Tapete Oval Passo-a-Passo

O artesanato é sempre uma fonte inesgotável de imaginação, criatividade e do uso consciente de diversos tipos de materiais, entre eles os reciclados.

Muitas pessoas vivem da confecção de artesanato e sustentam suas famílias com o dinheiro que é fruto de suas próprias mãos.

Oval

Oval

Há diversas técnicas empregadas na confecção das peças, como o tricô, a bricolagem, o envelhecimento de móveis, e ainda o crochê, tão presente em nossa infância, já que muitas de nossas avós sabiam fazê-lo muito bem.

Muitas são as peças que podem ser feitas com o crochê, como tapetes, bolsas, vestidos, cortinas, almofadas, bicos de toalhas e guardanapos, estojos de escola, capas de botijões, de lixos, dentre outras.

Para começar, vamos passar o passo-a-passo de um tapete de crochê oval, com motivos de corações, feito de barbante de cor cru, número 05. É muito importante se respeitar a numeração do barbante, pois ela indica a espessura do mesmo e é fundamental no acabamento que terá o tapete.

Inicialmente, você precisará de uma agulha de crochê de ponta dupla de número 7/0, que facilita muito o manuseio do barbante.

Tapete

Tapete

Os pontos que serão empregados durante a confecção do tapete serão ponto alto ou pa, correntinha e ainda o pico, que corresponde à junção de 01 ponto baixíssimo e 03 correntinhas.

Faça um pequeno cordão com 62 pontos corr, trabalhando nele com 62 ponto alto fechado, e no termine com 01 arco de 10 correntinhas. No outro lado, faça 62 ponto alto juntos e repita todo o final novamente.

Na segunda carreira, deve ser feito um ponto alto espaçado por 02 correntinhas até o final. Em cima do arco da carreira feita anteriormente, deve ser feito 10 pontos altos juntos.

A terceira carreira deve ser feita igualmente como a anterior, com a diferença de fazer em cima dos pontos altos mais 10 pontos altos espaçados por 01 correntinha.

Na quarta carreira o procedimento muda e deve ser dividido em 05 blocos de 03 pontos altos juntos,  mais 03 correntinhas, ainda 03 pontos altos juntos, e com a repetição de tudo até adquirir o formato de um leque.

Para que fique um coração, é necessário que as extremidades sejam aumentadas em cada parte de 01 ponto alto, formando o molde de pontas, ou as pontas do coração.

Será preciso para fazer as pontas em torno de 13 carreiras, e ainda mais 09 para formar bem todo o coração.

Tapete Oval

Tapete Oval

O barbante usado no tapete é da cor cru, mas pode ser usado um colorido, de acordo com a sua imaginação, ainda pode ser feita a beirada do tapete de uma cor e o meio de outra.

Certamente o tapete em formato oval agradará a toda sua família e pode ser colocado aos pés da cama de seus filhos ou do casal.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>