Pintura Grafiato

Pensando em como renovar a decoração de sua casa? Uma das principais tendências na decoração é o uso de pinturas texturizadas nas paredes, que dão um toque alegre e original às paredes tanto internas como externas das residências.

Dentre as pinturas texturizadas mais apreciadas por arquitetos e decoradores, está a pintura grafiato, que dá um toque rústico e ao mesmo tempo contemporâneo às paredes. Também costuma ser uma boa forma de disfarçar paredes com imperfeições.

Pintura Grafiato

Pintura Grafiato

Além disso, a pintura grafiato é uma solução para sair do óbvio sem estourar o orçamento, pois ela pode ser feita por você mesmo, basta seguir os passos corretamente e contar com os materiais adequados, como desempenadeira de plástico, espátula e massa corrida.

Vale lembrar que a pintura grafiato só deve ser realizada em paredes que já tenham pelo menos uma camada simples de pintura. Prepare a área a ser pintada da mesma forma como faria uma pintura normal, verificando se a parede possui infiltrações, rachaduras e mofo, e procurando fazer os reparos necessários antes de aplicar a textura.

No site de vídeos Youtube, foi postado um vídeo que mostra o passo a passo para fazer uma pintura em grafiato: http://www.youtube.com/watch?v=zoWQ07TdfHw

Cansado da mesmice das paredes de sua casa? Uma boa opção para deixar o seu lar mais moderno e bonito é investir nas pinturas texturizadas. Muitas vezes, com a aplicação desse tipo de pintura em apenas uma das paredes do ambiente, já é possível deixá-lo de cara nova.

Dentre as técnicas de pintura mais utilizadas por arquitetos e decoradores, destaca-se o grafiato. Trata-se de um estilo de pintura texturizada, que proporciona um aspecto rústico e sofisticado ao ambiente, sendo a técnica ideal para aquelas paredes muito irregulares, pois as deixa com aspecto de relevo e disfarça imperfeições. O grafiato caracteriza-se por ser disposto na forma de riscos que se aprofundam levemente na pintura.

Pintura-Grafiato

Pintura-Grafiato

É possível aplicar a pintura grafiato em todos os tipos de parede, desde aquelas lisas (cruas), que nunca receberam nenhuma pintura, como também as que já foram pintadas diversas vezes. O importante é que o local onde se pretende aplicar o grafiato esteja limpo e livre de irregularidades, como ondulações, rachaduras, trincas, mofos, entre outras. Nesse caso, o melhor é providenciar os reparos necessários antes de aplicar a pintura grafiato.

O material básico que você deve ter para fazer a pintura é uma desempenadeira de aço (essencial para fazer os leves riscos na pintura), massa para grafiato e uma espátula. Esses materiais podem ser encontrados facilmente em lojas de materiais para construção e de bricolagem.

Pintura-Grafiato

Pintura-Grafiato

Assim que pronta a parede, você pode preparar a massa a ser utilizada, feita a partir de uma mistura da massa para grafiato com água. É importante misturá-la bem com a água para obter uma consistência homogênea. Vale lembrar também que é fundamental escolher marcas de boa qualidade, para evitar desperdício de material e ter uma durabilidade maior da pintura.

Preparada a massa, chega o momento de aplicá-la na parede. Parta por etapas, sempre de cima para baixo e de maneira vertical, até terminar tudo em um mesmo local, já que se a massa secar não será mais possível riscá-la. Importante lembrar que se deve aplicar a massa de maneira que fique sobrando um pouco de material, de forma semelhante a uma crosta, mas sem exageros, pois ela deve ficar com uma consistência ideal para ser riscada.

Pintura-Grafiato

Pintura-Grafiato

Assim que a parede estiver totalmente com a massa para grafiato, é o momento de começar a fazer os riscos. Utilize a desempenadeira, fazendo movimentos repetidos para deixar os riscos mais uniformes. Caso deseje uma textura que tenha os riscos somente na direção horizontal, você deve passar a desempenadeira apenas neste sentido. Porém, é possível elaborar os riscos na direção que desejar, optando pelos estilos que mais combinarem com a decoração de sua residência.

A parede estará pronta assim que ela estiver completamente riscada. Vale lembrar que para que os riscos fiquem perfeitos, deve sempre sobrar resíduos de massa de grafiato na desempenadeira.

No que se refere à cor desejada para o grafiato, existem duas maneiras de obter a pintura texturizada na tonalidade que combine com seu ambiente: ou você já compra a massa para grafiato na cor pretendida, ou então, assim que secar completamente, aplica uma tinta convencional por cima.

Um comentário

  1. Oi estou querendo fazer uma parede da sala, mas ainda tenho algumas duvidas, se eu comprar a massa bca faço o desenho que quero e depois posso passar esse gel (nao sei o nome)para pintar como funciona isso, e depois precisa fazer mais alguma coisa, ou é só esperar secar e esta pronto.
    Obrigada pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>