Feira de Arte e Artesanato

Numa feira de arte e artesanato os visitantes de uma determinada cidade tem a oportunidade de conhecer mais profundamente a cultura local. Independente do cenário ser praia, centro urbano ou montanha há que se reconhecer que nessas feiras os participantes oferecem mais do que produtos artesanais, peças como roupas, utensílios ou objetos decorativos ganham novos significados por meio de cores e traços característicos de um povo.

A seguir vamos apresentar algumas das principais e mais famosas feiras de arte e artesanato do Brasil. Assim você poderá saber quais são as diferenças entre elas e planejar uma visitinha para algumas. Quem é artesão devia tirar um tempo para passear por uma feira dessas.

Feiras de Arte e Artesanato

Feiras de Arte e Artesanato

Conheça as Feiras de Arte e Artesanato mais Famosas do Brasil

Feira de Arte e Artesanato: Feira da Praça Benedito Calixto

Local: São Paulo, SP

Uma das feiras mais famosas da cidade de São Paulo é realizada desde o ano de 1987. Trata-se de uma excelente alternativa de passeio para ter um sábado agradável. A feira se tornou frequentada por artistas em geral tendo em torno de 320 expositores. Dentre os itens que são comercializados na praça estão bijuterias, roupas, antiguidades e artesanato com uma identidade múltipla como a cultura da metrópole.

Quem chegar a feira entre às 14h30 e 18h30 poderá curtir o show de chorinho enquanto prova petiscos e doces especialmente acompanhados de uma cerveja gelada. Em duas edições mensais da feira são realizados lançamentos de livros pelos próprios autores. A feira acontece aos sábados das 9h às 19h na Praça Benedito Calixto, e Pinheiros.

Feira de Arte e Artesanato: Feira Hippie

Local: Belo Horizonte, Minas Gerais

As horas iniciais de domingo marcam a montagem das barracas da Feira Hippie de Belo Horizonte que tem uma história bastante interessante. Sua origem remonta ao ano de 1969 quando era realizada na Praça da Liberdade. No ano de 1991 foi transferida para a Avenida Afonso Pena onde permanece até os dias atuais. Nos dias de realização essa feira recebe a visita de mais de 80 mil pessoas.

A grandiosa feira conta com mais de duas mil lojinhas que se ocupam da venda de calçados, roupas, acessórios, produtos artesanais, comidas e bebidas. Essa feira é uma atração turística da capital mineira. É realizada na Avenida Afonso Pena aos domingos de madrugada até às 14h.

Feira Hippie

Feira Hippie

Feira de Arte e Artesanato: Feira do Largo da Ordem

Local: Curitiba, Paraná

Uma feira com mais de 1.500 barracas realizada no centro histórico de Curitiba e que oferece uma grande diversidade de itens artesanais. Todos os domingos das barracas dominam o Largo da Ordem das 9h às 14h oferecendo grande variedade de roupas, artigos de decoração, livros entre outros. Tem barraquinhas de comidas e bebidas também.

Feira de Arte e Artesanato: Feira do Embu

Local: Embu das Artes, São Paulo

Uma feira cheia de história, pois foi criada no ano de 1969, quando ainda era modesta estando concentrada em frente à Igreja Matriz (que atualmente é o Museu de Arte Sacra). A feirinha cresceu e passou a ocupar todas as ruas do centro histórico dessa cidade da região metropolitana da capital paulista. Para se ter uma ideia, hoje em dia, são mais de 460 expositores que comercializam uma grande variedade de itens artesanais, plantas, comidinhas entre outros.

Os turistas podem aproveitar ainda ateliers, antiquários, restaurantes, lojas de móveis entre outros modelos de comércio. Os expositores ficam distribuídos no Largo 21 de Abril, Largo dos Jesuítas e ruas componentes do centro histórico de Embu das Artes. O horário em que a feirinha acontece é das 9h às 17h30 de segunda a sexta e aos sábados, domingos e feriados das 9h às 18h.

Feira do Embu

Feira do Embu

Feira de Arte e Artesanato: Feira do Alto

Local: Teresópolis, Rio de Janeiro

Teresópolis está situada a 91 km da capital do estado e tem como uma de suas principais atrações turísticas a Feira do Alto. Conta mais de 800 expositores tendo sido fundada em 1973. Oferece opções de produtos como itens decorativos artesanais, bijuterias, roupas, móveis entre outras. É realizada na Praça Higino da Silveira, Praça do Alto, Teresópolis aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h.

Feira de Arte e Artesanato: Mercado Modelo

Local: Salvador, Bahia

Com a Baía de Todos os Santos como cenário descortinado a sua frente, o Mercado Modelo, é mais do que um espaço com 260 boxes de lojas, trata-se de uma das principais atrações turísticas da capital baiana. Sua fundação aconteceu em 1912 com o objetivo de ser o Centro de Abastecimento da Cidade Baixa, atualmente, tem uma grande variedade de produtos típicos e artesanais.

O subsolo do Mercado Modelo é uma atração à parte com seus túneis com arcadas, apesar de estar quase sempre inundado por estar no nível do mar. Uma dica para conseguir melhores preços nas suas compras de roupas, objetos decorativos, comidas e afins é saber pechinchar. Está situado na Praça Visconde de Cayru, de segunda a sábado fica aberto das 9h às 19h e no domingo no período das 9h às 14h.

Mercado Modelo

Mercado Modelo

Feira de Arte e Artesanato: Mercados Municipais de Aracaju

Local: Aracaju, Sergipe

Os dois mercados municipais de Aracaju, Mercado Antônio Franco (1926) e Mercado Thales Ferraz (1949), oferecem aos turistas a possibilidade de fazer uma imersão completa na cultura nordestina com destaque para objetos artesanais, cerâmica, bordados, literatura de cordel, bebidas e comidas entre outros. No espaço conhecido como Passarela das Flores – entre os dois mercados – há uma grande concentração de floristas.

Vale ainda o passeio no Mercado Municipal Albano Franco (1998), construção em anexo, contudo, nesse espaço o destaque fica para os produtos hortifrutigranjeiros. O complexo de mercados ficam localizados na Avenida Rio Branco, no centro. Funciona de segunda a sábado das 6h às 18h e aos domingos das 6h às 12h.

Feira de Arte e Artesanato: Feira de Artesanato da Avenida Paulista

Local: São Paulo, SP

Praticamente em frente ao MASP (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista, é realizada todo domingo uma feira de artesanato em que são comercializados objetos variados, roupas hippies, incensos, artigos de decoração entre outros. Aproveite a passagem e vá até a feira de antiguidades do MASP que também é realizada aos domingos, dia da semana em que a avenida mais famosa do país é fechada para o trânsito de veículos.

Feira de Artesanato da Avenida Paulista

Feira de Artesanato da Avenida Paulista

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Feira de Artesanato

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *