Lembrancinhas de Aniversário em E.V.A

Quando está se aproximando o dia da festa de aniversário das crianças começam as dúvidas, mas a mais frequente é em relação ao tema da festa e a escolha do material que vai ser usado na confecção das lembrancinhas.

Imagem de Amostra do You Tube

Geralmente as lembrancinhas são feitas com um material flexível de fácil manuseio conhecido como E.V.A. As lembrancinhas de aniversário em E. V.A podem ser feitas de vários modelos e cores, basta usar a criatividade e para quem quer economizar pode fazer em casa, basta pegar modelos na internet ou em lojas especializadas em artigos de festas de aniversário.

O E.V.A (Etil Vinil Acetato) entrou no mercado na confecção de artesanatos em meados de 1998, antes disso ele era usado apenas na confecção de chinelos e outros poucos itens. De uns tempos pra cá ele tem crescido muito pelo fato de ser facilmente manuseado e de fácil armazenamento, também pelo seu colorido e por ser extremamente versátil.

No inicio o E.V.A era bem simples com peças mais voltadas para o uso pedagógico, com o passar dos anos foi se aperfeiçoando e hoje ele é utilizado sozinho com peças perfeitas coloridas em todo tipo de trabalho, inclusive pode ser usado com outros materiais como découpage, reciclagem, pinturas, aplicações entre outras graças a grande criatividade das pessoas que fazem artesanato inclusive lembrancinhas de aniversário com E.V.A.

Lembrancinhas de Aniversário em E.V.A

Lembrancinhas de Aniversário em E.V.A

 

O E.V.A atualmente é usado também em peças de decoração em diversos ambientes da casa, principalmente no universo infantil, mas outros tipos de trabalhos também são muito usados como na decoração de bolsas, carteiras, relógios de paredes, materiais de escritório, flores, tapetes para cozinha, banheiro.

Existe uma infinidade de produtos que podem ser feitos com E.V.A., mas o uso mais frequente é nas lembrancinhas de aniversário de crianças. Algumas aniversariantes de festas de quinze anos escolhem o E.V. A para a confecção das lembrancinhas para dar aos convidados, as mais criativas confeccionam chinelos personalizados nas mais variadas cores e modelos.

As festas de crianças são as que mais oferecem opções para usar a criatividade na confecção das lembrancinhas em E.V.A. depois da escolha do tema da decoração fica mais fácil decidir o tipo de lembrancinha que vai ser feito de acordo com as cores e o tema.

Para fazer as lembrancinhas com qualidade é importante ter um corte preciso e para quem vai fazer poucas peças e pequenas pode utilizar apenas a tesoura, mas para quem faz peças em grande escala precisa de material profissional. Outra maneira mais fácil e pratica de usar o E. V.A é trabalhar com apliques que já vêm prontos.

Confira algumas dicas e truques para fazer lembrancinhas de aniversário em E.V.A:

A colagem com E. V.A pode ser feita com cola quente, cola de contato ou se preferir pode ser feita com cola de preparação, sendo as duas ultimas as mais eficazes;

A cola quente deixa a superfície com ondulações, use-a apenas para moldar o E. V.A;

As tesouras menores e de pontas curvas são as mais indicadas para o trabalho com peças pequenas, já as peças maiores podem ser cortadas com tesouras grandes e para cortes retos pode ser usado o estilete e a régua.

O E.V.A também pode ser cortado com precisão se for utilizado com o mesmo cortador de Biscuit, basta marcar o desenho pressionando no E.V.A e depois cortar com a tesoura.

Use um lápis para riscar o E.V.A antes de cortar vai facilitar para que o corte da lembrancinha de aniversário fique preciso e perfeito. Os vazadores facilitam também o corte dos detalhes deixando o acabamento melhor principalmente nos pequenos detalhes.

As novidades de lembrancinhas em E.V.A podem ser encontradas nas lojas especializadas em festas, mas se você preferir fazer as próprias lembrancinhas é só comprar o material nas lojas  que podem ser perto de você ou pela internet com uma infinidade de cores e estampas. Geralmente as crianças gostam de motivos infantis relacionados com o que elas gostam e podem ser carros, personagens famosos como a Barbie, a Hello Kit, a Minnie,  o Mickey entre outros.

Como fazer lembrancinhas de aniversario em E.V.A

Esse material é muito flexível, muito fácil de manusear, possui uma enorme quantidade de cores permitindo uma variedade de criações em inúmeros tipos de modelos e tamanhos. Hoje em dia é possível comprar o material e versão atóxica, que é feito com material orgânico e pode ser facilmente percebido nas cores que são muito mais vibrantes e no cheiro mais suave. Para fazer relevos em cima do trabalho pode ser usado cola com glitter, mas cuidado para aplicar a quantidade certe em cima do local desejado e depois secar com o secador de cabelos. Dessa forma os detalhes não perderão o brilho.

No corte é importante nunca girar a tesoura, e sim o E.V.A, esse movimento vai garantir precisão no corte e deixar a peça perfeita, não se esqueça de usar o meio da tesoura para evitar picotes, para peças em circulo pode ser usado uma lata de metal como cortador como, por exemplo as latas que são usadas na cozinha (extrato de tomate, ervilha, milho, leite condensado entre outras, mas a ponta necessita ser afiada. Para acertar qualquer imperfeição no corte, basta usar uma lixa de unha bem na ponta e com cuidado.

Para pintar o E.V.A pode ser usado tinta látex, tinta relevo, tinta acrílica e lápis aquarelável, mas para quem já usa tinta de tecido e sabe trabalhar com ela pode ser usada também para pintar as lembrancinhas de aniversário em E.V.A.

Lembrancinhas E.V.A

Lembrancinhas E.V.A

Você mesma pode fazer o E.V.A estampado, basta colar tecido com cola branca na superfície do E.V.A, mas cuidado para não enrugar, depois é só deixar secar por vinte quatro horas. Essa é uma ótima técnica, pois com ela você escolhe a estampa para fazer as lembrancinhas de aniversário. Normalmente os materiais usados para estampar o E.V.A são: tecidos, veludos, sintéticos, pedrinhas, paetês, miçangas, etc.

Depois dessas dicas fáceis e criativas você já pode fazer as lembrancinhas de aniversário em E.V.A  e deixar a festa muito mais divertida, basta escolher o tema e deixar a sua imaginação e criatividade fluírem.

 

Um comentário

  1. Ruth de souza wernech rosa

    lindas as lembrancinhas parabém

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>