Trabalhos de Arte Feitos em EVA

O EVA é um produto que tem consistência parecida com a da borracha. As iniciais que dão nome ao produto vêm de três substâncias que o compõem, o etil, o vinil e o acetato. O produto não é tóxico, por isso é largamente utilizado na confecção de peças infantis. Além de ser lavável é bem colorido, por isso agrada os pequenos na hora de brincar.

Não é a toa que o EVA é utilizado na confecção de tapetes infantis para creches e escolas infantis. Além disso, também é muito utilizado na produção de peças artesanais, como chaveiros, porta-retratos, caixas de CD, móbiles, agendas, entre outros.

Utilidade

Para mostrar alguns dos trabalhos que podem ser feitos em EVA escolhemos quatro blogs de pessoas que confeccionam este tipo de produto. Aproveite para se inspirar e começar a aprender técnicas para produzir belas peças feitas de EVA. O primeiro blog é o Feito a mão por Juliana Melo, ela faz peças desde pequena e agora criou o blog para vender o artesanato que produz.

A artesã faz diversos tipos de peças, entre elas, as de EVA. Dentre os produtos, estão belas caixas encapadas com papel micro-ondulado e apliques de bonequinhas em EVA. São diversos tamanhos e modelos diferentes, para todos os gostos.

Enfeites

A Juliana também produziu peças encapadas em EVA para que seu marido guardasse a coleção de histórias em quadrinhos e mangás. Ela postou também fotos de um caderno encapado com EVA e com apliques de adesivo scrap digital. Por fim, fotos de um lindo coelhinho usado para dar às criancinhas presentes de páscoa.

A artesã disponibilizou ainda os moldes usados para confeccionar o coelho. Outro blog interessante é o Art Si, lá você pode encontrar máscaras feitas em EVA e um belo porta-trecos no formato de galinha. O blog disponibiliza fotos e todos os moldes necessários para produzir as peças.

Estão disponíveis também outros links com trabalhos em EVA, como lembrancinhas com formato de flores e corações que podem ser utilizadas em festas infantis e até mesmo em casamentos e festas de 15 anos.

Blog Paixão Pela Arte

O blog Paixão pela Arte também é um dos que divulga conteúdo de peças feitas de EVA, uma das peças postadas é a bonequinha fofucha, que é feita para ser usada na ponta de canetas ou lápis. A artesã do blog produz também lembranças para festas infantis com temas como o da famosa Moranguinho.

Lembrancinhas

O blog Feito de EVA é ideal para quem busca por moldes de EVA gratuitamente. Lá estão disponíveis moldes para confeccionar diversas bonequinhas, além de ideias para reciclar o papelão e confeccionar brinquedos com o uso do EVA.

A seleção destes quatro blogs é só uma parcela do conteúdo que está disponível na internet em relação aos trabalhos feitos de EVA. Para encontrar maiores informações sobre o assunto faça uma busca pelo Google.

Trabalhos de Arte em EVA

Trabalhos de Arte em EVA

Trabalhos de Arte em EVA

O EVA é um material muito utilizado para produzir peças de decoração e objetos artesanais por muitos profissionais dessa área de decoração e artesanato. Tudo que é feito em EVA é considerado, de certa maneira, arte em EVA – afinal, é a aplicação da criatividade do fabricante em uma peça simples de um material emborrachado, transformando-o em algo novo e interessante.

A arte em EVA pode ser encontrada já pronta – para aqueles que não se sentem aptos, ou não têm o tempo, de fazer algo à mão por si mesmos: em qualquer papelaria ou lojinhas de brinquedos se encontram murais e painéis, lembrancinhas de brinquedos feitos em EVA – esses trabalhos, embora produzidos em massa, e vendidos em larga escola, também são considerados arte em EVA.

Para os Artesões

Para os Artesões

Para os Artesões

Para aqueles artesão que trabalham com EVA, às vezes pode ser um tanto desgastante ouvir que EVA é bom apenas para arte com crianças – afinal, um de seus principais usos acaba sendo em escolas e decorações de festas infantis, em que o material é escolhido por diversos motivos, mas a verdade é que o EVA pode ser usado para arte adulta também, como peças de decoração e diversos utilitários do dia a dia. Um bom exemplo disso são porta retratos decorados em EVA – embora sejam mais comumente peças decoradas em cores vivas e alegras, com carinhas de bonecas ou carrinhos, essas peças podem ser confeccionadas para o público mais adulto, em cores e temáticas mais sóbrias, agradando a todos os gostos.

Peças de decoração, para a cozinha, por exemplo, também podem ser feitos em EVA – lixeiras decoradas, porta guardanapos, detalhes em aventais – todas essas peças podem ser feitas em EVA, e agradarem aos adultos.

O Mercado

O Mercado

O fato PE que, para aqueles que desejam investir no mercado de artes para serem usadas no dia a dia, o EVA é uma boa aposta. Ele agrada a todos os públicos, e dificilmente vai haver alguma peça que não possa ser feita, ou enfeitada, com esse material. Ele é fácil de utilizar e adquirir, tem diversas estampas e padrões, e para aprender a manuseá-lo, basta paciência, boa vontade e criatividade.

A arte em EVA também costuma atingir um bom valor de mercado – as peças mais elaboradas podem custar tanto quanto qualquer outro objeto de decoração para a casa, e quanto mais bem feito o trabalho final, maior será o lucro do fabricante, e o investimento é apenas o tempo de trabalho e o custo do EVA, que já não é alto. Para aqueles que desejam investir em artesanato como fonte de renda, a arte em EVA é uma ótima escolha!

Trabalhos em EVA Infantis

É difícil pensar em artesanato hoje em dia sem pensar em EVA – esse material, por ser tão versátil, barato, e vir em tantos padrões e modelos, acaba sendo utilizado em diversos lugares – e um dos lugares em que ele é mais usado são em decorações infantis.

Seja em escolas, em casa, ou em festas infantis, se você prestar atenção, vai notar que alguma parte da decoração é feita em EVA. Essa escolha, é claro, não é ao acaso: o material é não-tóxico, e pode ser usado perto de crianças sem problema nenhum, além disso, seu manuseio PE muito mais fácil do que o plástico, ou borracha, e ele é muito mais durável do que papel, portanto, perfeito para painéis de decoração, bonecos e tantas outras coisas que vemos todos os dias.

Trabalhos Infantis em EVA

Trabalhos Infantis em EVA

O seu uso em decoração e no mercado infantil em geral é um resultado, também, de suas cores vivas, que chamam a atenção das crianças – o EVA também demora mais a desbotar, e por isso é mais em conta do que outros métodos de decoração que vemos por aí.

Para usar EVA em decorações infantis, o mais comum são os famosos painéis de algumas camadas de EVA, que dão um efeito de relevo aos bonecos montados com eles – esse tipo de painel pode ser usado para decoração de sala de aula, de festas infantis, ou mesmo na decoração de quartos ou espaços para brincadeiras dentro da própria casa dos pequenos.

Para afixá-los, também não é preciso muito gasto, um dos métodos usados por decoradores e professores é afixar este tipo de painel com pasta de dentes branca, simples. Basta passar a pasta no EVA, e afixá-lo na parede, que ele ficará lá até ser retirado – diferente da cola quente, ou de contato, ou mesmo a cola especial para EVA, essa é uma solução rápida, e que não estraga a parede onde o painel está.

Trabalhos Infantis

Trabalhos Infantis

Trabalhos em 3D

Uma novidade na área de decoração infantil com EVA são os trabalhos feitos em 3D, usando desse material: essa técnica é certamente mais difícil, e exige muito mais prática, mas decoradores de festas infantis estão apostando cada vez mais nesse método: diferente de ser algo em 2D, com algum relevo, as peças feitas em 3D com EVA viram bonecos comuns, como os feitos em plástico, produzidos em larga escala, mas com um toque muito mais delicado e interessante.

O EVA á manipulado através de aquecimento e moldagem, e dá a possibilidade de fazer bonecos para decoração, ou mesmo para se manter em casa.

Quando se trata de decoração para crianças, poucos materiais são tão utilizados – e poucos têm tantas vantagens, quanto o EVA.

Trabalhos em EVA – Passo a Passo

Passo a Passo

Passo a Passo

Que tal aprender a fazer um porta canetas em EVA e PET, que pode ser usado em diversas ocasiões, e ainda ajuda a reciclar produtos que, de outra forma, poderiam ir para o lixo? Peça ajuda para as crianças, que sempre se divertem com esse tipo de atividade e mãos à obra!

Você vai precisar de EVA colorido, quanto mais colorido melhor, uma garrafa PET de 600ml, cola quente, e moldes para decorar a garrafa.

Primeiro, recorte a garrafa na altura em que ela começa a afunilar – como é um porta canetas, quanto mais alta ela ficar, melhor, para que depois ela não tenha problema de equilíbrio, quando pronta.

Depois de recortada, pegue um isqueiro e, com muito cuidado, queime a borda recortada com toques leves e cuidadosos do isqueiro. Tenha um pote de água próximo quando fizer isso, para poder resfriar a garrafa, caso ela derreta demais. Isso vai eliminar as abas mais rígidas e mal acabadas do artesanato.

Modelos de Trabalho

Modelos de Trabalho

Depois da garrafa pronta, deixe-a de lado e pegue o EVA. Escolha uma cor que será a base do porta canetas, recorte o EVA de maneira que ele cubra toda a superfície da garrafa cortada, de um lado ao outro, mas que não tenha sobras, de maneira que as duas pontas se encontrem.

Cole esta faixa na garrafa PET com o auxílio da cola quente, tomando especial cuidado com o final, para que as duas pontas do EVA se encontrem perfeitamente, mas que não se sobreponham uma à outra – isso evita que o porta canetas fique mais pesado atrás do que na frente.

Em seguida, pegue o EVA colorido, e recorte diversas peças coloridas e temáticas, nas cores e modelos que preferir. Para meninos, você pode usar moldes de carros, como esse, esse ou esse.

Fazer Eva

Fazer Eva

Para as meninas, vale usar bonecas, como essa, essa ou essa, ou então formas geométricas, ou mesmo quadradinhos que cubram as partes mais visíveis da base em EVA – o importante é que fique colorido e divertido, principalmente se for algo para quarto de crianças. Depois de recortar os moldes, monte as peças antes de colá-las na base do porta canetas. Deixe que sequem, para só então fixá-las na parte final do objeto.

Depois de secas, cole-as com cola quente, e, prontinho! Um porta canetas que pode ser usado nos quartos, em cima de escrivaninhas, ou mesmo nas escolas, para lápis de cor ou em cima das mesinhas!

6 comentários

  1. Adoro atesanato em eva e os seus trabalhos são maravilhosos

  2. minha dinda faz enfeites mito lindo parabéns

  3. Olá Queria Saber se Tem Moldes tipo Escrito Seja bem Vindo Para Bebês Pois a Minha mãe trabalha em creche então eu queria saber se nesse site tem alguma coisa assim…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>