Ponteira Para Lápis – EVA

O EVA é um material bem interessante para fazer peças artesanais, pois além de ser fácil de manipular também nos permite fazer diversos tipos de figuras. Uma peça que você pode fazer usando EVA é uma ponteira para lápis. Trata-se de uma peça especialmente interessante para as crianças que vão achar bem mais divertido ter os seus lápis com essa ponteira. Aprenda a como fazer esse tipo de ponteira.

Ponteira Para Lápis - EVA

Ponteira Para Lápis – EVA

Tutorial de como Fazer Ponteira para Lápis de EVA

Materiais Necessários

  • Folhas de EVA (coloridas ou decoradas)
  • Tesoura
  • Cola
  • Lápis
  • Estêncil ou moldes (opcional)

Como Fazer

Passo 1 – A primeira coisa que deve ser feita é decidir qual forma você deseja criar para a sua ponteira. Uma dica interessante para quem não tem estêncil ou molde é usar cortadores de biscoitos, sabe aqueles que formatos como estrelas ou círculos?

Então eles podem ser usados para criar formas nas folhas de EVA, basta pressioná-los sobre a borracha, logo você enxergará o desenho desejado. Com a forma marcada no EVA você pode cortar com a tesoura. Enfim depois de desenhar a sua forma (seja usando um estêncil, um molde ou um cortador de biscoito) corte.

Passo 2 – Com a forma que você desenhou devidamente cortada será necessário dobrá-la ao meio e então cortar nela duas fendas pequenas usando uma tesoura, uma no topo e outra próxima ao fundo. Não faça fendas muito grandes para que a peça não fique deslizando para fora do lápis.

Passo 3 – Com a sua peça pronta basta coloca-la no seu lápis, uma forma de deixar a sua peça mais interessante é criar outras formas de EVA e fixar junto à base da sua ponteira. Usar folhas coloridas ou estampadas de EVA também ajuda no bom resultado. Para fixar formas extras a sua base da ponteira a dica é usar cola quente. Além de outras peças de EVA você pode fixar pedaços de papel, lantejoulas, adesivos, fitas entre muitos outros. A cola escolhida deve ser uma cola forte para evitar que as peças fiquem soltando no uso do dia a dia. Use uma pistola para aplicar a cola quente com mais precisão.

Criando Personagens

Uma dica para fazer as suas ponteiras para lápis é criar personagens, desde personagens conhecidos como Mickey até personagens mais genéricos como ursinhos e gatinhos. Para fazer esse tipo de ponteira você precisará de moldes que podem ser obtidos com facilidade na internet. Observe que alguns personagens precisam de camadas.

Vamos ensinar o básico para criar qualquer personagem, claro que quanto amis específica for a forma que você escolher mais trabalho irá ter e mais passos precisará fazer. Então mãos a obra e comece agora mesmo a confeccionar os seus personagens para ponteiras de lápis.

Passo 1 – Comece desenhando o molde da cabeça do personagem, ou seja, o formato geral. Faça duas vezes esse molde, pois precisaremos da parte da frente e da parte de trás. Recorte a forma duas vezes.

Passo 2 – Você deverá usar uma pistola de cola quente para fixar as duas partes, mas atenção que não deve fixar a parte da base da cabeça do personagem, pois será por essa abertura que será colocado o lápis. Vale ainda a dica de observar o tamanho que terá essa cabeça, ou seja, o tamanho ideal para que cubra parte da ponta do lápis de maneira a ter estabilidade na peça.

Passo 3 – Depois disso iremos decorar o rosto do personagem, aqui entra a sua imaginação para pensar em detalhes como os olhos, nariz e boca. Você pode usar canetas marcadoras para criar o desenho do rosto ou até mesmo criar detalhes do rosto em outras folhas de EVA e colar por cima. Também é possível usar olhos móveis para o personagem e pedaços de tecido.

Dica – Para deixar a ponteira do seu lápis ainda mais legal use elementos como fitas e glitter. Enfeite a peça para que ela fique mais interessante, sempre tem algum toque especial que você pode dar para a sua ponteira de lápis. Fique atento especialmente ao acabamento das peças para que possam ser usadas como ponteiras estáveis para os seus lápis. O acabamento também ajudará a fazer com que a ponteira fique mais atraente então capriche no corpo e na forma como irá fixar uma parte da peça na outra.

Dicas Para Trabalhar com EVA

O EVA é um material emborrachado fácil de trabalhar que oferece grande versatilidade para criar diferentes peças. Para trabalhar com esse material de forma mais satisfatória a dica é usar cola quente ou cola específica para EVA. Também é possível usar de contato, mas tenha cuidado ao usar esse tipo de cola uma vez que tem um cheiro muito forte e que fixa de maneira bem forte logo que as duas partes são unidas.

Para trabalhar com cola quente prefira usar uma pistola que permite aplicar a cola com mais precisão, para evitar aqueles fiapos que podem se formar usando cola quente você pode pressionar a ponta da pistola contra a borracha fazendo uma “limpeza” da mesma. O EVA pode ser cortado com tesoura convencional, tesoura com curva ou mesmo estilete. Se for usar o estilete para fazer o corte use uma base dura por baixo da sua folha.

Renda Extra

O artesanato pode ser uma atividade bem interessante para quem está em busca de uma fonte de renda extra. Você pode fazer várias ponteiras de lápis e começar a ter lucro vendendo as mesmas. Com a grande variedade de cores e estilos de folhas de EVA que existe no mercado é possível criar muitos tipos de peças para vender. Tudo o que você precisa é usar a sua criatividade.

Para conseguir vender mais ponteiras é interessante conhecer quais são os personagens infantis que estão em alta no momento para concentrar a sua produção em peças deles. Com tantas opções de cores de EVA é possível fazer uma grande variedade de peças então capriche para montar as suas. Quanto mais caprichado for o seu trabalho mais vendas conseguirá fazer.

O Artesanato é um dom, e ao mesmo tempo uma terapia. Trabalhar com EVA é muito gostoso, ao mesmo tempo em que você trabalha para lucrar um dinheiro, você consegue aliviar a tensão e o stress acumulado no dia a dia. O trabalho de EVA fica lindo e você tem diversas opções, pode fazer o que quiser, basta ter a imaginação, que é o item principal para qualquer trabalho artesanal.

No vídeo a seguir você vera a segunda parte de um passo a passo de uma ponteira de lápis super fofa, uma linda boneca trabalhada em EVA. É um trabalho lindo, que você poderá vender rapidamente. A fofucha fica linda, com um vestido delicado que reveste uma parte do lápis, possui mãos e a cabeça na ponta do lápis, que você decora como quiser. Essas ponteiras são úteis quando a criança tem o hábito de mastigar o lápis.

Imagem de Amostra do You Tube

Categoria(s) do artigo:
EVA

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *