Jogo Da Memória Artesanal Para Crianças

As crianças hoje em dia gostam muito de brinquedos tecnológicos, e isso não é um problema, porém, vale a pena incentivá-las a brincar com jogos artesanais. Melhor ainda, quando elas são maiores, envolvê-las no processo de montagem dos brinquedos. Reaproveitar material, fazer tudo manualmente e criar jogos divertidos para criançada. Uma volta no tempo que vale a pena para o aprendizado e principalmente para estimular a criatividade dos seus filhos.

Jogo Da Memória Artesanal Para Crianças

Jogo Da Memória Artesanal Para Crianças

Aliás, falando em filhos, só que os têm sabe o quanto é preciso ter energia para acompanhá-los. As crianças possuem uma grande carga de disposição e para dar vazão é preciso saber como administrar de maneira correta. E com certeza, o modo certo não é colocando o seu filho na frente de uma televisão ou computador pra distraí-lo e sim estimulando que ele brinque com jogos que necessitem da atenção e trabalhem o cérebro.

E falando nisso, nada como propor a brincadeira do jogo da memória para os seus filhos jogarem com os amiguinhos. Estimular a memória é sempre um bom modo de fazer com que as crianças cresçam bem e ajudará na escola. Além disso, é um brinquedo fácil de se confeccionar em casa e você pode convidar o seu filho para criar um junto com você.

E claro, que apesar dos jogos eletrônicos, as crianças também gostam de tinta, lápis, papel.

Imagem de Amostra do You Tube

Veja Dicas De Como Fazer Um Jogo Da Memória Artesanal!

Fazendo Um Jogo Da Memória De Papel Machê

Para fazer esse jogo você precisa começar bem antes juntando papel usado que servirá para preparar a massa do papel machê. Não esqueça! Se preferir, também dá para comprar a massa pronto, mas é claro que é bem mais legal fazê-la em casa.

Como Fazer o Papel Machê

Você vai precisar do seguinte material: papel velho, uma bacia para fazer o papel marche, cola fria branca, pincel para dar acabamento.

  • Comece rasgando os papéis velhos e jogando dentro da bacia.
  • Depois jogue água quente sobre ele, não para encharcar somente para molhar.
  • Junte tudo e esprema com força com as mãos para retirar o excesso de água.
  • Adicione a cola e forme uma bola.
  • Depois é só usando as mãos trabalhar bem a massa para que tenha uma boa consistência e possa ser usada.

Para fazer o jogo da memória artesanal, trabalhe o papel machê formando quadrados do mesmo tamanho e em seguida, pinte com tinta de papel um par de desenho nos quadrados até preenchê-los. Não vale repetir o desenho, por exemplo, duas casas, dois corações, etc.

Fazendo Um Jogo Da Memória De Papel Machê

Fazendo Um Jogo Da Memória De Papel Machê

Como Sugerir Que As Crianças Brinquem Com o Jogo Da Memória

Se trata de um jogo bem simples, a ideia é encontrar os pares e para isso, a memória precisa estar boa. Você pode colocar a opção com números também, por exemplo, em uma peça tem a figura com um número e na outra, terá a figura na quantidade de vezes do número da primeira peça.

Na hora de jogar basta virar as peças de cabeça para baixo, misturar bem e o jogador tem direito a virar duas delas. Se não forem iguais, segue sem ganhar, se forem iguais, retira o par. O vencedor é aquele que ficar com a maior quantidade de pares.

Imagem de Amostra do You Tube

Outra Dica Para Fazer Um Jogo Da Memória Artesanal

Veja o material que será necessário para fazer esse jogo da memória artesanal, como segundo opção, com tecido. Peça ajuda as crianças para confeccioná-lo!

Anote os materiais necessários para fazer o jogo da memória artesanal:

  • Um pedaço de feltro amarelo.
  • Tintas para tecido nas seguintes cores: verde, azul, preta e rosa.
  • Linha para fazer bordas no feltro na cor azul.

Lembre-se: que terão que ser feitos desenhos aos pares, para estimular a criançada faça sinais e figuras que ajudem a contar ou letras do alfabeto, enfim, que ajudem no aprendizado.

Para crianças maiores, a partir dos 7 anos, experimente dificultar mais um pouco, como por exemplo, fazendo tabuada e o resultado da multiplicação de cada uma delas.

Fazendo o jogo da memória com o feltro: basta recortá-lo em quadrados iguais (é importante para evitar que uma “carta” seja reconhecida por causa da diferença de tamanho), usar a tinta para pintar o desenho ou qualquer outro sinal e por último, fazer a borda com a linha. Está pronto!

Veja Porque Vale a Pena Estimular As Crianças a Brincarem Com o Jogo Da Memória

  • O jogo da memória ajuda a estimular o raciocínio lógico e melhora a concentração.
  • É um jogo que pode ajudar no aprendizado dos números e de contas.
  • O jogo da memória já é adequado para crianças a partir dos 5 anos.

Outra Lista De Materiais Para Montar Um Jogo Da Memória Artesanal

  • Uma base para cortar os pedaços de MDF.
  • Um cortador circular.
  • Uma régua para medir os quadrados.
  • Um estêncil para passar os desenhos para o MDF.
  • Uma broxa de número 865 – 2.
  • Plaquinhas de MDF.
  • Tinta para pintar MDF.

Com material na mão é só fazer os quadrinhos de MDF todos na mesma medida. Depois com a ajuda do estêncil passar para o pedaço de madeira o desenho que será usado na brincadeira e por último, pintá-lo.

É bem simples fazer jogo da memória artesanal para as crianças, como deu para ver, materiais variados é o que não falta. Papel, papelão, madeira, plástico, até mesmo embalagens velhas, podem virar material para fazer um jogo da memória bem divertido e criativo.

É uma brincadeira que serve não só para as famílias, quanto para as professoras levarem para sala de aula para incrementar as lições e reforçar o aprendizado.

Veja qual tipo de material é mais fácil para o seu filho e agora é só montar um jogo de memória para ele! Basta pouco tempo para ter um brinquedo divertido e que estimula a inteligência.

Dicas:

  • Sempre reforce o material para que o jogo da memória dure mais tempo, por exemplo, com papelão ou no caso do uso de papel cubra com plástico duro ou adesivo.
  • Procure fazer figuras simples e com um bom tamanho para que fiquem fácil de reconhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>