Tie Dye em Cangas

Tie dye, dip dye e tingimento ombré são técnicas de tingimento em tecido muito populares e utilizads especialmente no verão para tingir roupas de prais, acessórios, bolsas, sapatos e cangas.  Essas técnicas ficaram conhecidas na época do movimento hippie, onde eram muito utilizadas para customizar as batas coloridas usadas pelo jovens daquela época e que se mantiveram na moda por muito tempo.

Tie dye…O Que é?

Tie dye significa “amrrar e tingir”, sendo o nome pela qual é conhecida a técnica de tingimeno que se caracteriza pelo colorido simétrico das peças, obtido com o amarramento dos tecidos a serem tingidos, sejam os próprios cortes de tecido ou então as peças de roupas. O efeito do tingimento com a peça amarrada é muito interessante e exclusivo, porque não existem dois resultados identicos. Existe também a técnica dip Dye, também chamado de tingimento ombré, que também recebe influência do movimento hippie, caracterizando-se por ser uma técnica artesanal. Nessa técnica a peça de tecido ou de roupa é mergulhada parcialmente na mistura de tingimento, de forma que o tecido vai aos poucos absorvendo a tinta, qu vai “subindo” pela peça e formando grafismos também exclusivos, obtendo um efeito degradé.

Material Necessário para Fazer uma Canga com as Técnicas Acima

Uma canga de algodão ou viscose branca ou uma cor clarinha, contudo o efeito é sempre melhor quando utilizada um tecido com fundo branco. Se você não encontrar uma canga pronta pode comprar uma peça e viscose com as medidas de 1,60m por 90cm e fazer as bainhas. Você também vai precisar de barbante, de corante, corante para tecido, que sugerimos seja o Tingecor Guarany em duas cores contrastantes, fixador de tinta Guarany, um recipinte para o tingimento, de preferencia uma panela d boca larga, um recipiente pequeno para dissolver o corante, um fogão, uma colher de pau com cabo comprido e um par de luvas de borracha.

Como Fazer

O primeiro passo é dobrar a canga ao meio e seguir de forma que forme quadros assimétricos, a seguir dobre ao meio formando um triangulo. Então com o barbante amarre bem forte sobre o meio deste triangulo que se formou.  Prepare os corantes nas duas cores escolhidas em recepientes separados. Pegue a peça e mergulhe até a amarração e deixe de molho por cerca de 30 minutos, sempre mexendo. Então tire a peça do banho e retire o excesso de água e então mergulhe a parte que não está tingida na outra cor e deixe por mais 30 minutos de molho nessa segunda cor, retire o excesso de água.


Para Finalizar

Depois de feito todo esse processo enxague a peça em água corrente até a água sair completamente incolor, depois prepare o fixador e deixe de molho por cerca de 20 minutos. Depois enxague levemente para retirar o produto fixador, retire o excesso de água e deixe secar na sombra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Tecido

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *