Projetos Patchwork

Patchwork é uma espécie de trabalho artesanal feito com retalhos de tecidos, unindo panos de diferentes formatos, texturas e estampas para montar uma nova superfície decorativa. Embora seja uma técnica relativamente fácil de aprender, principalmente para quem já tem experiência com costura, é preciso preparar com antecedência e seguir um projeto, ou molde, para não se perder. Porém, a dificuldade para quem costuma fazer muitos trabalhos em patchwork, e inclusive aproveita para vender algumas peças em feiras ou em lojas, é fazer peças diferentes e únicas. Para isso, é preciso ter vários projetos à disposição, já que o artesanato exige muita criatividade e peças diferenciadas.

Projetos Patchwork

Projetos Patchwork

Os projetos são os moldes nos quais os artesãos se baseiam para montar o patchwork. Eles podem ser elaborados de forma mais simples, como um caderno com folhas quadriculadas, até uma apostila para profissionais. Esses projetos são necessários para que o artesão tenha ideia de outros formatos em que podem ser feitas as costuras de retalhos, para criar unidades praticamente exclusivas. Esses trabalhos podem enfeitar cortinas, bolsas, acolchoados, roupas e até acessórios menores, como agendas e cadernos.

Alguns blogs na internet, com o objetivo de compartilhar ensinamentos sobre essa arte, já estão especializados em publicar projetos de patchwork gratuitamente, para que outros artesãos também tenham acesso e utilizem-nos. Um exemplo é o blog Artes da Silvana (www.artesdasilvana.blogspot.com), que se dedica a coletar projetos grátis aos leitores. Outra opção é o site da Laura Daleck (www.lauradaleck.com.br). Todo mês ela disponibiliza na internet um projeto de patchwork para os leitores fazerem download e aplicarem em seu próprio artesanato.

Projetos Patchwork

Projetos Patchwork

A Confraria do Patchwork (www.confrariadopatchwork.blogspot.com), projeto realizado por Marlene Bernd e Mônica Hering, é um dos sites mais famosos relacionados a esta forma de artesanato, bastante acessado por quem é fã da arte. Além de conhecer alguns projetos novos e originais, você tem a oportunidade de acessar uma lista completa de sites que tratam do tema.

Em feirinhas de artesanato é fácil encontrar profissionais especialistas em patchwork. Uma opção, para quem é apaixonado pela arte, é aproveitar o produto adquirido e retirar o modelo para criar novas peças com outras variações, mudando as cores e os tecidos.

Projetos Patchwork

Projetos Patchwork

Umas das novidades mais legais em relação aos patchworks é um programa que monta sozinho os projetos. Basta acessar o site Eletric Quilt (www.electricquilt.com), procurar pelo programa EQ7 e se deparar com uma infinidade de projetos para testar nos seus artesanatos. O sistema é chamado de Quilt Design Software e já existe em várias versões.

Em outros países a técnica também é famosa e rende espaço em blogs e sites, inclusive para disponibilizar os projetos de patchwork. No site Free Quilt Patterns (www.freequiltpatterns.info) são inúmeras as opções para reaproveitar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>