Como Decorar um Banco com Retalhos

O Sucesso do Banquinho Velho

Sabe aquele banquinho velho, jogado la no canto, com uma pintura toda desgastado, sem utilidade alguma devido ao seu estado de conservação? Então, temos uma ótima solução para este seu banquinho velho sem utilidade alguma.

Retalhos de tecidos nos bancos são uma ótima maneira de decorar os bancos “velhos”, ou seja, um ótimo jeito de recupera-los, deixando-os novinhos, bonitos e em ótimo estado de uso, e muitas vezes até luxuosos. Os bancos decorados com retalhos de tecidos, não são feitos assim, apenas para deixar um banco belho com cara de novo, mas também para fazer parte da decoração, seja onde ele for colocado, na sala, na cozinha, na varanda, até mesmo nos quartos. Pois ficam tão lindos, que ninguém acaba resistindo e amando-os!

Banco Decorado

Banco Decorado

Para saber como deixar os bancos de sua casa assim, siga alguns passo a passo à seguir, de como fazer um banco de retalhos.

Material Necessário para Decorar o Banco com Retalhos de Tecido

  • Retalhos de tecidos (seja liso, com estampa, florido, com tecido, quanto mais retalho, melhor);
  • Tesoura de picotar;
  • Cola Branca;
  • Pincel;
  • Lixa ou espátula (caso o estado do seu banco não esteja muito bom)

Passo a Passo do Banco com Retalhos de Tecido

Como dito, caso o estado de “conservação” do seu banco, não estiver bom, lixe-o para que ele fique com a superfície mais plana, lisa, para que assim fique mais fácil para realizar o trabalho da colagem de tecido. Ou você também pode utilizar uma espátula para tirar apenas as possíveis tintas que pode vir a sair com a calagem. Comece a cortar os retalhos de tecido, seja qual for ele.

Imagem de Amostra do You Tube

Corte com uma tesoura de picotar, e corte os retalhos de tecido em formato de triângulos irregulares e em quadrados. Após “picotar” todos os tecidos necessários, bastante que por sinal, a não ser que o seu banco não seja grande. Agora, comece passando a cola com o auxilio do pincel, em uma pequena área do banco e em seguida vá colando o retalho do tecido. Uma dica é que você passe cola em um pedaço pequeno, para que ao ir colando os retalhos do tecido, a cola não vá secando.

Repita este procedimento várias vezes, até que você consiga cobrir toda a área desejada com os retalhos de tecido. Lembrando de cobrir os pés do banco, até a parte de baixo dos pés, a parte de baixo do assento, tudo mesmo, para assim ficar bem bonito.  Faça o procedimento de colar os retalhos de tecidos várias vezes, uma camada por cima da outra até você achar que está bom. A cada camada, espere alguns minutos para que seque. O ideal é repetir este procedimento umas 3 vezes no mínimo.

Atenção! O banco demora 1 dia para secar totalmente, então só deve ser usado no segundo dia após a colagem.

Dicas ao Decorar o seu Banco com Retalhos de Tecidos

Caso o seu banco for de cor escura, antes de fazer o procedimento da colagem dos retalhos dos tecidos, passe uma mão de tinta branca, pois ao passar a cola nos tecidos, eles ficarão transparentes, dependendo do modelo do tecido.

Se desejar, você pode passar uma camada de verniz no banco, depois de fazer o procedimento da colagem e claro de secar. Isso deve ser feito, quando o banco irá ficar exposto na rua, ou seja, pegando chuva e pegando sol! Caso contrário não é necessário, ai vai do seu desejo.

Você pode usar um único tecido, ou como dito, vários tecidos, o legal é fazer com retalhos, ou seja, pedaços cortados do tecido, e não com ele inteiro em cada parte. Do modo em que esta ensinando ali em cima, a colagem vai ficar plana, porém você pode fazer também, pelo menos na parte de sentar, tipo aqueles tapetes com retalhos de tecido, onde você cola uma ponta e a outra fica solta.

Criatividade e Beleza

Criatividade e Beleza

Quem sabe assim, além do seu banquinho velho ficar lindo e luxuoso, ele fique também um banco bastante confortável, não é?! O banquinho pode ser aquele velhinho pequeno, ou até mesmo aqueles maiores, até mesmo como aqueles que possuem assento para dois lugares. Esses tipos de banco, os maiores, ficam até mais charmosos!

Veja só a imagem de um banquinho velho, com a decoração de retalhos de tecidos, no site do seguinte link, http://www.criarcomtecidos.com.br/2009/05/banco-forrado-em-tecido.html 

Imagens de Bancos de Retalhos de Tecido

Imagem de Amostra do You Tube

Confira algumas imagens de bancos decorados com retalhos de tecidos, em alguns links de sites de artesanatos.

http://nini.fotosblogue.com/23388/Banco-Retalhos/

http://3.bp.blogspot.com/-vQovYzoTLMk/TiYggZopnMI/AAAAAAAABg0/27HuEYu73w4/s1600/IMG_4629+-+C%25C3%25B3pia.JPG

http://www.google.com.br/search?q=bancos+de+retalhos&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=DuyNUJr7DIOY8gTfk4H4BQ&ved=0CCQQsAQ&biw=1111&bih=691

 Gostou? Lindo, charmoso, fofo, tudo de bom, não é? Um mais lindo que o outro! Então mãos a obras, e bora deixar o seu banquinho velho, que ninguém liga, um banco lindo, o qual será disputado pra ser sentado.

 Outros Modelos de Bancos Decorados com Tecidos

São os banquinhos decorados com feltro. O feltro deixa os banquinhos com um toque de aconchegante e macio! Pois o assento é revestido de bolinhas de feltro, cheias de algodão, costuradas umas as outras, o que deixa o assento bastante confortável. Veja uma modelo de banquinho feito com feltro, e também outras coisas lindas que pode ser feita com o feltro para a decoração de sua sala, varanda e ate mesmo de seu quarto.

http://home-boxer.blogspot.com.br/search/label/banco

 Gostou de todas as dicas, imagens e o passo a passo? Tanto das dicas de bancos decorados com retalhos de tecidos, quanto os outros? Aproveite cada dia, cada passo a passo, e bora mudar um pouco a decoração de sua casa, com uma maneira muito simples, barata, e luxuosa. Mãos a obra e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>