Decoupage Como Fazer

Caixinhas em MDF pintadas e com desenhos de guardanapos aplicados em sua superfície pelo método de Decoupage tornaram-se uma verdadeira mania no ramo do artesanato nos últimos anos.

Trata-se de uma excelente alternativa para os artesãos que não têm tanta habilidade em elaborar desenhos, já que não é preciso desenhar nada nas caixinhas, basta apenas escolher o desenho estampado em guardanapos especiais, adesivos, e até mesmo, estampadas nas revistas, para se fazer uma linda peça.

Decoupage Como Fazer

Decoupage Como Fazer

Essa técnica de colagem de figuras na madeira fica tão perfeita que parece até mesmo que os desenhos foram elaborados à mão, diretamente na peça. Fazer Decoupage em peças de madeira em MDF é muito fácil e não requer habilidade, sem falar de que os produtos são fáceis de encontrar e com preços bem acessíveis.

Excelente alternativa para servir de embalagem de presente, como um porta-joias, porta-bijuterias, porta- remédios, para guardar fotos e documentos, as caixas de madeira em MDF podem servir de alternativas charmosas para decorar os mais variados ambientes, desde a sala de estar como a cozinha e quartos, servindo de excelente opção para presentear pessoas de todas as idades e ambos os sexos.

Independentemente da cor e desenhos escolhidos, a técnica da Decoupage é sempre a mesma: além da peça em MDF escolhida, você deverá preparar uma mesa de trabalho, de preferência forrada com plástico para não manchá-la, bem como contar com uma base acrílica para artesanato, que é o primeiro produto que deve ser aplicado na superfície da peça.

Decoupage Como Fazer

Decoupage Como Fazer

Primeiro deve ser aplicada com um pincel, uma camada de tinta base acrílica para artesanato, em toda a peça. Para deixar a superfície mais uniforme, passe em seguida um rolinho de espuma pequeno.

Depois de aplicar a tinta base acrílica em toda a peça, deixe-a secar por pelo menos três horas, para passar a tinta acrílica ou PVA na cor de sua preferência. Aplique da mesma maneira do que foi feito com a base: passe primeiro a tinta com o pincel e em seguida, passe o rolinho de espuma para deixar a superfície uniforme. Caso seja necessário, aplique mais uma demão da tinta acrílica ou PVA. Importante lembrar de que também se deve pintar a parte interior da peça.

Decoupage Como Fazer

Decoupage Como Fazer

Assim que a peça estiver completamente seca, chega o momento de aplicar o papel para Decoupage. Primeiro deve-se medir corretamente o seu tamanho, e colar o papel na superfície desejada com cola branca, procurando deixá-lo completamente esticado, para evitar a formação de bolhas de ar.

Depois de colar o papel por toda a superfície, deixe a peça secar por duas horas, para que posteriormente seja aplicada uma demão de goma laca para dar o acabamento e impermeabilizar a peça.

Confira o passo a passo para fazer um trabalho básico de Decoupage no site da Revista Artesanato: http://www.revistaartesanato.com.br/decoupage-2/como-fazer-decoupage-mdf-passo-a-passo/08

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>