Pontos de Tapeçaria – Nó Francês

Além de decorar a casa de forma original, o bordado em tapeçaria costuma funcionar para algumas pessoas não somente como fonte de renda, mas também como uma terapia ocupacional, sendo até mesmo indicado por alguns médicos, já que ocupa a cabeça, serve para relaxar, bem como faz com que mente e corpo trabalhem em conjunto.

Pontos de Tapeçaria - Nó Francês

Pontos de Tapeçaria – Nó Francês

Existem diversos cursos de bordados em tapeçaria, sendo a técnica de tapeçaria arraiolo a mais difundida no Brasil, em razão do país ter recebido uma forte influência da colonização portuguesa, em especial na região de Arraiolos, mais precisamente na Vila de Alentejana, onde se originou a técnica de tapeçaria mais famosa de Portugal e o mais tradicional ponto aplicado no bordado.

No curso de arraiolo, os alunos aprendem a confeccionar tanto tapetes como peças variadas que podem ser utilizadas na decoração. Para elaborar os tapetes e peças com a técnica, os artesãos utilizam agulhas e lãs especiais, bem como a tela em talagarça, espécie de juta natural onde os bordados são aplicados. Tais telas são encontradas em diversos formatos, inclusive até mesmo com os desenhos.

E o melhor é que praticar a técnica de bordado em tapeçaria arraiolo é indicado para pessoas de todas das idades, sem falar que os seus materiais são baratos e fáceis de serem encontrados em lojas de armarinhos em todo o Brasil.

A técnica de bordado em arraiolo pode ser feita por pessoas de todas as idades, pelo fato de seus pontos serem de fácil execução. Dominando alguns pontos principais, como o nó francês e o festonado, é possível começar a confeccionar algumas peças, porque são as linhas coloridas que fazem a definição de cada desenho, e não o ponto em si, como outros tipos de bordado.

No caso do ponto nó francês, que é um dos pontos básicos da tapeçaria com a técnica arraiolo, é bem simples sua execução e pode ser conferida acessando diversas videoaulas postadas no site Youtube. A vantagem é que você pode ver e rever diversas vezes, até que consiga repetir a execução em casa.

O blog especializado em artesanato “Atelier Vera” postou uma execução de maneira bem explicativa, em que deve-se subir a linha e em seguida dar uma volta ao redor da agulha, descendo no mesmo orifício e tomando o cuidado de segurar a linha com firmeza.

Sabemos que fica um pouco complicada a tarefa de realizar o ponto sem conferir imagens da execução. Dessa forma, recomendamos acessar o passo a passo do ponto nó francês de tapeçaria no blog especializado em artesanato “Atelier Vera”, que está disponível nesse link: http://www.ateliervera.com.br/pontosport/pontonofrances.php

Não deixe de acompanhar as video aulas de bordado em arraiolo postadas tanto pelo blog citado como também em outros sites especializados em artesanato, que dispõem vídeos de bordados em tapeçaria, que podem ser acessados gratuitamente e vistos quantas vezes o internauta e aprendiz desejar.

Se você deseja se profissionalizar, muitos clubes, igrejas e associações de bairro de todo o Brasil oferecem aulas de tapeçaria com a técnica de bordado em arraiolo, sendo que normalmente são gratuitas ou com preços acessíveis.

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *