Moldes De Trabalhos Em EVA

A sigla EVA vem de Espuma Vinílica Acetinada que por sua vez é o nome criado para coincidir com a sigla da sua matéria-prima que é Ethylene Vinyl Acetate. Trata-se de um material termoplástico que tem textura de espuma sintética e que tem custo acessível sendo bastante utilizada para artesanato, material escolar e produtos infantis.

Um material que se destaca por ter excelente flexibilidade sendo adequado para diversas finalidades. Uma forma bem simples de se trabalhar com EVA é usar moldes para criar as formas desejadas e assim chegar aos resultados esperados. Um material que pode ser bem simples de trabalhar e que pode mudar a sua forma de pensar artesanato.

Trabalhando com EVA

Como já dissemos essa borracha flexível é bastante interessante para trabalhar com artesanato pela facilidade que oferece para ser modelada e cortada. Para que seus trabalhos possam contar com uma melhor estruturação é interessante usar cola para EVA. Com esse material você pode fazer uma grande diversidade de peças.

Crie peças como personagens infantis com camadas de folhas de EVA e também lembrancinhas de festas de aniversário, de visitas a maternidade entre muitas outras. Como existe uma grande variedade de cores de folhas de EVA você pode usar e abusar da sua criatividade. Use os moldes para te ajudar a criar peças mais assertivas.

Moldes

Para fazer a criação de peças específicas com EVA você deve pesquisar por opções de moldes na internet. Basicamente os moldes são desenhos feitos em linha que servirão para guiar o corte nas folhas de borracha. Uma dica é imprimir o molde em papel sulfite e depois colar o mesmo num papel mais duro como papel cartão para criar um molde que facilite o trabalho.

Camadas

Uma das formas mais comuns se de trabalhar com EVA é em camadas criando figuras com sobreposição. Com a possibilidade de usar folhas de EVA de cores diferentes podemos criar imagens como animais, por exemplo, com cada parte separada. Uma parte pode ser a cabeça, outra o focinho, outra as patas e assim por diante.

A colagem das partes pode ser feita por meio do uso de cola de EVA ou mesmo de cola quente. A dica para quem vai usar a cola de EVA é ter atenção que a mesma tem um tom um pouco amarelo o que pode comprometer um pouco o trabalho. Aplique apenas a quantidade desejada e evite que escorra cola.

Já em relação ao uso de cola quente você deve ter cuidado com o uso da pistola para não se queimar e para que não sejam criados fiapos de cola. Para isso depois de aplicar a cola num determinado local você deverá pressionar o bico da pistola contra o local e esfrega-lo de leve. Puxe e retire, assim você evita os fiapos.

Opções de Trabalhos

O EVA é um material muito dinâmico e que oferece uma grande quantidade de opções de trabalhos como fazer animais, personagens infantis ou qualquer outra coisa que a sua imaginação mandar. A dica é pensar em que tipo de trabalho você irá gostar de fazer de maneira a ter gosto pelo o que está fazendo. O artesanato pode ser um passatempo bem interessante para quem gosta dessa atividade.

Pesquise

Vale a pena fazer pesquisas a respeito de tutoriais para criar bons trabalhos de artesanato. Com o advento da internet é possível encontrar dicas de todo tipo de trabalho então basta ter boa vontade para começar. Assista aos vídeos, leia as instruções e coloque em prática todos os passos para chegar a excelentes resultados.

Renda Extra

O artesanato pode representar uma excelente fonte de renda extra para quem deseja potencializar os seus ganhos. Para isso você deve pensar em criar peças que interessem para um determinado público. Um segmento bem interessante para trabalhar é o de lembrancinhas, seja lembrancinhas de festas de aniversário ou para maternidade.

Uma opção bem interessante para quem deseja faturar uma renda extra com os seus trabalhos com EVA é fazer bonecas com o material. Trata-se de um tipo de artesanato mais trabalhoso, contudo, quanto mais trabalho se tem na criação das peças melhores são os resultados e assim mais se pode cobrar. Pense nisso quando for fazer as suas peças para vender.

Vídeos

Para te ajudar a trabalhar melhor com EVA selecionamos alguns vídeos que ensinam a fazer algumas peças bem interessantes. Uma dessas peças pode ser exatamente o que você desejava para ter em seu portfólio. Observe ainda que os vídeos ensinam de maneira bastante prática de forma que é fácil fazer na sua casa.

Boneca Porta-Recado de EVA

No vídeo abaixo vamos aprender a como fazer uma boneca porta-recado de EVA. O tutorial é bem simples e prático para quem deseja fazer essas bonecas que tem grande saída. Capriche em criar modelos diferentes para oferecer mais alternativas para os consumidores.

Flor de EVA para Apliques

No vídeo abaixo você pode aprender a como fazer lindas flores de EVA para usar em apliques. Uma peça que pode se transformar num dos carro-chefe de vendas dentre os seus itens artesanais. Tenha uma boa variedade de cores para atender ao gosto de mais consumidores.

Lembrancinha de Joaninha

Confira nesse vídeo como fazer uma lembrancinha na forma de joaninha além de ter um custo baixo para ser produzida ainda pode impulsionar as vendas dos seus artesanatos. Tudo depende de você trabalhar com quantidades interessantes e investir em qualidade na confecção.

Nécessaire de EVA

Uma peça que pode render um bom lucro para você, basta ter talento e dedicação para confeccionar essa peça. Saiba que será necessário ter um pouco de paciência, mas o resultado será incrível. Aproveite que você pode criar peças de várias cores com EVA.

Com todas essas dicas você já pode começar a fazer as suas peças de EVA e conquistar diversos consumidores. Faça as peças para você também, pois nada mais legal do que ter coisas que fizemos com nossas próprias mãos. Vale a pena trabalhar com EVA e encontrar as melhores opções para compor o seu portfólio.

EVA é uma espécie de borracha desenvolvida através de um processo que utiliza alta tecnologia para misturar as substâncias Etil, Vinil e Acetato, daí seu nome EVA. O resultado dessa mistura é uma borracha que não é tóxica e perfeita para o desenvolvimento de diversas técnicas artesanais, pois é fabricada numa variada gama de cores e padronagens, bem como é fácil de recortar e de colar.

São muitas as aplicações do EVA em trabalhos artesanais, seja em acessórios domésticos, para enfeitar a casa, em trabalhos escolares, painéis para salas de aula, atividades e jogos para desenvolver a coordenação motora das crianças, na decoração de festas infantis, de quarto de bebês e tudo o mais que sua imaginação criar.

Para executar esses trabalhos com EVA, o ideal é que sejam usados moldes dos desenhos desejados, que devem ser transferidos do papel para o EVA para depois serem recortados. Esses moldes podem ser encontrados na internet e em revistas especializadas, mas também é possível criar moldes personalizados e de acordo com o trabalho que se deseje executar.


Categoria(s) do artigo:
EVA

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de aprender trabalhar com eva voces fornecem material para vender . moldes por exemplo

    IARA 3 de setembro de 2012 16:07 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *