Artesanato Urbano

Artesanato é uma prática universal, acontece em todos os lugares do mundo, desde sempre. Faz parte da natureza do homem produzir artesanalmente utensílios que facilitem seu cotidiano, ele faz isso desde a pré-história.

Ao mesmo tempo podemos dizer que faz parte da essência feminina produzir objetos para enfeitar sua casa, a si mesma, suas vestes, etc. Essa é a essência do artesanato, a produção de objetos de decoração, enfeites ou utensílios, de forma manual, através de processos que não sejam industrializados e utilizando-se de materiais disponíveis e até reciclados.

Assim o artesanato era produzido pelos índios quando teciam cestos de palha ou faziam colheres de pau, pelas nossas avós quando teciam casaquinhos de lã para seus netos ou faziam colchas com retalhos de tecidos, fazemos nós quando fizemos colares de conchas ou almofadas de fuxicos… Tudo é artesanato.

O que é Artesanato Urbano?

O conceito de artesanato urbano é muito utilizado em Portugal, e para eles entende-se por artesanato urbano aquele tipo de produção artesanal que utiliza as técnicas antigas para produzir objetos novos, ou vice-versa, que utiliza técnicas modernas para reinventar os objetos usados por nós.

Significado

Enfim, o artesanato urbano é aquele que mistura as técnicas tradicionais e seculares com as técnicas modernas para produzir objetos decorativos, utensílios modernos.

O artesanato urbano quer fugir do conceito tradicional de artesanato, com peças mais modernas de acordo com as tendências atuais, sempre com muita criatividade, e materiais alternativos.

Feira do Artesanato Urbano

Desde o ano de 2006 acontece no segundo sábado de cada mês, nos meses de maio, junho, julho e setembro, na cidade de Porto em Portugal a Feira de Artesanato Urbano, reunindo centenas de artesão português e milhares de objetos, todos produzidos artesanalmente a mão, mas que fogem dos conceitos tradicionais de artesanato, segundo os organizadores da feira.

Feira Tradicional

Os objetos são produzidos a partir de técnicas tradicionais misturadas com técnicas modernas, em séries limitadas, são peças plasticamente expressivas, únicas, frutos da vivencia urbana dos artesãos. Muito colorido, cores fortes, materiais alternativos, a reinvenção de objetos são a marca desta feira.

Resultados da Feira

Segundo os organizadores da feira, os resultados financeiros não são significativos, na maioria das vezes as pessoas compram peças pequenas como brincos, chaveiros e outras miudezas, pois muitos passam desprevenidos pelo parque e param para ver a exibição.

No entanto a feira é especialmente uma forma de divulgação do trabalho feito pelos artesãos, pois a maioria dos artesãos tem suas próprias formas de venda de seus produtos, inclusive através de sites na internet e muitos deles trabalham com encomendas.

Comprar

Na feira os visitantes podem encontrar diversas peças, desde bijuterias, carteiras, cadeiras, bonecas de pano, bolsas, objetos de decoração nos mais variados estilos, almofadas, colchas, enfim imaginação, criatividade e habilidade são o que não falta para esse pessoal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Feira de Artesanato

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ola boa tarde eu gostava de participar na feira, o que tenho que fazer para poder ter um espaço para mim? muito obrigado

    Nome patricia teixeira 6 de março de 2013 18:19 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *