Artesanato em Madeira

O artesanato em madeira são peças de madeiras que podem ser pintadas e decoradas dando um charme nos objetos. Muitas pessoas possuem em suas casas , algum tipo de material de madeira, moveis velhos que não são utilizados e na maioria das vezes são jogados fora, sendo que estes poderiam ser reutilizados  se transformando em um belo objeto decorativo.

Artesanato em Madeira

Artesanato em Madeira

Um exemplo disso são os móveis velhos como criados mudos que estão ultrapassados, caixas, mesas, tudo isso pode servir para virar uma peça de artesanato.

Existem também pequenas peças que são feitas por artesãos,  que são por exemplo objetos para decorar cozinhas como um porta chaves, galinhas em mdf feita para guardas ovos, fruteiras, e até mesmo bandejas decoradas que alem de ser um charme servem para servir alguém especial no café da manhã. Alem destas opções temos os porta-jóias, porta-treco, caixinhas decoradas para guardar alguns pertences, entre outros.

O artesanato em madeiras é uma das práticas artesanais mais antigas que se tem conhecimento, juntamente com o artesanato em cerâmica, pois a madeira e o barro foram as primeiras matérias-primas utilizadas pelo homem para fazer utensílios para o seu uso.

Com esses dois materiais o homem fez utensílios como pratos, tigelas, talheres, jarros e outros objetos decorativos. Até hoje a madeira é muito utilizada no artesanato, em esculturas e em pequenos objetos decorativos, nesse artigo nós vamos saber um pouco mais sobre as formas de artesanato em madeira.

Esculturas em Madeira

A escultura em madeira é uma forma de artesanato que já consagrou muitos artistas no Brasil e também no exterior. O Brasil, com a sua grande oferta de madeira, matéria prima principal desse tipo de trabalho, tem se destacado nessa arte.

A escultura na madeira não exige do artesão materiais especiais ou maquinário, apenas a madeira e formões e talhadeiras de diferentes espessuras.

Técnicas de Escultura

Existem diferentes formas de esculturas em madeira, aquelas em que a peça é toda esculpida, formando figuras humanas ou não, a exemplo das figuras de muitos santos de madeira encontradas nas igrejas, ou outras em que as figuras são entalhadas em bases de madeira, formando quadros.

Escultura de Madeira

As técnicas a serem utilizadas são muitas, depende da experiência, da habilidade e da sensibilidade do artesão, assim como também existem madeiras mais apropriadas para cada uma das espécies de técnicas a serem empregadas.

O arte de esculpir em madeira é relativamente simples, exige, contudo experiência para adquirir o perfil do artista.

Artesanato com MDF

MDF é um tipo de madeira compensada, ou seja, os resíduos de madeira são compilados em uma chapa de madeira, que recebe o nome de MDF. As chapas de MDF são muito populares atualmente e as grandes maiorias dos móveis são feitos ou recebem cobertura de MDF.

As chapas de MDF também são largamente utilizadas na produção de peças para artesanato, são caixas dos mais diversos tamanhos, baús, porta trecos, bandejas, porta retratos, e inúmeras peças com fins variados.

Tipo de Madeira

Essas peças de madeira são produzidas em grande escala e depois vendidas para que os artesãos possam recriar as peças através de técnicas como a decoupage.

Decoupage em Madeira

Na decoupage as peças devem ser primeiramente bem limpas e levemente lixadas para aparar qualquer imperfeição. Depois, para a técnica mais tradicional, a peça deve receber duas demãos de tinta branca e uma terceira de tinta bege.

Então, escolhidas as figuras e gravuras desejadas deve ser feita a colagem das figuras em toda a peça. Depois com um pincel fino e uma tinta contrastante deve-se fazer o arremate das figuras como se estas também fossem pintadas, fazendo pespontos na volta das figuras ou outro arremate.

Pintura

Também pode ser feito pequenos desenhos, ai o que vale é a criatividade, o objetivo é que a colagem e a pintura se integrem na peça. Então depois de seco arremata o trabalho com uma camada de verniz.

Um comentário

  1. Laurentino Meira Bomfim

    Solicito informar fornecedores de matérias primas mdf para fabricação de cachinhas e, outras lembranças utilizadas em casamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>