Como Fazer Artesanato com Canudinhos

A prática do artesanato faz uso dos mais variados materiais, desde os mais comuns e acessíveis, até os mais inusitados, especialmente aqueles que são disponibilizados através da reciclagem de produtos. A imaginação é o que faz a diferença quando se trata de artesanato e da beleza e das peças, aliados ao bom senso e ainda ao cuidado extremo com os trabalhos, especialmente na fase do acabamento.

A reciclagem faz uso de materiais diferentes, passando dos enormes aviões até as pequeninas meias, daquelas que criam produtos extremamente uteis, até as que montam coisas que não possuem utilidade alguma. E para incrementar ainda mais essa lista de utilidades e não inutilidades, vamos falar sobre os famosos canudinhos de plástico, que são jogados aos montes pode aí, e ainda que sejam novos, podem ser adquiridos a preços bem baixos, o que proporciona um custo baixo aos artesanatos e os utilizam como matéria prima.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1iujGP83wO4[/youtube]

Nesse post vamos apresentar diversos objetos bonitos e bastante artísticos fabricados com o uso desse tubo pequeno de plástico que, quando descartado na natureza causa uma tremenda poluição. Se formos levar em consideração os números, cerca de 12 milhões de canudinhos plástico são jogados no lixo todos os dias, isso daria para formar montanhas e montanhas do produto.

Canudinhos em Números

Vamos pensar numa situação bastante simples, uma lanchonete famosa de fast food pode chegar a vender até 200 lanches por segundo, em todo o mundo, se no mínimo 70% das pessoas também comprarem o refrigerante, teremos a quantia de 140 canudinhos por segundo, o que, em apenas um dia formarão a quantia de 12.096.000 de canudos, se somarmos durante o mês todos são aproximadamente 362.880.000 canudos jogados no lixo.                 Os canudinhos são fabricados a partir do uso de polietileno ou polipropileno, que são itens que podem passar pelo processo de reciclagem, e a partir deles pode ser feita uma enorme quantidade de objetos diferentes e interessantes, tais como abajures, lustres, ou ainda uma enormidade de peças decorativas.

O Artesanato com Canudinho

Há diversas formas de se usar os canudinhos, e todas elas são bem corretas, retirando da natureza itens poluentes, e fazendo com os mesmos itens decorativos bastante bonitos e diferenciados, que podem ser aplicados em diversas situações.

Os enfeites de casa são peças que sempre chamam a atenção em qualquer tipo de decoração, então, quanto mais diferentes e bonitos forem, mas a casa estará bem apresentável para receber as visitas. Então, para ajudar as donas de casa a manterem seu lar sempre bonito, vamos deixar logo abaixo várias dicas de artesanato que usam os canudinhos como matéria prima.

Artesanato com Canudinho

Materiais a Serem Usados

  • 01 vaso de vidro ou barro ou um frasco de vidro
  • 01 metro de fita decorativa colorida, com motivos e cores de acordo com seu gosto
  • 01 tesoura
  • 01 banda elástica
  • 01 pacote de canudinho colorido ou canudos de reciclagem, todos bem limpos e secos.

Passo a Passo

Este tipo de artesanato que vamos ensinar é bem simples e fácil de ser feito, além disso, não tem um custo alto.

A primeira coisa a se fazer é medir a altura do vaso e fazer o corte dos canudinhos usando como base a medida do recipiente. Depois de feito isso, ponha a banda elástica em volta do vaso e disponha os canudinhos entre o vaso ou frasco e a banda.

Nesta hora o principal item é a criatividade, já que você poderá brincar com as cores dos canudos, formando desenhos interessantes, diferentes e divertidos, usando as cores que mais combinem com o restante da decoração da casa.

Assim que os canudinhos estejam todos bem arrumados, passe a fita por cima da banda elástica, e com isso esconda a mesma, deixando a peça com um acabamento mais bonito, segure tudo fazendo um bonito laço, mas antes aperte muito bem os canudos, senão, ao menor movimento eles irão se soltar um a um.

Esse enfeite pode ser facilmente usado numa sala de jantar ou estar, deixando o ambiente mais alegre e diferente, além disso, você ainda contribuiu com a natureza.

Porém, ainda há outra opção que pode ser levada em consideração, se você quiser deixar os canudos permanentemente fixados no jarro ou no vaso, basta colar os canudos no recipiente usando a cola quente.

Tome bastante cuidado para que a cola quente não escorra nem fique grossa demais em um só lado, deixando a peça com um visual desleixado.

Decoração de Presentes Usando o Canudinho

Depois que você pegar o jeito para executar essa ideia legal, poderá usar a mesma técnica para decorar os mais variados pacotes e ainda se arriscar na decoração de vasos e arranjos de flores.

Material Necessário

  • Para fazer essa decoração você irá precisar de canudinhos, de fita larga para enfeitar e ainda 01 rolo de fita adesiva. A dica é que você pode usar várias cores de fita.
  • 01 Tesoura

Passo a Passo

A primeira a coisa a se fazer é enrolar a fita de enfeite em volta do canudo, de maneira bem sinuosa, fazendo com que fique um pequeno espaço em cada volta. As pontas devem ser colada a partir do uso da fita adesiva, porém, deixe descoberto fora da fita aproximadamente 03 cm, esse espaço deve estar antes de chegar na ponta do canudinho.

Sobrará uma ponta de fita de enfeite, cole-a dentro do canudinho.

Logo depois, usando a tesoura, vá cortando entre os rolamentos, porém tendo como base uma linha da fita de presente.

O canudinho será separado em duas partes.

Faça a mesma coisa em mais dois canudos.

Agora, corte algo como se fosse uma franja na ponta, aquela mesma que ficou descoberta pela fita. Tenha bastante cuidado nesta fase, para que não corte por completo o canudo.

Com a mão, estique as tirinhas, trazendo-as para fora, não se esquecendo de nenhum dos fios da franja.

Agora, o último passo é organizar os canudos diretamente no pacote de presente. Para isso você poderá usar quantas cores forem necessárias, inclusive dourado ou prateado.

Para maiores informações quanto o passo a passo, acesse o site abaixo e veja tudo a partir de fotos, aproveite!

http://www.oartesanato.com/728/como-decorar-presentes-com-canudos-de-plastico

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Enfeites

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ODOREI O QUE VC FAZ É UMA OBRA DE ARTES MUITO INTERESSANTE QUERO APRENDER

    IRISDALVA 24 de Fevereiro de 2014 14:20 Responder
  • muito lindo, adorei

    maria iracema 14 de Março de 2014 13:17 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *