Reciclar e Decorar

Em um mundo cada vez mais escasso de recursos naturais, encontrar maneiras de reaproveitar materiais que seriam naturalmente jogados fora é um dos principais desafios de nosso mundo moderno.

Graças a habilidosos artesãos espalhados em todo o mundo, as artes manuais transformaram-se em importantes aliadas para criar lindos objetos, tendo como principal matéria-prima os materiais recicláveis, que podem ser usados tanto para decorar, como para servir como utilidades domésticas.

Reciclar e Decorar

Reciclar e Decorar

Em tempos ecologicamente corretos, reciclar e decorar estão mais do que na moda. Tanto que muitos arquitetos e decoradores apostam na tendência de utilizar produtos ecologicamente sustentáveis na decoração de residências e escritórios.

E para isso, a tendência na decoração mundial é investir em projetos compostos por materiais recicláveis, desde os móveis feitos com madeira de demolição, como os lustres e abajures confeccionados com garrafas PET ou copos descartáveis, bem como vasos decorativos feitos com o reaproveitamento de garrafas de vidro, de vinho ou cerveja.

Com um pouco de tempo, você também pode deixar a sua casa mais bonita e moderna, por meio de uma decoração feita com materiais recicláveis. Trata-se de uma excelente alternativa para deixar o seu lar digno de capa de revista de decoração, tudo sem gastar muito.

Reciclar e Decorar

Reciclar e Decorar

E para tirar ideias geniais e originais para decorar a sua casa com materiais recicláveis, existem inúmeros blogs especializados em artesanatos, que utilizam como matéria-prima aquilo que seria jogado fora, como garrafas plásticas, copinhos plásticos, rolhas de cortiça, papelão, entre muitos outros.

E um dos blogs especializados que serve de grande fonte de inspiração é o Reciclar e Decorar, da artesã Fabiana Tardochi. Formada em Estudos Sociais, ela mudou-se aos 27 anos do bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), para viver em Piracicaba, Interior do Estado, com o marido e filhos.

Com a mudança para Piracicaba, Fabiana resolveu dedicar-se à família e as artes manuais, elaboradas principalmente com materiais recicláveis. Trata-se de uma excelente opção de consulta para os noivos que pretendem decorar a casa nova sem gastar muito, já que normalmente estão com o orçamento apertado com as inúmeras despesas do casamento.

Reciclar e Decorar

Reciclar e Decorar

Praticamente tudo o que imaginaríamos que não teria outro fim a não ser o lixo, ganha uma nova cara e funcionalidade nas mãos de Fabiana. Aros de bicicleta usados, por exemplo, transformam-se em lindas mandalas com linhas que servem de enfeite para as paredes.

Até mesmo cabos de vassoura quebrados ganham uma nova utilidade com a criatividade da artesã, já são transformados em lindos quadrinhos para enfeitar quartos e salas. As latinhas de alumínio de refrigerante e cerveja viram lindas flores, que podem servir de ornamento para quadros e móveis.

Enfim, você poderá renovar totalmente a sua casa, sem gastar quase nada. Confira o passo a passo desses trabalhos citados neste artigo e muito mais no endereço do blog Reciclar e Decorar: http://www.reciclaredecorar.com/p/sobre-o-blog.html


Categoria(s) do artigo:
Enfeites

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • É com imenso prazer que encontro esse artigo que diz respeito a mim e aos meu ReD.
    Obrigada pela linda matéria!
    Acompanho o Cultura Mix no Facebook e me serve sempre de grande fonte de inspiração.
    Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido.

    Um abraço

    Fabiana Tardochi

    Fabiana Tardochi 27 de janeiro de 2014 13:36 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *