As Principais Ferramentas Para o Artesanato em Madeira

O artesanato é uma forma de prolongar a cultura e o aprendizado dos povos e civilizações através das gerações; geralmente os ensinamentos são passados de pai para filho.

Cada época teve o auge de alguma manifestação artesanal, porém, há aquelas que se perpetuaram e continuam com grande importância até os dias de hoje. É o caso da arte em esculpir a madeira, que existe desde os tempos de Cristo, inclusive o pai Dele, José, era carpinteiro.

Os métodos de escultura em madeira tiveram uma enorme evolução através dos tempos, por causa de um conjunto de técnicas e ferramentas de muita qualidade, mais modernas, que vêm sendo implantadas. Mesmo as pessoas que têm a prática como hobby ou paixão, podem fazer uso das ferramentas sem enfrentar nenhuma dificuldade, e caso surjam, há publicações em revistas que explicam como utilizá-las.

Goivas

A quem está começando é necessário que se tenha o mínimo de noção para poder aproveitar as ferramentas da maneira correta, saber para que e quando são usadas e seu modo de utilização, a fim de não diminuir seu potencial e nem correr sérios riscos. Geralmente, a nomenclatura usada já dá uma ideia da função do objeto.

Há as ferramentas mais diferentes, porém, as mais comuns e consequentemente mais utilizadas nas oficinas para a escultura em madeira são as goivas, parecidas com os formões, mas possuem sua lâmina com curvatura; os famosos formões, aquelas ferramentas que são usadas para o corte da madeira, na produção do entalhe, e tem diversos tipos como o reto, que causa sulcos, o liso e o chanfrado, que serve para se fazer os cantos da escultura. Ainda temos o torno, que é usado para segurar a madeira que está sendo trabalhada e mais as limas e grosas, que têm a função de retirar o excesso de madeira, aquele que interfere na beleza e no formato da peça.

Lixa

Mas não para por aí, um artesão da madeira se vale também das folhas de lixas, que possuem diversas gramaturas que vão da grossa à fina, dependendo do acabamento das esculturas e são utilizadas no final, para retirar todas as imperfeições e farpas que possam se soltar.

Além desses materiais já citados, há muitos outros, mas requererem um aperfeiçoamento maior para quem vai fazer uso deles.

O ideal é que todas as ferramentas a serem usadas nas peças sejam de primeira qualidade, para que o trabalho também saia bom, além de mantê-las sempre limpas e devidamente afiadas, para que se retire delas o máximo de potencial e assim se ganhe um tempo maior em cada escultura.

Torno

Se não estiver encontrando as ferramentas citadas, procure em lojas especializadas ou em sites na internet, para que seu ofício ou passatempo não seja comprometido pela falta desses materiais.

3 comentários

  1. boa noite gostaria de saber o valor dos torno p artesanato e se vc tem torno usado pvende pode ser mais simples vc pode passa ovalo obrigado; de qual cidade vc e tchal

  2. Gostaria de saber o valor do torno, é possível?

  3. Luiz Augusto de Souza

    Solicito informar qual o preço desse torno para usinagem de madeira.

    Saudações,

    Luiz Augusto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>