Como Fazer Caixas Decoradas Para Bebê

Você pode usar o máximo da sua criatividade inventando pequenos objetos para decorar o quarto do bebê, do seu filho ou até mesmo para presentear as amigas. Nessa fase, as mães precisam de espaços para pequenas coisas e se for um para cada uma delas é melhor. Fralda, algodão, meias, enfeites de cabelo, enfim, pequenos objetos que devem ser guardados. E uma boa maneira de guardar os objetos do bebê é colocando-os em caixas, que podem ser de várias formas e tamanhos. Porém, se eles forem decoradas, melhor ainda, porque poderão fazer parte da decoração.

Veja Algumas Ideias de como Fazer Caixas Decoradas para Bebê

1- Fazendo uma Caixa Decorada em MDF

Anote os Materiais que serão Necessários

  • Uma caixa em madeira MDF do tamanho e forma que você preferir.
  • Papéis para Scrapbooking que podem ser substituídos por papel de presente de boa qualidade.
  • Tinta branca de PVA, vamos usar para fazer essa caixa as cores: verde musgo, branca, roxa, lilás e verde claro. Você pode comprar as que mais gosta.
  • Verniz na versão spray
  • Régua e tesoura
  • Pincel e lixa de madeira número 220
Caixa em MDF

Caixa em MDF

Passo a Passo

1- Comece com a tinta de PVA branca: você deverá pintar toda a caixa. Faça esse processo com muita atenção, pintando cada cantinho e cuidado para não borrar de um lado já pronto. Se você tiver dificuldade de fazer toda a pintura de uma única vez, pinte um lado, espere secar e depois pinte o outro. Vai levar mais tempo, mas pelo menos você terá a caixa sem nenhum defeito de pintura.

2- Depois que a tinta secar: depois de pintado e que passou um tempo e você tem certeza que a tinta secou completamente (consulte a embalagem do produto para saber quanto tempo será necessário esperar secar). Pegue a lixa de madeira 220 e lixe toda a caixa que foi pintada.

3- Uma vez que foi lixada a caixa é hora de pintá-la novamente, o processo de pintura nesta etapa deverá ser feito com a sua cor preferida.

Dicas: você pode passar uma demão com uma cor e depois de seca, passar uma segunda com outra cor para dar uma tonalidade diferente ou repetir a mesma cor.

Se você quiser fazer um efeito chapiscado, use uma escova velha de dente umedecida em uma tinta diluída (não muito diluída). Feito isso, espere que a caixa fique completamente seca. É melhor que ela seque em um lugar arejado, mas longe do sol e que não tenha muito vento.

4- Chegou a parte final, trabalhando com os papéis: tire as medidas da tampa, faça um molde e em seguida corte os papéis do mesmo tamanho. Se você sente que não tem como errar, faça as marcas de corte diretamente no papel, a ideia do molde é para evitar o erro e desperdício de material.

Depois com a ajuda da cola, cole o papel na tampa da sua caixa de MDF. Uma vez que estiver seco passe para última etapa.

5- A última etapa, o acabamento, é aplicar uma camada bem fina de verniz em spray sobre a caixa. Dica: prefira o spray de verniz com semibrilho ou fosco, eles é que impermeabilizam a caixa, enquanto aquele com brilho não produz esse efeito.

Outras Ideias

Você pode fazer caixas decoradas para bebê usando os mais diversos materiais e também várias técnicas artesanais, como por exemplo, usando fitas ou crochê.

Você não precisa necessariamente fazer uma caixa decorada usando madeira, ela também poderá ser feita de papel, com tanto que seja forte, tudo dependerá de que coisas serão guardadas dentro, e até mesmo usando uma caixa de plástico. Essa última, porém, será melhor do que encapá-la usar tinta própria e decorar com desenhos.

Imagem de Amostra do You Tube

Sobre Materiais para Fazer Caixas Decoradas para Bebê

Você já sabe que poderá usar vários materiais para fazer as caixas decoradas para bebê, mas é preciso observar alguns detalhes para que o seu trabalho artesanal fique bem feito. Veja algumas dicas!

  • Escolha sempre um material de boa qualidade e de preferência resistente para que não se danifique muito rápido. Essa escolha pode ser feita em base ao que será guardado dentro. Se você quer, por exemplo, criar pequenas caixas decoradas para guardar algodão, cotonete, entre outras coisas pequenas, poderá usar papel ou papelão, não necessariamente deverá ser de madeira.
  • É muito comum que as pessoas escolham muito bem o tipo de caixa e depois não usem a cola adequada, o verniz adequado, é imprescindível pensar nesses detalhes, porque são eles que fazem a diferença. A cola deve ser sempre aquela adequada a aquele tipo de material. O verniz deve ter mais do que a função de brilho, a de impermeabilizar e a tinta, deve ser para o material que você está usando, seja ele plástico, madeira ou papel.
  • Faça acabamentos, eles concedem as caixas decoradas para bebê mais personalidade, além de ficar muito mais bonito. Use, por exemplo, espuma na tampa na parte externa, para deixar mais fofinha a caixa. Crie tampas com bordado, melhor ainda, borde o nome do bebê. No caso das fitas, elas ficam perfeitas para fazer acabamentos nas laterais, assim como barrinhas de crochê que podem ser aplicadas com cola, uma vez que elas estiverem prontas.
  • Você também pode usar material reciclável para criar a caixa decorada para bebê, como botões velho, tecido, etc, para montar uma boneca na tampa ou carrinho, o desenho que desejar. Primeiro faça o molde do desenho, use o material reciclável para montá-lo e por último, usando a cola adequado, coloque o acabamento na tampa da caixa ou em uma das laterais. Neste caso, é necessário ter atenção na hora de manusear a caixa para não danificar a decoração, mas vale a pena porque fica super bonitinha.
  • Uma outra ideia para decorar caixa de bebê é usar no lugar do papel comum de decoração ou papel de presente, fotos do bebê. As fotos podem ser coladas em toda a caixa de forma irregular ou elas também podem ser colocadas somente sobre a tampa da caixa. Faça sempre o acabamento com o verniz em spray sem brilho para proteger as figuras da umidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>