Pátina Escandinava: Tutorial Com a Técnica

A técnica de Pátina Escandinava é pouco conhecida no Brasil, mas pode ser utilizada para produzir uma grande variedade de peças. O resultado da aplicação dessa técnica é bem semelhante a aquele da pátina provençal, porém, mais colorida. Pode oferecer um resultado bem interessante principalmente se combinado com estêncil.

Pátina Escandinava: Tutorial Com a Técnica

Pátina Escandinava: Tutorial Com a Técnica

Para conferir como se faz a pátina escandinava confira o tutorial abaixo, uma forma simples de deixar as suas peças artesanais muito mais bonitas. Aprenda como se faz e comece a praticar agora mesmo para ter excelentes resultados.

Tutorial De Pátina Escandinava

Tutorial De Pátina Escandinava

Tutorial De Pátina Escandinava

Materiais Necessários

  • Lixa amarela G120
  • Peça de madeira ou MDF
  • Pincel Tigre chato n⁰ 8/142
  • Broxa Tigre n⁰ 3/835
  • Lixa d água (preta) A220
  • Tinta PVA branca
  • Tinta acrílica fosca Acrilex nas cores amarelo pele, azul ultramar e marrom escuro ou sombra queimada
  • Panos de limpeza

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TiRs-jRnsQg[/youtube]

Como Fazer

Você pode escolher a peça sobre a qual deseja fazer a pátina escandinava, pode ser qualquer peça que você desejar desde que seja de madeira ou MDF.

Etapa 1

Passo 1 – Preparo da Peça de Madeira ou MDF

Comece passando uma lixa de leve na peça para que seja possível remover a sujeira, porém, não fique preocupado em alisar a madeira. Quanto mais rugosidades e defeitos a sua peça tiver melhor para o resultado final.

Em seguida remova o pó usando um pano macio e seco.

Passo 2

Pinte a peça usando tinta PVA branca.

Passo 3

Espere que a peça seque e aplique então a segunda demão de tinta.

Passo 4

Repita o procedimento novamente. Essa preparação serve para fazer a base de qualquer peça de madeira ou MDF.

Etapa 2

Passo 5 – Começo da Pátina – Aplicação de Uma Tinta de Cor

Você deverá misturar duas colheres de sopa de tinta PVA e meia colher de tinta azul ultramar. Pinte toda a sua peça.

Passo 6

Em seguida aplique uma segunda demão. Se achar que precisa você pode aplicar uma terceira demão.

Dica – Não precisa ser uma pintura totalmente uniforme, não tem problema deixar algumas manchas de azul mais claras e outras mais claras.

Observação – Para ter como medir a quantidade de tinta principalmente quando ela vem em potinhos e não em bisnagas é interessante ter uma colher somente para fazer isso. Uma forma de evitar desperdícios de tinta.

Etapa 3

Passo 7 – Segunda Parte da Pátina – Aplicação de Diferentes Cores

Nesse passo será necessário dar algumas pinceladas de forma aleatória com a tinta branca. Se quiser você pode misturar a tinta branca com a tinta acrílica Marfim. Deixe secando novamente.

Passo 8

Em seguida misture duas colheres e meia de tinta PVA com 1/3 de tinta amarelo pele. Com essa mistura pinte a peça toda.

Dica – Também não é necessário se preocupar com a uniformidade da pintura. A pintura pode ficar um pouco manchada, vai dar um charme a sua peça.

Passo 9

Espere secar e depois aplique a segunda demão.

Passo 10 – Etapa de Secagem e Lixamento da Peça

Após a última demão de amarelo pele estar bem seca você deverá passar a lixa amarela pela peça toda. Faça isso seguindo o sentido dos veios de madeira.

Passo 11

Com a lixa d’água você deverá dar uma aparência desgastada mais suave a peça. Concentre a lixa nos cantos e arestas.

Passo 12

É muito importante que antes da etapa seguinte você retire o pó novamente usando um pano seco. O pó e a sujeira sobre a peça acabam estragando a pintura.

Etapa 4 – Decoração Da Peça Com Estêncil

Passo 13

A partir desse passo vamos utilizar o estêncil. A dica para quem não sabe fazer o seu próprio estêncil é contar com um pronto. Você pode escolher um que tenha motivos marinhos para combinar com os tons de azul da sua pátina ou qualquer outro tipo de desenho.

Criando Seu Estêncil

Uma dica para quem deseja fazer o seu próprio estêncil é utilizar radiografias velhas para isso. Lave bem a radiografia usando água sanitária e copie o desenho desejado sobre ela usando caneta hidrocor. Com o risco traçado na sua radiografia use um estilete ou um bisturi para cortar o desenho.

Você pode baixar moldes de risco para criar o seu estêncil em http://www.fazfacil.com.br/wp-content/uploads/2013/05/patina-escandinava-moldes-para-dowload.pdf.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kpswzWHXEF4[/youtube]

Etapa 5 – Pintando Usando o Estêncil

Passo 14

Para fazer a pintura no estêncil você deverá fazer novamente a mistura de azul do começo, porém, dessa vez deve ficar mais uniforme.

Passo 15

Em seguida você deverá usar a broxa, porém, com pouca tinta. Antes de começar a pintar remova o excesso de tinta usando uma espátula ou então esfregando com um pedaço de jornal.

Passo 16

Com a broxa você deverá segurar o estêncil firmemente, dê batidinhas de fora para dentro nos contornos que estão vazados na peça.

Observação – Nos casos em que o estêncil é mais largo que a peça que será pintada é necessário segurá-lo, porém, nos casos em que a peça é maior do que o estêncil você pode usar uma fita crepe para prendê-lo.

Etapa 6 – Envelhecendo a Peça

Passo 17

Espere que a pintura seque totalmente e depois comece a desgastá-la usando a lixa amarela para que fique um pouco apagada.

Observação – O desgaste deve ser feito seguindo o sentido da madeira.

Passo 18

O processo de envelhecimento ainda não está completo. Em geral utiliza-se o betume diluído em solvente, porém, é possível usar uma solução mais barata e com um cheiro não tão forte.

Passo 19

Dissolva na água um pouco de tinta marrom escuro, espere até que fique bem líquida e depois pincele a caixa toda.

Passo 20

Depois remova o excesso usando um pano macio e que esteja ligeiramente úmido. Tenha cuidado para não usar o mesmo pano que usou para tirar o pó da caixa depois que ela foi lixada.

Depois disso a sua pátina estará pronta. Essa técnica de pátina escandinava é bem interessante para peças como mesas, móveis e armários. Uma ideia é pintar de azul os puxadores de uma gaveta ou então as bordas que sejam chanfradas de uma mesa, fica bem interessante. Também pode ser interessante usar estêncil de letrinhas, ficará incrível nos seus móveis e peças de madeira ou MDF.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • adorei todas as dicas que foram claras e funcional. obrigada…..

    vania miranda nogueira da silva 19 de Fevereiro de 2015 13:54 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *