Decoração de Festa Junina

Festa Junina

Junho é o mês das festas juninas, quando há arraiás mais frequentes entre os dias 20 e 30 desse mês. Festa a qual existe valorização nas tradições na montagem da festa e também, expressando da melhor forma possível os traços culturais. Comidas típicas, danças, brincadeiras, são detalhes que não podem faltar na festa de São João.

Apesar da Festa de São João, ou a famosa, Festa Junina, ter fortes raízes no Brasil, não foi aqui que ela surgiu. Foi na Europa que esse evento começou a ganhar o seu formato e tinha as crenças pagãs como essência. Não levou muito tempo para que a Festa de São João populariza-se por todo Norte da Europa, no tempo da Idade Média ainda.

Festa Junina

Festa Junina

A Festa de São João no Brasil, ganhou identidade própria, onde passou a valorizar os aspectos da cultura popular, principalmente a do nordeste. Essas comemorações, em louvor aos principais santos portugueses foram unidas aos costumes dos povos afro-brasileiro e indígenas, dando origem sem duvida a uma festa junina multicultural.

Atualmente o dia de São João é comemorado em todas as regiões do Brasil, de modo que cada estado possui as próprias características para montar a festa, mas não deixando de lado as tradições próprias da festa. Um dos principais elementos, principais características da festa junina, é a decoração, pois é através dela que p cenário e mudado, transformado em uma atmosfera caipira, como manda a tradição. Sendo assim, vamos dar várias dicas de como decorar uma festa junina, para você deixar a festa muito mais linda, com uma decoração bem elaborada e caprichada.

Como Decorar Festa Junina?

Existem várias maneiras de você decorar o seu arraia, porém antes de você sair começando a decoração, é preciso que você verifique o espaço que acontecerá a festa. Pois uma decoração ao ar livre, por exemplo, em uma chácara, não é a mesma para uma em um salão todo fechado.

De um modo geral, uma festa junina precisa de ilustrações temáticas, muita cor e elementos que já são considerados tradicionais do arraia. As famosas barraquinhas com comidas típicas, precisam estar bem distribuídas no espaço onde será realizado a festa, de modo que permita a circulação das pessoas. São essenciais também, espaços para pontos de brincadeira e apresentação de danças. É importante incorporar alguns elementos, quando for decorar a festa junina, que faça lembrar o mundo caipira, ou melhor, o estilo de vida do campo.

Imagem de Amostra do You Tube

 - Muita Cor

O colorido que deve conter na festa Junina, pode estar presente em vários elementos como, as diversas bandeirinhas, balões pendentes, peças revestidas com retalhos de pano, barraquinhas, centros das mesas, e por fim o figurino dos convidados.

- Bandeirinhas e Balões

Para fazer os balões e as bandeirinhas, usa-se normalmente papel seda em diversas cores. Quando essas peças ficam prontas, elas são penduradas em barbantes e passam a ser a principal decoração suspensa da festa junina.

- Barraquinhas

As barraquinhas de come e bebes agradam os convidados com os seus sabores, com pratos como pamonha, bolo de milho, curau, milho cozido, pé de moleque, pipoca, quentão, vinho quente e muito mais. É fundamental também a existência de barraquinhas de brincadeiras, jogos. Onde pode ocorrer pescaria, jogo da argola, boca do palhaço, pau de sebo, corrida de sacos entre outras.

Quando se trata da decoração das barraquinhas, você pode deve invocar o estilo rústico, usando lona e palha.

- Músicas

As músicas não podem faltar, mas aquelas que são ideais para o evento.

As ideias de decoração para festa junina valorizam os retalhos de pano e a palha procurando deixar a festa com um visual robusto, típico do campo e aconchegante. É possível escolher alguns espaços de onde acontecerá a festa, onde você possa decorar com cestas de vime, enfeites de patchwork, toalhas xadrez, gamelas cheias de milho verde, espantalhos, fogueira, panelas de ferro, chapéus de palha e diversos outros elementos. Quando adicionadas de maneira adequadas, as frutas e legumes, eles contribuem para a decoração do cenário de São João.

É legal ter mais de uma barraca na festa junina, pois assim fica mais fácil a divisão de comes e beber, e há mais decoração para a sua festa. Você pode decorar as barraquinhas também, com as bandeirinhas, balões. O ideal é que as pessoas que estarão servindo nas barraquinhas devem estar vestida a caráter, como manda o figurino.

O Que Vestir Para Festa Junina?

Para você que foi convido pra uma festa junina, ou vai em uma, e ainda não decidiu o que vestir e como se  arrumar, vamos dar algumas dicas para você arrasar!

- Homens: Para os homens não há muita opção, ou ele é um caipira ou é o noivo. Porém, mesmo sendo um dos dois, há como fazer um look diferente. O que pode dar um toque especial no visual é o seu próprio estilo.

Um look mais tradicional: camisa xadrez, chapéu de palha, calça jeans, cinto e uma botina. As cores de todos os elementos ficam ao seu critério, mas á dica é ousar, nada de combinar as cores. Você pode pintar alguns dentes e fazer um bigodinho, pois ajuda bastante a dar uma aparência mais cômica.

Um look mais original: completar o look com uma gravata meio frouxa e um blazer customizado. Também tem a flor na lapela e a calça rasgada.

Trajes Típicos

Trajes Típicos

- Mulheres: Para as mulheres existem muito mais opções.

Para um estilo mais clássico: o ideal é usar um vestido de caipira bem armado, estampado e colorido. Muitas sardas no rosto, duas marias-chiquinhas no cabelo e uma bota de cano curto nos pé. A maquiagem deve ser forte e com cores bem alegres. Como o cabelo já esta arrumado, o chapéu de palha é dispensável.

Noiva o vestido deve ser branco, cheios de retalhos coloridos para dar vida ao vestido. Deve haver uma grinalda bem armada, e não pode faltar a maquiagem que também deve ser marcante. A noiva pode cachear o cabelo, manter as trancinhas ou colocar um arquinho. As pintinhas são indispensáveis e as flores.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>