Como Pintar Aplique em EVA

Você acabou de ver um trabalho muito bonito, porém ficou em dúvida quanto a fazê-lo ou não, porque ele tem alguns apliques em eva e, você não sabe muito bem como trabalhar com esse material e, pintar em eva você ainda não sabe nada. Porém, nada de desistir. Trabalhar com eva e muito fácil e pintar apliques que são feitos em eva em outros trabalhos também não tem mistério nenhum.

O que é EVA?

Vamos entender primeiro o que é eva.  Essas três letras na verdade são iniciais que identificam esse material. O significado da letra  E é espuma, a letra V é vinílica e a letra A significa acetinada.  O EVA é uma borracha de muitas utilidades. Tem sido usada em larga escala nas escolas e em trabalhos de artesanato. Ele atrai por muitas características positivas que possui: lavável, diversas cores, várias espessuras, diversas texturas, preço acessível, muito resistente e não é tóxica. O fato de não ser tóxico é uma das razões do EVA ser tão utilizado em trabalhos com crianças nas escolas.

Materiais e Ferramentas Para Trabalhar com EVA

Para trabalhar com o eva não é necessário materiais e nem ferramentas complicadas e caras. São muito comuns o que são usados no trabalho feito com eva. São: tesouras, colas, tintas, estiletes, pincéis, canetas e dependendo do que você quer fazer, poderá usar outros materiais, de acordo com a sua criatividade.

O que se Pode Fazer com o EVA

Com o eva você pode fazer muitas coisas como: pintar, colar, recortar, desenhar, moldar, e agora até trabalhos tridimensionais (visual) você pode fazer. Para confeccionar uma peça em eva você pode usar a cola quente, cola branca, cola de contato ou a cola própria para colar eva. Existe uma cola muito boa para trabalhar com eva produzida pela acrilex.

Como Fazer Pintura em Eva

Muita gente tem dúvida quanto à pintura no eva. E ela começa na hora de comprar os materiais que vai usar. Então, agora veja a lista de materiais que você pode usar para pintar o seu trabalho feito em eva ou de algum aplique em eva que você fez ou quer fazer em algum trabalho. Observe que cada um dos materiais usados na pintura é para ser usado com uma técnica característica.

a) marcador permanente: O marcador permanente é ótimo para ser usado em apliques de eva em quase todos os trabalhos. Porque, com ele você pode fazer contorno de figura, olho, sobrancelha, enfim, muitos detalhes, inclusive pode usar para dar realce ao seu trabalho. E, além disso, quando você usa o marcador permanente não precisa usar o verniz para fixar.

b) caneta para tecido acrilpen: Embora seja indicada para o uso em tecido, esse tipo de caneta tem sido muito usado em trabalho feito em eva, pela sua aderência fácil a esse material.

Geralmente, a pintura feita com essa caneta não sai. No entanto, é melhor fazer um teste antes de pintar o trabalho todo. Faça o seguinte, escolha um cantinho do lugar onde você vai pintar, e passe a caneta Acrilpen. Deixe secar, depois passe um pano limpo levemente sobre o lugar que você pintou. Se sujar o pano é porque a tinta está soltando um pouco. Não se preocupe, basta aplicar uma camada de verniz em spray para fixá-la.

c)giz de cera: Uma das coisas boas do eva é aceitar bem diferentes materiais. Se você quiser uma pintura em tons suaves pode usar o giz de cera.

d) textura com criatividade: Se você quiser um trabalho diferenciado, criativo, com excelentes resultados em eva, a textura criativa é uma excelente opção.

e)canetinhas hidrocor: Você pode pintar o seu aplique em eva  com canetinha hidrocor, porém precisa saber que a pintura feita com ela não adere bem ao eva. Sempre que usar canetinha hidrocor para pintar eva, depois será preciso impermeabilizar com verniz ou seu trabalho ficará manchado. O verniz em spray Acrilfix é muito bom para esse tipo de trabalho. E, é muito usado para trabalho em artesanato com eva.

f) cola branca com tinta acrílica: Se você quiser um trabalho com um resultado semelhante ao que é conseguido com aquele fito com textura criativa e não tem esse produto, pode usar cola branca com tinta acrílica. A pintura fica com aspecto mais denso, muito semelhante à textura criativa.

g) lápis de cor de aquarela: Embora seja simplesmente lápis, ele se fixa bem ao eva. Você pode fazer a sua pintura com a ponta dele molhada ou seca. Depois de pronto, você pode deixar seu trabalho mais durável e mais firme se borrificar verniz sobre ele.

h) cola relevo: Se você quiser fazer um pintura com relevo em seu aplique de eva, pode usar a cola relevo e conseguirá esse efeito super interessante.

i) tinta acrílica: A tinta acrílica fosca tem uma ótima aderência na superfície do eva. E, a tinta acrílica comum também, mas dependendo do seu trabalho use a fosca que adere mais.

j)tinta confetti: a tinta confetti tem uma particularidade extraordinária para materiais que são usados para confeccionar trabalhos em artesanato (principalmente em eva). Em primeiro lugar ela pode ser utilizada sobre o eva branco, de qualquer outra cor ou ainda colorido e, pode ser usada para pintar com outra tinta qualquer. Quando quiser dar ao seu trabalho aquele ar de perfeição, depois de pintar (com qualquer tinta) espere secar bem e nos locais que quer que fique brilhando passe a tinta confetti.

l) tinta dimensional: Para a pintura em seu aplique em eva ficar com jeito de pintura tridimensional é super fácil. Basta você fazer todos os contornos ou os contornos que você quer destacar com a tinta dimensional.

Algumas Dicas:

  • Risque o eva sempre pelo avesso;
  • Quando for recortar o eva, não fique movendo a tesoura de um lado para o outro;
  • Se quiser que seu trabalho tenha um acabamento melhor, use sempre o verniz sobre a tinta aplicada;
  • Para poder dar forma ao eva você precisa deixá-lo maleável e, essa foma você pode conseguir até com o secador de cabelos;
  • Sempre que você precisar costurar alguma coisa em seu trabalho de aplique com eva, procure fazer com agulha sem ponta ou de ponta bem grossa, para evitar que se machuque.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
EVA

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Mas q carinho para explicar sobre o trabalho com eva. Tudo bem detalhado. Amei! Nota 10!

    Andreia 26 de novembro de 2015 1:07 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *