Como Fazer Bandeja de Jornal com Decoupage

O artesanato conta com diversos tipos de técnicas para transformar e surpreender as pessoas que gostam de trabalhos manuais. Uma das técnicas que tem feito bastante sucesso nos últimos tempos é a Decoupage. Para quem gosta desse tipo de trabalho ou está começando a utilizar a técnica, vamos ensinar como fazer uma bela bandeja de jornal com Decoupage.

Imagem de Amostra do You Tube

O Que é Decoupage?

Antes de partirmos para o tutorial, é interessante esclarecer para todos o que é a técnica da Decoupage. Podemos definir de uma forma bem simples dizendo que se trata de uma técnica de cobrir uma superfície utilizando papéis como jornais, revistas ou qualquer outro tipo de papel, conferindo ao resultado final um aspecto de incrustação.O mais interessante é que se trata de uma técnica que pode transformar completamente uma peça e, em um primeiro olhar, você nem diz que se trata de um tipo de recorte e colagem.

Os resultados são realmente magníficos e dão as suas peças um visual mais original e interessante.Não gaste muito para ter peças incríveis e com um visual elegante, pois com essa técnica, você logo descobrirá que pode renovar as suas peças mais antigas e até mesmo fazer um trabalho para ter uma renda extra.

Tutorial de Como Fazer Canudos de Jornal

Imagem de Amostra do You Tube

Antes de começarmos a trabalhar na bandeja de jornal, é importante que tenhamos feitos os canudos de jornal que serão utilizados para fazer a base da peça. Por isso, decidimos fazer um tutorial especial de como fazer esses canudos para que não fiquem dúvidas.

Materiais Necessários:

  • Jornal
  • Cola branca
  • Palito de churrasco
  • Estilete

Como Fazer:

Passo 1: Pegue uma página dupla do jornal e dobre-a ao meio, porém, não da forma tradicional e sim no sentido de seu comprimento. Corte então ao meio com o estilete. Observe que temos duas tiras de jornal.

Passo 2: Repita o processo do passo 1 com as duas tiras já cortadas, de modo que as duas se tornem 4.

Passo 3: Para fazer os canudos, é necessário colocar sobre uma mesa uma das tiras de jornal esticada. Em seguida, encaixe a ponta do palito de churrasco na sua ponta e vá enrolando de modo que o palito esteja totalmente coberto pelo jornal. Enrole até que chegue no final da tira de jornal.

Passo 4: Quando terminar de enrolar a tira de jornal você deverá passar cola na ponta para fechar a cobertura do jornal em torno do palito de churrasco.

Você também pode fazer os canudos assim:

No caso de desejar canudos mais grossos, você também pode fazer de acordo com essas outras 4 formas.

Forma 1: Comece cortando a metade da folha de jornal ao meio. Em seguida, pegue um palito de churrasco e enrole no palito de forma que fique bem justo. Depois cole a ponta.

Forma 2: Pegue a metade de uma folha de jornal, dobre-a em três partes e corte nos vincos que se formaram. Use o palito de churrasco para modelar o canudo. Finalize com cola para fechar.

Forma 3: Use uma página dupla de jornal e enrole. Finalize aplicando cola.

Forma 4: Pegue uma folha de jornal e a dobre, faça um quadrado e depois corte. Enrole a folha e termine aplicando cola.

Agora você já pode fazer os seus canudos para a bandeja.

Tutorial da Bandeja de Jornal com Decoupage

Bandeja de Jornal com Decoupage

Bandeja de Jornal com Decoupage

Materiais Necessários:

  • Guardanapo para decoupage
  • Cola para decoupage,
  • Folhas de jornal
  • Cola branca
  • Tesoura
  • Estilete
  • Tinta para artesanato PVA
  • Pincel cerdas dura
  • verniz geral

Como Fazer:

Passo 1: Com os seus canudos já feitos (com a ajuda dos tutoriais acima), você deverá passar cola na ponta de um canudo e encaixar no outro.

Passo 2: Faça pressão no canudo com o polegar no sentido do comprimento para achatá-lo. Dessa forma, será mais fácil enrolar o canudo de forma a fazer a bandeja.

Passo 3: Nesse passo começaremos a fazer a base da peça e para isso, será necessário que você pegue os canudos que já achatou e modelou. Comece a enrolá-los de forma a fazer um disco. Vá repetindo esse processo até que se forme uma base do tamanho que você deseja para a sua bandeja.

Dica: Você deve ir modelando os canudos para que fiquem mais arredondados e assim, quando terminar, será necessário passar um pouco de cola na ponta dele para que se encaixe no outro.

Passo 4: Nesse passo vamos criar as alças da sua bandeja. Você deverá colar dois canudos um no outro. Depois de estarem unidos pela ponta formando um único canudo, enrole-os em formato de círculo. Você pode utilizar o cabo de um pincel para fazer isso. Faça 3 rodinhas dessas para cada lado da bandeja.

Passo 5: Agora começaremos a parte de acabamento da peça. Pinte as 06 rodinhas criadas para as alças com tinta PVA branca. Use o pincel de cerdas duras. Depois de passar essa camada de tinta branca para retirar aquele efeito de palavras do papel jornal, será necessário pintar com tinta PVA de outra cor. Fica a sua escolha a tonalidade.

Pinte também a base da bandeja da mesma forma, ou seja, primeiro com tinta PVA branca e depois com a tinta da tonalidade da sua preferência.

Passo 6: Agora, começará a etapa da Decoupage. Recorte a figura desejada e não esqueça de retirar as películas brancas do guardanapo.

Passo 7: Passe a cola de decoupage no local da bandeja em que você deseja aplicar a figura. Com um pincel próprio, coloque a peça sobre a base da bandeja e cole com cuidado.

Passo 8: Posicione um saco plástico sobre a figura recém-colada e com a ajuda de um paninho, alise-a. Faça isso sempre do centro para fora em todos os sentidos para evitar que sejam criadas aquelas bolhas de ar na imagem. Espere que seque durante alguns minutos antes de prosseguir.

Passo 9: As rodinhas que compõem as alças devem ser coladas nas laterais da bandeja com cola quente. Cole uma sobre a outra formando um local em que seja possível pegar, assim como uma alça.

Passo 10: Para que a peça fique impermeabilizada, é interessante aplicar verniz em toda a peça.

Aplicando Verniz

Aplicando Verniz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>