Como Usar Verniz Marítimo

O verniz marítimo é um produto que tem como principal característica a base do que é feito, isto é, a substância principal, o que faz toda diferença na aplicação e no resultado. O verniz marítimo tem a resina líquida como principal componente e graças a isso, o resultado, quando se aplica na madeira é de uma superfície que se destaca, de certa forma, o produto enobrece o material.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=N-ZZ6hyZqqQ[/youtube]

O verniz marítimo pode ser aplicado em vários tipos de madeira e além disso, graças a sua grande variedade de cores e também de acabamentos é possível dar o toque perfeito em vários estilos de decoração. Os acabamentos desse tipo de produto vão de fosco a brilhante, cabendo nos mais diferentes ambientes.

Outra vantagem do verniz marítimo é que ele é muito resistente à atritos e por isso, torna-se uma boa opção para madeiras da área interna e também da externa.

Além de ser um ótimo produto em relação ao resultado é bom porque é fácil de aplicar e possui secagem rápida.

O verniz marítimo se apresenta com textura de uma fina camada que vai proteger qualquer superfície de madeira e a deixando com o aspecto natural por mais tempo.

Como e Onde Usar o Verniz Marítimo

  1. A superfície pode ser de uma madeira nova e serve para caso de repintura.
  2. O produto é vendido pronto para uso, no máximo é necessário diluir um pouco com aguarrás, considere 10%.
  3. É necessário dar mais de uma demão, o ideal são três e o intervalo entre cada uma delas deve ser de 12 horas.
  4. A secagem pode levar em média, entre 4 a 6 horas, por completo somente depois de 24 horas.
  5. É um produto indicado para enobrecer e realçar os mais variados tipos de madeira.
  6. Pode ser usado na superfície de madeira da área externa ou interna, nova ou repintura.

No caso da interna, na primeira demão diluir 15% em águarras e na segunda, mais 15%.

Conheça Outros Tipos de Verniz

Já que estamos falando de verniz, vamos conhecer os outros tipos do produto que você pode encontrar e para que serve. Conhecendo todos eles, fica mais fácil saber qual é mais adequado para o tipo de trabalho que você está pensando em fazer.

1- Verniz Tingidor

Esse tipo de verniz, como o próprio nome indica serve para tingir, porém, somente nos padrões de madeira imbuia e mogno. Neste caso, ele consegue realçar os veios naturais do material, principalmente, quando se trata de madeira nova. É uma excelente opção para quem busca um produto que garanta mais durabilidade para o móvel, pelo menos, no que diz respeito ao visual. O verniz tingidor dura muito tempo e resiste até mesmo as agressões do tempo.

Uma dica: com esse tipo de verniz não se pode usar de jeito nenhum os seguintes solventes: gasolina, thinner e benzina, entre outros.

Serve para: áreas internas e externas de madeira.

O produto é vendido pronto para uso e caso necessário dilua em somente 10% de aguarrás. São necessárias três demãos com intervalo de 12 horas entre cada uma delas. Entre 4 e 6 horas está seca ao toque, mas totalmente, só depois de 24 horas.

2- Verniz Copal

Esse produto é indicado para superfícies internas, sempre de madeira, e vai realçar as características naturais do material.

Também é um verniz muito fácil de ser aplicado, além disso, tem ótima aderência, bom alastramento, dá um excelente acabamento, seca bem rapidinho e tem boa homogeneidade.

O verniz copal é muito bom para madeira da área interna e serve tanto para repintura como para o material novo. Também é vendido pronto para usar e basta diluir, caso julgue necessário, em 10% de aguarrás.

Para obter o resultado desejado, aplique três demãos com intervalo de 12 horas entre cada uma delas. Já a secagem ao toque fica pronta entre 4 e 6 horas, mas totalmente seco, só quando completar 24 horas.

3- Verniz Premium

Esse tipo de verniz após ser aplicado na madeira cria uma espécie de filme com um grande poder de penetração e graças a isso você previne que o material tenha rachaduras ou trincas. A madeira ganha um tipo de capacidade elástica, uma ótima proteção.

Além disso, é um produto que ajuda a manter bem longe o mofo da madeira, além das algas e dos fungos.

O verniz premium pode ser aplicado tanto na madeira que fica na área interna quanto na externa, pode ser nova ou se tratar de repintura. No caso da madeira da parte interna é necessário somente uma demão e o produto deve ser diluído entre 30% a 50% de aguarrás. Se preferir, faça duas demãos e dilua somente 15% de aguarrás.

No caso da madeira da área externa, para uma demão usa 50% de aguarrás para diluir e

aumentando para duas ou mais, somente 15% do produto.

A secagem é entre 3 horas, ao toque, entre cada uma das demãos, 12 horas e completa somente depois de 24 horas.

Como Usar o Verniz Marítimo

Antes de mais nada, saiba que se você encontrar verniz naval estamos falando da mesma coisa, é o outro nome dado ao verniz marítimo. Como foi dito no início do artigo é uma ótima opção para recuperar madeira ou para deixar a nova ainda mais bonita, principalmente, se for para ela ficar exposta ao tempo.

A aplicação desse tipo de verniz não deixa só a madeira bonita, mas garante a proteção do material quanto a exposição do tempo, além de afastar os possíveis fungos, que gostam de atacá-la. Serve para móveis da varanda, do jardim e uma vez aplicado é só esperar 24 horas e uma película estará protegendo a madeira do sol e da chuva.

Aplicando o verniz:

  • O primeiro passo é comprar uma lixa adequada para madeira, lixar a peça para retirar ov verniz que já existe ou a tinta. É necessária essa etapa para que o produto penetre melhor na madeira.
  • Retire o pó depois de lixar toda a madeira.
  • Dilua o verniz na proporção desejaa em aguarrás.
  • Depois é só aplicar o verniz com a ajuda de um pincel, rolo ou pistola, fica a sua escolha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Madeira

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *