Conheça as Técnicas de Decoupagem e Policromia

A decoração de objetos é bastante comum entre os brasileiros, principalmente dentro de nossa residência, onde sempre procuramos fazer a decoração da melhor forma possível. Na maioria das vezes, algumas técnicas também podem ajudar bastante, porém, algumas dessas técnicas são bastante conhecidas, e outras, nem tanto.

Esse é o caso da decoupagem, sistema de decoração criado na Itália que tem por finalidade decorar um determinado objeto com papel impresso ou tecido, fazendo com que esse objeto se torne uma tela ou porta retrato. Mesmo sendo uma técnica muito antiga, a maioria das pessoas não sabe como funciona e também não entende como pode ser feita.

Decoupage

Decoupage

Em relação à policromia, trata-se de um sistema de mistura de cores, a mistura dessas cores criam uma determinada harmonia que por sua vez pode ser aplicado diretamente à decoupagem, oferecendo as cores como base para aplicação do papel ou tecido. O sistema de cromia é bastante comum de ser visto em impressoras de computador, que consiste em quatro cores base que conseguem criar todas as outras cores impressas; essas quatro cores são: cyan, magenta, amarelo e preto, e com essas quatro cores a impressora consegue imprimir várias imagens com desenhos e cores totalmente diferenciadas.

Decoupagem + Policromia – Como Fazer

Para começarmos a fazer a decoupagem com policromia, será necessário ter em mãos alguns itens:

  • 4 pincéis número 22
  • 1 pincel rústico número 815
  • 1 pincel para verniz (pincel simples e de preferência macio)
  • 1 pincel chanfrado número 12
  • Guardanapo para decoupagem (lembre-se de escolher o desenho que mais lhe agrada)

Imagem de Amostra do You Tube

DICA: Ao adquirir o guardanapo que você queira utilizar, uma dica interessante é levar em consideração as cores base que formam o desenho, através dessas cores devem ser compradas as tintas para que seja feito o sistema de policromia, lembrando sempre que as cores envolvidas também precisam estar na imagem, caso contrário a policromia não ficará totalmente perfeita.

Também será necessário ter em mãos:

  • Uma espátula
  • Celofane
  • Uma placa de MDF

Lembrando que essa placa pode ter o desenho conforme as suas necessidades. Existem empresas especializadas que cortam o MDF do formato que você desejar, por isso não há dificuldades. Com todos os produtos em mãos, leve-os para uma mesa ampla, visando dessa forma facilitar o manuseio de todos equipamentos e produtos, lembrando sempre que na falta de um produto, o mesmo não pode ser substituído, por isso procure sempre os melhores produtos e não deixe faltar nenhum deles.

Passo a Passo

Com o MDF em mãos, pegue o pincel e faça uma boa camada de branco, lembrando que o branco irá fazer o papel de realçar as cores, por isso, ter o branco em nível padrão no MDF é com certeza a melhor forma de manter o contraste, pois um lado muito fraco de branco e outro muito forte pode fazer com que sua decoupagem não saia com tanta qualidade. Passando uma base de branco é necessário deixar secar bem para que seja possível trabalhar as outras cores, nesse caso deixe a peça de MDF secando por alguns minutos ao sol.

Com uma lixa d’água faça o movimento circular, tirando o “grosso” da tinta, lembrando sempre que não é necessário lixar forte, para que não cause problemas na pintura. Pegue um pano comum e tire o pó que levanta conforme for lixando, essa limpeza é necessária para que a peça fique muito bem limpa e assim ofereça melhor aderência para as outras cores. Molhe as pontas dos pinceis para evitar que a tinta não seque tão rápido, pois a mistura de policromia só irá acontecer com a tinta ainda molhada, por isso é necessário umidificar os pincéis.

Imagem de Amostra do You Tube

Pegue as cores que estão vinculadas à imagem que você irá utilizar, passe pequenas pinceladas de forma aleatória em cima do branco, ou seja, pegue o pincel com a cor e comece a passar pequenos “traços”, visando dessa forma deixar espaço para todas as outras cores. Com as outras as cores siga também essas dicas para que seja possível fazer a policromia. Lembrando que as cores mais fortes devem ser aplicadas em pouca quantidade, pois elas podem facilmente predominar entre as cores mais claras, por isso, tome muito cuidado para que não haja problemas.

Criando a Policromia 

Com todas as cores devidamente aplicadas, umedeça novamente um novo pincel para que seja feito a mistura das cores, passe-o de forma horizontal, você irá perceber que todas as cores irão se unir. Com um pano, tire todo o excesso de tinta sempre que finalizar uma passada, pois caso não seja tirado o excesso, as cores não conseguirão manter o mesmo tom e isso irá refletir diretamente em sua decoupagem. Feito tudo corretamente, deve ser deixado o MDF secando novamente para que a tinta aplicada não corra o risco de sair, quando o guardanapo de decoupagem for aplicado.

Policromia

Policromia

Meça o tamanho do MDF e recorte o guardanapo de decoupagem, feito o recorte corretamente tire os plásticos que ficam no guardanapo, sendo de costume ficar dois plásticos. Retirando, você deve pegar o verniz e passar no MDF visando dessa forma oferecer uma base para colocar o guardanapo.

Antes que o verniz seque, pegue o guardanapo já recortado e com o plástico devidamente tirado e coloque em cima do MDF envernizado, nesse momento não aperte o guardanapo, utilizando pouca força para fazer com que o mesmo grude. Coloque o celofane em cima do guardanapo e agora sim, dê passadas fortes utilizando a espátula.

Agora, sua decoupagem acompanhada de policromia já está devidamente pronta, sendo preciso apenas fazer o acabamento ou colocar mais alguns itens, sendo que em alguns casos as pessoas querem montar um porta-chaves, sendo necessário aplicar os ganchos.

Lembrando que esse tipo de técnica também pode ser utilizado para funcionar como um porta-retratos, tudo irá depender do desenho que você escolheu ou da finalidade que você pretende utilizar o produto. Seguindo todos os passos corretamente você não encontrará problemas para conseguir fazer a sua decoupagem com aplicação de policromia em sua base.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>