor.

Quadro Infantil Masculino em MDF

Essa peça é especial para decorar quartos de crianças. Pode ser usado na porta ou mesmo nas paredes no quarto.

Quadro Infantil Masculino em MDF

Quadro Infantil Masculino em MDF

Se preferir poderá substituir a tinta azul por rosa e fazer a peça na versão para meninas. Poderá também escrever o nome da criança na moldura. Solte a sua criatividade e crie adaptações.

Para fazer esta caixa você irá precisar de:

  • Placa em MDF medindo 15 x 15 cm, com corte no centro de 10 x 10 cm
  • Caixa em MDF medindo 10 x 10 cm
  • Um pedaço de MDF para fazer o gato
  • Pincel de cerdas grossas
  • Pincel angular
  • Pincel número 0
  • Esponja
  • Tinta látex branca para a base
  • Tintas acrílicas nas cores: marfim, laranja, azul, marrom e verde
  • Paleta para as pinturas
  • Botões e ráfia
  • Lixa

Una com cola específica para madeira a placa e a caixa em MDF. Com a esponja, salpique a tinta látex branca por toda a peça, em seguida, deixe secar, ou use um secador de cabelo para acelerar o processo de secagem. Observe nas imagens abaixo como proceder. Lembre-se também de passar a esponja no interior da caixa.

Para fazer o gato use o molde abaixo para cortar a madeira MDF. Use o mesmo processo citado nas outras peças de salvar a imagem no computador e imprimi-la no tamanho desejado, neste caso o ideal é que o coelho tenha cerca de 7 centímetros de altura.

Como você pode ver trata-se de um desenho bastante simples de ser copiado.

Lixe as bordas da peça. Não se esqueça também de repetir o processo de aplicação da tinta branca com a esponja no coelho, observe nas imagens abaixo.

Usando o mesmo processo com a esponja, aplique a tinta marfim no coelho e use a técnica de sombreamento para fazer o contorno do desenho com a tinta marrom.

Faça uma mistura de tinta acrílica azul com uma generosa porção de água. Use um pincel chato para fazer listras na moldura no quadro, e então faça listras na cor laranja entre as azuis com um pincel fino.

Com a técnica de pincel seco faça as bochechas rosadas do gato e no meio das orelhas simule os furos. Observe nas imagens abaixo a maneira correta de proceder. Depois do gato pronto, cole-o no centro do quadro, apoiando a base na parte de baixo.

Para decorar a peça use botões de madeira com ráfia e prenda no quadro conforme mostra a imagem abaixo. Use a tinta marrom para contornar as bordas da parte interna do quadro.

Depois de todos os passos citados sua peça estará pronta para decorar o quarto de um bebê e deixá-lo ainda mais bonito.

Confira abaixo as ilustrações do nosso passo a passo:

Quadro Infantil Feminino em MDF

Depois de mostrarmos como fazer um quadro para quarto de meninos, vamos ensinar agora o passo a passo de um quadro para quarto de meninas.

Trata-se de uma peça que, assim como o quadro anterior, é também bastante fácil de ser feito e poderá se usado para diversos fins.

Quadro Infantil Feminino em MDF

Quadro Infantil Feminino em MDF

Confira a seguir todos os detalhes de como fazer essa linda peça decorativa.

Você irá precisar dos seguintes materiais:

  • Pedaço de madeira MDF
  • Tinta látex branca
  • Pincel de cerdas macias
  • Papel carbono
  • Lã rosa para os cabelos
  • Tinta acrílica nas cores: preto, branco, cor da pele em dois tons, azul pastel, rosa pastel, rosa médio e rosa pálido.
  • Pincel fino
  • Cola de contato
  • Lixa fina
  • Pincéis angular e chato
  • Verniz

Modo de Fazer: Passe uma camada fina de látex branco sobre a placa de MDF e deixe secar completamente. Use o molde abaixo para riscar a madeira com o desenho do anjo.

Tome o cuidado para que o desenho na madeira fique o mais suave possível. Para que depois de toda a peça pintada os riscos não apareçam. Para isso use o papel carbono, basta colocá-lo sobre a peça com o molde por cima. Então você irá passar um lápis e o contorno ficará marcado.

