Flores em EVA

O EVA é um material muito interessante para fazer artesanato porque é bastante versátil e permite uma grande variedade de aplicações. Quem gosta de flores pode aproveitar para fazê-las com as folhas desse material. Como existe uma grande variedade de cores de EVA é possível fazer vários tipos de flores.

A seguir vamos te ensinar a como fazer alguns modelos de flores. Você pode ter uma fonte de renda extra com esse trabalho artesanal além de fazer peças decorativas para festas. Enfim coloque a sua criatividade para funcionar e não deixe de confeccionar as suas peças. Vamos colocar as mãos na massa?

Como Fazer Flor Copo-de-Leite

Passo 1 – Comece desenhando e recortando um círculo numa folha de EVA branca. O tamanho desse círculo depende do tamanho que você deseja que tenha a sua flor.

Passo 2 – O círculo deverá ser dobrado ao meio, é importante se certificar de dobrá-lo corretamente de maneira que a sua flor fique bonita.

Passo 3 – Nesse passo deveremos mudar o círculo para que ganhe um formato mais arredondado como se fosse um coração, basta fazer o que indicaremos adiante. Na sequência você deve colocar a tesoura no ponto inferior do pedaço de EVA que você dobrou. Siga cortando pela margem do círculo, por fim você deverá afundar a tesoura na parte de cima do círculo para criar a parte arredondada da borda.

Assim que desfizer a dobra do círculo perceberá que ele terá a forma de um coração que possui saliências na parte de cima. A parte debaixo do coração deverá ter um formato arredondado. Em geral o coração tem a sua parte inferior pontiaguda, porém, será necessário deixar o fundo arredondado com uma certa insinuação de ponta.

Passo 4 – Na sequência crie uma fenda pequena entre as saliências sutis para que o a forma cortada no EVA ganhe o visual da flor copo-de-leite.

Passo 5 – Em seguida corte um limpador de cachimbo ao meio. Dobre a peça recortada ao meio e então torça as duas pontas, usaremos para fazer o estame da flor. Assim a nossa flor irá ganhar um visual mais realista.

Passo 6 – Continue colando o limpador de cachimbo na fenda que foi criada entre as duas saliências. Insira um pouco de cola quente entre as duas saliências logo acima da fenda e então coloque o limpador de cachimbo dobrado em cima. A extremidade que foi dobrada deverá ficar voltada para cima na direção da flor. Essas extremidades que foram torcidas deverão sobressair da fenda por mais ou menos 1 cm.

Passo 7 – Essa flor deverá então ser passada em torno do cachimbo, passe um pouco de cola quente na parte frontal do cachimbo amarelo na parte da fenda da sua flor. Na sequência você deverá juntar os dois lados da flor e juntá-los na frente do limpador de cachimbo. Deve ser feita pressão para que eles fiquem grudados. Passe um pouco de cola quente entre os lados para que eles fiquem no lugar.

Passo 8 – Usando o limpador de cachimbo verde você deverá fazer o caule da sua flor. Para isso é necessário enrolar a parte de cima do limpador em torno da base do limpador amarelo de maneira que o amarelo fique escondido. A parte de baixo do limpador do cachimbo verde deverá ficar posicionada em linha reta para que se pareça com um caule.

Tutorial de Como Fazer Rosas de EVA

As rosas de EVA podem ser feitas como lembrancinhas e também como parte da decoração das festas. A seguir vamos te ensinar a como fazê-las de maneira simples e prática. O EVA permite fazer coisas lindas.

Materiais Necessários

  • EVA rosa e/ou vermelho para fazer as pétalas
  • EVA atoalhado verde para as folhas
  • Adesivo Instantâneo Multiuso (Linha de Artesanato)
  • Ferro de passar roupa
  • Tesoura
  • Papel ofício

Como Fazer

Passo 1 – Para começar você deverá cortar uma tira de EVA com cerca de 15 cm de comprimento. Vale dizer que não precisa cortar exatamente reto, pois estamos fazendo uma peça artesanal. Comece cortando a parte interna da sua rosa, lembramos que no começo ela deve ser mais larga e ir ficando mais fina quando estiver se aproximando do final.

Passo 2 – Na sequência você deverá cortar 3 peças de EVA para fazer as pétalas que irão fazer o contorno da sua rosa pela parte externa. É essencial que você respeite o diâmetro da tira que irá ser enrolada.

Passo 3 – Nesse passo deveremos cortar 3 peças do EVA atoalhado verde com a forma de folhas para enfeitar as suas rosas.

Passo 4 – Em seguida coloque a folha de ofício sobre a tira de EVA que foi cortada no começo e com o ferro quente faça pressão. Isso é importante para que possamos amolecer o EVA para enrolar a rosa.

Passo 5 – Usando a tira de EVA que acabou de ser aquecida com o ferro você deverá dobrar a parte ondulada para dentro e assim ir pressionando com os dedos. Observe que a peça irá ficar com um efeito levemente ondulado.

Passo 6 – Agora iremos enrolar a tira fazendo com que a sua parte ondulada fique dobrada para fora. É importante que você comece a dobrar pela parte mais fina.

Passo 7 – Depois de enrolar uso o adesivo instantâneo multiuso para colar a extremidade. Com os dedos segure até que esteja seco.

Passo 8 – Então cole os três pedaços de EVA rosa na parte de fora da tira que você enrolou de maneira que fique disposto continuamente, isso fará com que a rosa fique com uma aparência de várias pétalas. Use os seus dedos para fixar bem, faça pressão.

Passo 9 – Por fim você deverá colar as três folhas de EVA verde naquele fundo da rosa, fixe primeiro as pontas. Quando as pontas estiverem secas você deverá passar o adesivo no centro das folhas, pressione-as junto da rosa fazendo com que as suas pontas fiquem voltadas para cima. Depois de todos esses passos a sua rosa estará finalmente pronta, para terminar faça um cabo com papel enrolado e cole usando o adesivo.

Com essas dicas você poderá fazer lindas rosas com EVA, são vários os modelos de flores que podem ser confeccionados, vale a pena começar.

 

A moda agora são lindos arranjos e buques de flores feitas de EVA para decorar a casa. São usadas em porta guardanapos, decoração de painéis, decoração de mesa de jantar, flores feitas em EVA.

Mas se você acha que estas flores são difíceis de fazer, você se engana, basta ter a forma chamada frisador com o modelo da pétala da flor e da folha, e seguir sua imaginação.

No vídeo a seguir, você verá a técnica para fazer essas lindas flores, serão rosas falsas de Eva, para isso você irá precisar de um secador ou de um ferro de passar roupa (para aquecer o EVA) e a forma de frisar no formato de pétala de rosa e de folha.

Corte o EVA na cor desejada na forma de pétalas, o verde para as folhas.

Aqueça as pétalas como pede no vídeo, e modele no frisador, seguindo corretamente o passo a passo, você terá lindas rosas.

Imagem de Amostra do You Tube

Categoria(s) do artigo:
EVA

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu adorei o botão de rosas q vc fez para o dia das mães ficou muito bonito ;gostaria de saber se vc pode me mandar o molde e o passo a passo pelo html pois eu não consigo ver pq não sei instalar o adobe fash;eu queria fazer para levar um pra minha irmã q mora fora eu vou dia 11 pra la se puder me ajudar eu agradeço de coração desde já muito obrigado bjs solimar

    solimarsemolin 5 de outubro de 2011 13:43 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *