Decoupage em Caixa de Papelão

Artesanato é quase como um vício, depois que aprendemos uma das inumeras técnicas que existe não conseguimos mais parar e estamos sempre querendo experimentar as novas técnicas que surgem, exatamente como o viciado que sempre quer a droga mais forte.

Técnicas de Artesanato

Para quem já conhece e já experimentou várias técnicas de artesanato, com certeza sabe que aquelas que dão maior prazer são aquelas que permitem maior liberdade de criação, e [é o que acontece coma  decoupage, que associando pintura com colagens, permite ao artesão inumeras possibilidades de criação.

Artesanato em Caixa de Papelão

Artesanato em Caixa de Papelão

Decoupage com Caixas de Sapato

As caixas de sapato são ótimas para fazer decoupage, especialmente aquelas em que a tampa é presa na mesma peça, ou seja, a tampa não sai fora, só levanta. Pode-se usar caixas de todos os tamanhos, desde sapatos de crianças até caixas de botas. Então antes de começar a fazer a découpage deve-se pensar nas caixas e na função que vão ter e o espaço que vão ocupar, e que tal a idéia de fazer um conjunto de caixas coordenadas de tamanhos diferentes, como um conjunto de malas? Então primeiro escolha as caixas e a padronagem que deseja para as caixas. No exemplo que vamos dar vamos usar um fiundo claro e figuras de flores envelhecidas.

Caixa Pintada a Mão

Caixa Pintada a Mão

Material para o Conjunto de Caixas

3 caixas de sapato de tamanhos diferentes, tinta plástica ou PVA nas cores marrom, marfim e branca, figuras de acordo com seu gosto pessoal, pincéis, cola branca, barbante, cola quente e cola branca, e 3 puxados de gaveta iguais mas de três tamanhos diferentes, compatíveis com as caixas.

Como Fazer a Découpage nas Caixas Passo a Passo

Primeiro passe um pano seco nas três caixas, tirando qualquer resquício de pó ou sujeira. Depois separe a tinta branca e passe uma demão em cada uma das três caixas e espere secar por 15 minutos.

Decoupage em Caixa de Papelão

Decoupage em Caixa de Papelão

Depois, com a tinta marfim passe mais duas demãos de tinta nas três caixas, dando um intervalo de 15 minutos entre uma e outra demão. Enquanto espera secar a última demão, recorte as figuras que escolheu e faça um esboço de como vai dispô-las nas caixas. O ideal é que elas sigam o mesmo esquema para dar a ideia de conjunto. Então agora comece a colar as figuras nas caixas, espalhe cola branca em toda a parte inferior da figura com um pincel e cole nas caixas. Depois de terminadas as colagens façam o arremate nas figuras com a tinta marrom, esse arremate pode ser em forma de alinhavo ou sombreado, fazendo com que pareça que a figura faça parte da pintura. Depois de tudo seco coloque os puxadores nas três caixas de acordo com seus tamanhos. Pronto, estão prontas as caixas que formam um belo conjunto, e que podem ser uma excelente idéia para presentear alguém especial neste natal.

3 comentários

  1. Bom dia,fiquei encantada com a última caixa,a da onça!!!.Vc colocou quardanapo p/ decoupagem,ou recortou alguma figura de outro lugar?.Gostaria de saber em meu e-mail,se vc puder é claro,me passaressa informação e como finalizou a mesma com esse brilho,foi verniz spray?.Aguardo contato e obrigada!.

    OBS:Estou querendo fazer um quadro legal com caixa de sapato e formar uma tela,já as uni,agora não sei se coloco jornal com cola pra dar mais firmaesa!.Se vc puder me dar uma dica,ficaria muita agradecida!!!.Obrigada!.

  2. Ola fiquei muito encantada com todas mais gostei muito mesmo foi da primeira,te dou os parabens por estas belesuras bom trabalho e que vc conciga continuar isso

  3. Teresinha Corrêa da Rocha

    lindas as caxinha parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>