Depois da peça riscada é a hora de começar a pintar. Faça a boca, os olhos, a sandália e o que mais desejar. Lembre-se que não será necessário pintar os cabelos, pois eles serão feitos com a lã. Não se esqueça dos pequenos detalhes como o vestido xadrez e as pintinhas nas asas.

Para fazer as nuvens você poderá usar uma tinta de relevo, e então elas ficarão com esse efeito especial que você poderá ver na terceira imagem mostrada abaixo.

Último Passo: Faça uma peruquinha, torcendo a lã rosa na mão várias vezes, quando terminar é só amarrar com um fio de lã no meio e usar duas fitas pequenas para amarrá-los como se fossem duas maria chiquinhas. Depois cole o cabelo na peça usando cola quente.

Observe na imagem ao lado como é o resultado final da peça já com os cabelos colados.

Artesanato em MDF Cru

Veja como é fácil trabalhar com artesanato em mdf cru e as possibilidades de fazer arte com o material

Objetos trabalhados com madeira de forma personalizada são a sensação do momento. Por muitos anos os vidros em artes decorativas reinaram nas lojas tanto artesanais como em venda industrializada, mas pouco a pouco fora perdendo espaço. Isso porque a madeira é bem mais versátil, permite o uso em diferentes formas e ainda dá para brincar com cores e a criatividade diversas criando produtos maravilhosos.

Artesanato

A madeira mais querida entre os artesãos é o tipo MDF. Muitas outras foram usadas, mas a MDF permite um lixamento melhor deixando a superfície bem lisa, o que deixa o acabamento melhor. Ela também é bem melhor para pintar, pois absorve bem a tinta tanto em formato de pincel como em spray, vendidos em armazém para pintura de madeira de todos os tipos.

A maioria dos artesãos trabalha com MDF totalmente pintada. É uma forma de fazer diversas criações usando a criatividade o gosto pessoal. Como grandes marcas de tinta para artesanato lançaram produtos exclusivos para pintar este tipo de produto, como a famosa e nacionalmente conhecida Acrilex, com linha exclusiva para este tipo de material, com paleta de cores que pode chegar a mais de 50 tonalidades, ainda podendo ser ampliada com misturas de cores.

Peças

Os objetos em MDF permitem ainda trabalhar com decoupage, que a técnica de aplicar desenhos em papel cortados de revistas e jornais ou desenhados a mão para colar junto a madeira, montando assim a decoração do produto. Cola e tinta para revestimento o resultado pode ser bem apreciado tanto para uso pessoal como para venda. É possível gastar menos de R$ 10 e fazer peças para venda com o valor de R$ 20 ou mais, vale a criatividade e o local onde será vendido.

Há pessoas ainda que trabalham com aplicações de artigos para montar a decoração, e ai vale de tudo. Tem gente que trabalha com botões coloridos, renda, fitas, colas coloridas para fazer alto relevo, entre outras formas. há ainda aplicações em tecido, que irá agir como um revestimento, uma forma de cobrir toda a caixa e a usar para presentear ou decorativa mesmo.

Uma outra forma de se trabalhar com esta madeira é fazendo a revenda do produto e criando as peças para ser trabalhadas em MDF cru. Isso porque os artesãos compram em sua maioria o produto já pronto, sendo o trabalho de pintura e arte em geral feito posteriormente em casa. Logo, é um tipo de trabalho manual bem lucrativo.

Moveis

Para fazer, basta comprar a liga de madeira grande em madeireiras. Com uma serra de mesa o artesão irá cortar os pedaços no formato que desejar e montar as peças. As mais vendidas são caixas de todos os tamanhos, porta retratos, porta joias, molduras para quadros e porta canetas.

Imagens de Artesanato em MDF

Imagens de Porta Retrato em MDF

Confira a seguir algumas ideias para fazer porta retratos em MDF:

Um comentário

  1. gostaria de saber se vcs fabricam convites de casamento em caixa mdf. Estou pesquisando os preços. Preciso de 80 convites.
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>