Chilum em Artesanato

Cada povo que habita nosso imenso planeta, seja ele civilizado ou não, tem sua própria crença, vivência pessoal, e isso o faz agir desta ou daquela maneira, e acreditar em suas representações.

As impressões religiosas desses povos ficam diretamente impressas em sua cultura, através de dança, música, comportamento e também nos objetos usados em seus ritos religiosos. Todos feitos de maneira artesanal, pois cada deixa uma parte de si naquela peça que cria.

Chillum em Artesanato

Chillum em Artesanato

O povo indiano tem sua religiosidade baseada na crença em vários deuses, cada um responsável por uma parte das coisas da vida. Para fazerem suas orações e pedidos a esses deuses, eles usam o artesanato e criam o Chilum.

Chilum é uma peça de artesanato Indiano, em forma de cone, fabricado em pedra ou cerâmica, cujo tamanho, comprimento e desenhos variam de acordo com quem o cria, utilizado como uma espécie de cachimbo para se fumar o haxixe, popularmente chamado de Maconha, na Índia é também conhecido por Charas.

Chillum em Artesanato

Chillum em Artesanato

Cada Chilum tem um desenho diferente impresso em sua fabricação, pois depende muito de quem o faz, pois em alguns são talhados figura de elefantes e outros elementos da fauna indiana, folhas de árvores típicas da região, outros ainda vêm com entalhes de cobras, todos muito bem trabalhados. Nos mercados indianos há vários lugares que vendem o Chilum, alguns são feitos em vidros, madeira, e servem até como peça decorativa.

Para se fumar usando o Chilum, colocam a erva na parte mais larga do cone, para depois ser aspirada pelas pessoas durante o ritual, que é dedicado à adoração do deus Shiva, tido como o Transformador ou Destruidor, entidade Hindu que se une a Brahma e Vishnu na Trimurti Indiana, e normalmente é feito por homens que são considerados santos.

Chillum em Artesanato

Chillum em Artesanato

Os Shadus, depois disso, entram em transe e sofrem diversas alucinações, o que, de certa forma, aumenta a popularidade deles, já que muitos povos não sabem do poder alucinógeno da maconha, e por falta de conhecimento o atribuem aos deuses.

Na hora de usar o Chilum, os homens o colocam na posição vertical, certamente para ficar mais fácil de tragar, e em sua ponta, naquela que vai diretamente à boca, é colocado um pedaço de tecido, para fazer a vez do filtro no cigarro, assim, os Shadus não queimam seus lábios na hora de fumar o haxixe.

O uso e a fabricação do Chilum estão ligados de forma direta à religião do Shivaismo. Atualmente o Chilum não é só utilizado pelos Shadus na Índia, mas também por muitas outras pessoas que utilizam a maconha, mesmo sabendo do dano que pode acarretar ao cérebro e suas conexões, sem ter qualquer ligação religiosa com o Shivaísmo e suas caracterizações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Enfeites

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *