Quadros Decorativos De Isopor: Passo a Passo Como Fazer

O planeta passa por um momento em que devemos ter o máximo cuidado para não desperdiçar nada e por isso mesmo é interessante descobrir que alguns objetos antes descartados no lixo podem ter grande serventia para fazer arte. A nossa dica desse artigo diz respeito às placas de isopor.

Muitas vezes compramos produtos como eletrodomésticos que trazem em suas caixas placas de isopor usadas para proteger os produtos dentro das caixas. Porém, depois que o produto chega inteiro a placa não tem mais serventia, correto? Não, você pode soltar toda a sua veia artística e criar belos quadros decorativos.

Imagem de Amostra do You Tube

A Serventia Do Isopor

A placa de isopor usada para proteger os produtos dentro das caixas vem em formatos bastante interessantes e práticos para usar como quadro. Na maior parte dos casos vem em formato de quadrado e retângulo. Exatamente por já ter esse formato interessante se mostra uma opção excelente para quem deseja fazer um quadro.

Se você gostou da ideia, mas ainda não sabe como fazer o seu quadro decorativo de isopor se prepare para as nossas dicas. Veja o passo a passo abaixo e comece agora mesmo as suas obras de arte.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Fazer Quadro Decorativo De Isopor

Materiais Necessários

  • Placa de isopor (pode ser comprada em loja ou mesmo aquela que veio nas caixas de eletrodomésticos, o mais importante é que ela seja lisa).
  • Tesoura
  • Cola para tecido ou EVA (depende do tipo de material que você pretende usar)
  • Cola para isopor (você pode usar a cola para isopor, mas indicamos que de preferência para a cola de tecido e EVA porque essa específica de isopor é bastante difícil de manejar por ser muito grudenta).
  • Papel
  • Lápis
  • Pincel
Como Fazer Quadro Decorativo De Isopor

Como Fazer Quadro Decorativo De Isopor

Passo 1

Comece imaginando o que você deseja representar no seu quadro decorativo. Crie um desenho base num papel à parte. Tente fazer o desenho no tamanho da sua placa de isopor.

Passo 2

Separe as formas do desenho, por exemplo, se for uma garotinha com um céu de fundo e com uma rosa na mão, você deve desenhar a garotinha e a flor separadas. Em seguida faremos o repasse dos desenhos para o tecido ou EVA (depende da sua escolha, se quiser pode trabalhar com os dois ao mesmo tempo).

Passo 3

Nesse passo faremos o repasse do desenho, ou seja, você vai pegar um lápis 4B ou 6B e pintar a parte de trás da folha com o desenho. Depois posicione a folha sobre o tecido ou EVA e contorne novamente o desenho.

Observe que como um tipo de papel carbono o desenho será repassado para o seu tecido ou EVA. Fique atento em relação à questão de o desenho sair espelhado, ou seja, ao contrário no repasse. Dependendo da forma como você posiciona o papel o desenho sairá correto ou não.

Passo 4

Com as formas desenhadas você deverá recortá-las do tecido ou então do EVA. É como se você fosse montar um quebra-cabeça com os seus desenhos.

Passo 5

Para deixar a superfície do isopor mais lisa você pode usar um pouco de tinta acrílica branca. Pinte uma ou duas camadas no isopor e assim “apague” um pouco a textura. Vale dizer que você vai recobrir totalmente a área do isopor não precisa se preocupar com a textura.

Além disso, muitas pessoas usam essa textura como um toque a mais para os seus quadros. Isso depende de gosto e do tipo de desenho que você está criando no seu quadro decorativo.

Passo 6

Com todas as formas recortadas você deve coloca-las sobre o isopor (ainda sem cola) apenas para ver se tudo se encaixa de acordo com o desejado. Se estiver tudo certo você deve com a ajuda de um pincel espalhar o tipo de cola escolhido através das formas.

Confira As Dicas Para Os Tipos Diferentes De Cola:

Confira As Dicas Para Os Tipos Diferentes De Cola:

Confira As Dicas Para Os Tipos Diferentes De Cola:

  • Cola para Tecido – Evite passar muita cola, coloque um pouco da cola num recipiente e com o pincel passe essa cola atrás das formas de tecido. Passe de forma homogênea.
  • Cola para EVA – A cola para EVA parece uma cola branca normal, porém, ter um tom mais puxado para o amarelo pode acabar por manchar as superfícies. Por isso recomendamos que você coloque a cola num recipiente e passe a mesma com a ajuda de um pincel.

Não passe muita cola para que não vaze e manche, mas também não passe pouca cola, pois senão não irá colar da forma desejada.

  • Cola Para Isopor – A cola mais difícil de trabalhar no artesanato, trata-se de uma cola transparente, mas muito melequenta. Se optar por ela você deverá aplicar a mesma na superfície do isopor. Use um pincel, mas saiba que a tarefa será árdua.

Passo 7

Depois que tudo está colado em seu devido lugar você pode dar um acabamento especial usando canetas pretas, marcadores, tinta enfim o que desejar. Para finalizar coloque o seu quadro decorativo de isopor num ponto estratégico da casa para que todos que cheguem possam vê-lo.

Dicas

Para deixar o seu quadro ainda mais interessante você pode usar outros elementos como fitas de cetim, botões, adesivos, carimbos enfim o que desejar e a criatividade mandar. O mais importante é que você goste do resultado final.

Posso Pintar o Quadro De Isopor?

A resposta é claro, o mais interessante é que você poderá contar com uma textura sensacional para o seu desenho. Veja um passo a passo bem simples de como pintar seu quadro decorativo de isopor:

Passo 1

Comece elaborando o desenho num papel a parte, depois disso faça o desenho na placa de isopor. Use um lápis HB ou no máximo 2B para fazer o traço no isopor, faça o traço bem fraquinho para que ele desapareça com facilidade.

Dica: Se desejar amenizar um pouco a textura do isopor antes de fazer os traços passe algumas camadas de tinta branca.

Passo 2

Pinte o seu desenho usando tinta acrílica, escolha as cores que desejar. Porém, é valido lembrar que o isopor é bastante texturizado. Dessa forma você sempre terá um resquício de textura.

Passo 3

Deixe o quadro secar e impressione os seus conhecidos com a sua arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>