Como Fazer Letras Decorativas De Madeira

Ninguém tem dúvida da importância das letras, até porque são graças a elas que formamos a palavras com as quais nos comunicamos. E daí para se tornarem uma espécie de amuleto falta pouco. É muito comum que as iniciais dos nomes sejam usadas em diversos objetos para identificar as pessoas, como num pingente de cordão ou na capa de um livro de recordações. Ainda existe um modo mais divertido de usar as letras e o melhor, fazendo artesanato, é as criando em madeira e depois formando o nome, que pode decorar o quarto das crianças ou uma festa de aniversário.

Dicas De Como Fazer Letras Para Decoração: No Quarto Infantil

Nada como passar horas, dias e até meses decorando o quarto do bebê que está para chegar.  E nesse ambiente, as letras são sempre muito bem-vindas. Você pode fazer somente a letra inicial artesanalmente, que fica muito mais bonito do que comprá-la pronta ou fazer o  nome completo. Os materiais podem ser os mais variados possível.

Veja o Material Que Será Necessário Para Fazer Letras Decorativas De Madeira Para Quarto Infantil!

  • Pistola de cola quente
  • Tinta nas cores rosa e lilás
  • Pedaços de madeira (se você não tem a ferramente justa para cortá-los, vá até um marceneiro e peça para fazer o formato das letras)
  • Pincel
  • Lixa de madeira

Veja Como Fazer, Passo-a Passo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0rVs7sAsw8U[/youtube]

  • Inicie pegando as letras de madeira já recortadas, se não tiver ainda, recorte com a ajuda de uma ferramenta apropriada. Para que elas fiquem bem cortadas, desenhe-as em um papel e depois na parte interna da sua madeira passe o desenho com lápis. Lembre-se que você também pode substituir o material, caso tenha problemas em trabalhar com a madeira, pode trocar por feltro, neste caso, não esqueça de comprar o material para encher as letrinhas.
  • Quando você já tiver todas as letras prontas, use a lixa de madeira para tirar qualquer irregularidade e para deixar a margem delas lisinhas, sem nenhum fiapo de madeira que pode acabar machucando a mão de alguém. No caso do feltro, como segunda opção, as letras devem ser feitas duplamente, porque depois você deverá costurar uma na outra e encher para deixá-las mais bonitas. 
  • Como na madeira você só vai usar um pedaço, não precisa fazer a letra em duas partes, tem que caprichar tanto na parte de dentro, quanto de fora. Para evitar que a madeira fique em contato direto com a porta ou parede que você irá colocar as letras ou o nome, você pode usar um lápis, fazer o contorno das letras sobre a parte avessa de um feltro e depois é só colocar. Assim, a parte de fora das suas letras fica com acabamento bem bonito.
  • Mas, antes de colocar o feltro ou papel colorido para fazer o acabamento, pegue as letras, uma a uma e pinte-as. Você pode simplesmente pintar de uma única cor ou pode criar desenhos sobre cada letrinha, como por exemplo, fazer que cada uma delas tenha um rosto. Mas, para que dê certo, primeiro experimente o desenho no papel.
  • Depois é só fazer o acabamento com o feltro, colocar um preguinho na letra central e pronto, escolher onde ficará o nome ou a letra de madeira decorativa.

Alternativas Para Fazer Letras Decorativas Para Porta

Você Também Pode Usar Os Seguintes Materiais Para Fazer Letras Decorativas De Madeira:

  • No lugar do MDF substitua-o por placa de MDF ou isopor.
  • Será necessário também cordão de juta, que pode ser colorido ou na tonalidade natural.
  • Fita de cetim, bem larga.
  • E mais, cola quente que pode ser trocada por adesivo de contato.

Siga As Instruções Desse Processo De Criar Letras Decorativas De Madeira Alternativo:

  • O processo segue mais ou menos aquele que foram feitas letras com o MDF. Acrescentamos algumas dicas como: você pode achar letras divertidas na web, imprimir o desenho que te interessou e passá-las para as placas de MDF ou isopor. Tem duas maneiras para fazer isso: a primeira delas, caso a letra tenha somente o formato e nenhum desenho na parte interna, recortando o papel impresso e o usando de molde para dar forma ao material. Use sempre um lápis na parte de trás para passar o desenho. O segundo caso, quando a figura tem detalhes na parte interna é usar carbono ou estêncil para transferir o detalhe para o material que estará sendo usado. 
  • Feita as letras, use o cordão de juta e a cola para colar as pontas em cada um dos lados, que servirão para pendurar o seu objeto decorativo na parede ou na porta. Se você quiser deixar ainda mais divertida as suas letrinhas juntas, use o mesmo cordão e as una com ele, sempre usando a cola.
  • A fita de cetim é para finalizar a decoração das letrinhas, escolha uma delas e use o acessório para fazer um bonito laço.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aA9-NTPK6e0[/youtube]

Dicas Para Que As Suas Letras Em Madeira Fiquem Perfeita:

Quando for trabalhar com a madeira para fazer as suas letras decorativas, observe alguns detalhes para que tudo saia perfeito. Veja e anote!

  • Você deve sempre lixar bem a madeira para não deixar nenhum imperfeição, que é normal do material, nela. Como parte desformado ou áspera.
  • Para pintar as letras de madeira em tamanho grande, prefira os pincéis que são “chato”, porque eles são mais largos e fica mais fácil de trabalhar.
  • Passe sempre duas demãos de tinta para ficar um colorido bonito.
  • Se você usar placas de MDF conseguirá recortar as letras com a ajuda de um estilete. Mas, nunca faça o corte sem ter desenhado o molde, sempre na parte que não ficará visível. O lápis sempre deixa uma marca e depois se você não usar uma tinta escura ficará aparecendo.
  • Não dispense o acabamento, ele faz toda a diferença. Use feltro, outro tecido ou até papel para cobrir a parte de trás de cada uma das letrinhas.
  • Você também pode caprichar no acabamento das suas letras, criando efeitos em relevo, usando miçangas, paetês ou qualquer outro material que dê mais personalidade e criatividade ao seu trabalho artesanal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Madeira

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Eu já revendo langerie e estou precisando de coisas novas, favor me enviar novidades.
    Desde já agradeço.

    sonia 20 de Abril de 2015 19:13 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *