Enfeites De Papel Machê: Como Fazer

Se você gosta de artesanato e está querendo ganhar um dinheiro extra, o papel machê pode ser uma boa opção, porque ele é lucrativo, com ele dá para fazer coisas lindas e ainda por cima, é um material barato. Econômico simplesmente porque a base da matéria-prima é papel velho, papel usado, serve até mesmo jornal. Você só gasta mesmo para fazer a cola, mesmo assim, é tudo bem baratinho.

Os enfeites feitos com papel machê ficam muito parecidos com aqueles que compramos na loja feitos em resina. E para fazer coisas lindas você vai precisar somente de formas de acetato, que podem ser as mesmas que compramos para fazer sabonetes ou chocolates divertidos.

O legal dos enfeites de papel machê é que eles podem ser usados em várias partes da casa, lógico, fazendo parte da decoração. Usando a criatividade, eles podem ter mil e uma utilidades, como se transformarem em puxadores, ganharem um espaço de destaque na sala ou até mesmo, fazer lembranças ou enfeites para festas. Tudo depende de quanto você use a sua imaginação. Mas, pode apostar, dá para fazer muita coisa mesmo e tudo bem legal para sua casa.

Mas, antes de pensar em fazer qualquer coisa com o papel machê, obviamente, você precisa da matéria-prima. E neste caso, não estamos falando de uma matéria-prima que se compra na loja, o que faz desse tipo de artesanato ainda mais interessante. Você começa trabalhar manualmente desde do momento em que prepara o material para fazer os enfeites. Então, vamos ao primeiro passo, aprender como fazer o papel machê!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=AG0hClmFvBg[/youtube]

Receita Da Massa De Papel Machê:

Essa receita de massa de papel machê é bem simples e ela é feita com o papel moído. Quem tem experiência com artesanato, recomenda que quanto mais picadinho estiver o papel, melhor será para trabalhar com ele depois. Além do papel bem picadinho, você vai precisar de vinagre e cola de polvilho azedo.

Se você acrescentar os ingredientes e moer bem o papel, pode ter certeza que terá uma massa ótima que será mais fácil de manuseá-la e por isso, poderá fazer uma variedade maior de enfeites.

Outra vantagem essa receita de papel machê é que ela pode ser conservada na geladeira durante 1 semana e nesse período ela não perderá a consistência que é necessária para trabalhar com ela posteriormente. Porém, passada uma semana, é melhor jogá-la fora porque ela vai perdendo o “contato”, isto é, ela não será tão boa para trabalhar, mesmo que não estragando. Porque uma vez bem embalada é difícil que a massa de papel machê estrague. 

Veja a Receita De Papel Machê Dividida Em Etapas!

Anote a receita para fazer a cola: 500 ml de água que deve ser misturada com 5 colheres (de sopa) de polvilho e mais 3 colheres (de sopa de vinagre). Depois de misturar todos os 3 ingredientes muito bem, você deve levar ao fogo brando e ir mexendo muito bem até que a massa fique transparente. Reserve e vamos preparar a massa do papel machê.

Aprenda a fazer a massa do papel machê: coloque o papel moído em uma bacia grande com meio copo de um desinfetante qualquer e em seguida, acrescente a cola, que deve estar ainda morna. Considere as seguintes medidas, uma bacia média cheia de papel moído e a água em quantidade de 3 vezes, cerca 500 ml. Porém, observe que quando o papel está somente seco, a medida é essa, porém caso ele já tenha sido umedecido, a quantidade de água deverá ser reduzida. Para não errar, o melhor mesmo é ir colocando aos poucos a cola na bacia junto com o papel picadinho.

Mas, não se preocupe, se por acaso você percebe que a quantidade de papel foi exagerada, então, faça mais cola e coloque na massa. Não tem o menor problema que seja colocada depois no que já está pronto.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KxuOG5a8S84[/youtube]

Dicas Para Fazer a Massa De Papel Machê

Não é só a receita que é importante para fazer um papel machê fácil de trabalhar depois, é o modo como você trabalha a massa também faz a diferença. É necessário ir amassando bem e ir sovando ao mesmo tempo. Você só pode parar de trabalhar com ela, isto é, dizer que está pronta, depois que a textura da massa for exatamente como a de um pão. O melhor lugar para fazer isso é sobre uma mesa, mas não esqueça que ela deverá ser coberta com um plástico.

Uma vez que a sua massa de papel machê estiver pronta, envolva ela imediatamente num plástico para que a umidade não se perca. 

Dicas Para Fazer Os Enfeites De Papel Machê!

  • Comece escolhendo as formas para fazer os enfeites que te interessam. Com elas a forma será perfeita, mas você também pode trabalhar manualmente sem ajuda de uma delas.
  • Depois  unte as formas com óleo ou se preferir, use vaselina.
  • Em seguida, coloque um pouco de massa dentro da forma, faça isso apertando bem, para que a peça saia perfeita.
  • Depois de colocar a massa na forma, coloque-a no congelador ou freezer e deixe por 30 minutos.
  • Passado o tempo, retire da geladeira e já pode tirar a peça de dentro da forminha, coloque no sol para secar.
  • O tempo que as suas peças de papel machê levam para secar varia de acordo com tamanho, normalmente, são necessários 3 dias para aqueles enfeites pequenos.
  • Para o acabamento do seu enfeite de papel machê, você pode usar dois tipos de tintas, a acrílica e a de PVA e para deixá-lo ainda mais bonito, aplique o acabamento de verniz.
  • Procure fazer peças coloridas e de vários tamanhos. O papel machê te dá a possibilidade de soltar a sua criatividade. Quanto mais você experimenta, mas pode aprender a fazer coisas muito interessantes, inclusive, os enfeites para festas de aniversário e muito mais. Experimente!

É muito simples trabalhar com o papel machê e dá para fazer muitos enfeites legais, sem falar que é um material sustentável, que ajuda na preservação do meio ambiente, reciclando papéis usados. Se você usa um papel pela segunda vez está evitando que novas árvores sejam podadas. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Enfeites

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *