Pátina Mexicana – Passo a Passo

A pátina mexicana é uma das muitas formas de artesanato que atrai pela beleza original. É uma arte ousada com belo efeito de cores. Vamos fazer pátina mexicana em uma caixinha com tampa.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=PsYrBtkh-AY[/youtube]

Materiais Necessários

  • pincel ref.443 nº16;
  • cera incolor;
  • pincel ref. 443 nº 20;
  • pasta metálica na cor ouro;
  • pincel ref. 433 nº14;
  • aguarrás;
  • pincel ref. 523 nº14;
  • verniz acrílico fosco;
  • pincel ref. 533 nº12;
  • paleta de godê ref. 5110;
  • pincel ref. 815 nº6;
  • lixa multiuso mestre tigre ref. 6400 Grão 80;
  • lava pincéis ref. 5120;
  • tinta PVA nas cores: vermelho, branco, azul anil, amarelo ouro;
  • lixa de madeira ref. 900 Grão 220;
  • secador de cabelos.

Modo de Fazer

1º passo: Pegue o pincel 443 nº20 e aplique uma camada de tinta PVA branca cobrindo a superfície de toda a peça. A seguir, faça a mesma coisa na tampa da caixa. Depois que tiver aplicado a tinta na caixa e na tampa, espere secar.

2º passo: Após verificar que a peça está bem seca, pegue a lixa de madeira, 220 e lixe toda a caixa para que ela fique bem lisinha. A seguir, lixe também a tampa da caixa do mesmo modo. Após lixar, pegue um pano limpo e passe na caixa e na tampa para retirar todos os resíduos.

3º passo: Depois que a peça já estiver lixada, pegue as cores de tinta que você vai trabalhar. Você precisa de todas essas cores na sua peça, porque a pátina mexicana é bastante colorida. E, se você vai trabalhar com quatro cores o ideal é usar quatro pincéis, ou seja, um pincel para cada cor de tinta.

4º passo: Agora, vamos começar a pintar. Pegue o pincel 523 nº14 e inicie o seu trabalho pela tinta de cor vermelha. A pintura estilo pátina mexicana é uma pintura diferente de qualquer outra comum que você conhece. Por isso, ao iniciar com a tinta vermelha, você só dá algumas  pinceladas em cada um dos lados da caixa, inclusive no fundo. A seguir, usando a tinta vermelha faça o mesmo na tampa da caixa. Feito isso, você deverá trocar de cor de tinta e de pincel.

5º passo: Seguindo na confecção do seu trabalho, pegue o pincel 533, nº12, mergulhe na tinta azul anil e dê umas pinceladas em cada um dos lados da caixa e também na tampa. Pode ser perto de onde você pintou de vermelho.

6º passo: Depois que usar a cor azul anil, troque o pincel pelo 433 nº14 para pintar a seguir com a cor verde. Pinte com o verde abaixo da cor vermelha. Não se preocupe com a posição onde você estiver pintando. Na pintura da pátina mexicana, uma cor pode subir sobre a outra sem problema. Faça o mesmo na tampa.

7º passo: Depois que usar a tinta verde use a tinta amarela pintando com o pincel 433 nº 16. Aplique a cor amarela na sua peça (caixa e tampa) da mesma forma que você usou as outras três cores. Com a cor amarela você acaba de cobrir a superfície de cada lado da caixa. Pintando todos os lugares que ainda estavam sem pintar.

8º passo: Quando você estiver fazendo um trabalho com pátina mexicana tenha em mente, que quanto mais colorida a peça ficar mais bonito ficará o seu trabalho.

9º passo: Depois que você já tiver pintado toda essa superfície, pegue um secador de cabelos e seque bem toda a peça. Depois que estiver bem seca, usando um pano limpo passe cera (parafina) sobre toda a superfície pintada da peça. Essa camada de cera é muito importante para  que  se tenha o efeito desejado.

10º passo: a seguir, pegue o pincel 443 nº 20, mergulhe na tinta PVA branca e passe sobre todas as cores de tinta que você pintou a peça, inclusive a tampa da caixa. Depois que você passar a tinta PVA branca sobre toda a superfície da caixa e na tampa espere secar naturalmente. Não use o secador para secar a tinta branca, porque o processo de secagem não pode ser acelerado.

11º passo: Depois que a tinta branca estiver totalmente seca, passe a lixa multiuso branca 6400 Grão 80 em toda a peça (caixa e tampa). Essa lixa é mais grossa. Por isso, conforme você for passando-a sobre a camada de tinta branca que você aplicou por último, as cores que você pintou antes e que estão por baixo da tinta branca vão aparecendo. Não precisa se preocupar em como vai passar a lixa sobre a tinta branca. Você pode passar em alguns lugares com mais força e em outros lugares de forma mais leve.

De acordo como você for lixando a tinta branca, as cores de baixo começarão a aparecer misturadas com a tinta branca. Não tem problema se um lado da peça ficar diferente do outro, porque na hora de pintar as primeiras cores, não se leva em conta a exatidão com relação a extensão de cada cor na peça. Porém, lixe com um pouco mais de força em cada canto da peça. Depois que já tiver terminado de lixar toda a caixa, observe que ela ficará aparecendo um pouco das cores que você pintou no início (vermelho, azul, verde e amarelo), em alguns lugares mais que em outros.

Quando achar que a caixa já está do jeito que você quer, pegue um pano limpo e limpe bem para retirar todos os resíduos da tinta que você acabou de lixar. A seguir, pegue a tampa da caixa e lixe exatamente do mesmo modo que você lixou a caixa. Quando terminar de lixar, com um pano limpo retire os resíduos da tinta.

12º passo: Você pode decorar a tampa da caixa com uma flor de resina. Para que essa flor ganhe um visual mais bonito, você pode pintá-la. Pegue o pincel 415 nº6 , passe na pasta metálica e trabalhe criando detalhes na flor de resina. Quando a flor estiver pronta cole-a na tampa da caixa usando cola branca.

13º passo: Para finalizar seu trabalho, pegue o pincel 443 nº20  e aplique o verniz acrílico fosco em toda a superfície da caixa e também da tampa. Depois de pronta, você pode usar a sua caixinha para uma infinidade de coisas, porque ela estará decorando qualquer cantinho onde estiver.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *