Frivolité – Como Fazer?

A frivolité de origem europeia, existe desde o século XVIII, quando havia uma forma bem antiga e muito popular de frivolité, sendo mais tarde bem divulgada, e com uma melhora considerável através do interesse da Inglaterra Vitoriana, até cair em desuso. Há pouco tempo, juntamente com outras artes de agulhas ele foi devidamente revivido, surgindo primeiramente na França, e  em seguida na Inglaterra e nas Américas.

Como Fazer

Como Fazer

A frivolité, de início, apresenta certa complexidade, com muita dificuldade em seu desenvolvimento, mas é puro engano, pois é de uma facilidade incrível, podendo ser desenvolvida uma rápida aptidão com muita desenvoltura e prática, até mesmo para as pessoas que não possuem muita facilidade em trabalhos manuais.

A frivolité tem a capacidade de desenvolver trabalhos maravilhosos, encantadores, que dão a qualquer peça muita graça, beleza e encanto em suas composições que podem ser adaptadas em suas roupas de uso pessoal, toalhas, lembrancinhas e muitas outras peças.

É um trabalho que dispensa muito tempo e paciência para o seu desenvolvimento, mas que ao final lhe dará uma satisfação enorme ao se deparar com tamanha beleza. Realmente é reconfortante.

Frivolite

Frivolite

A frivolité é um rendado de linha feito com os dedos, e que é produzido com ou sem a colaboração da naveta, que é uma técnica francesa também conhecida em várias regiões como espiguilha, pontilha ou rendinhas,  e que também foi bem difundida no agreste de Pernambuco.

A técnica com seus nós são realizados através dos dedos, lembra e muito um crochê, só que mais elaborado e delicado, com muito mais graça e requinte ao final de cada peça, pois mais parece um rendado. Tem um detalhe muito importante: o crochê é muito mais fácil de consertar quando se erra, mas a frivolité é totalmente diferente, ou seja, errou tem que desmanchar todo o trabalho e refazê-lo por completo.

Para fazer é simples: introduza a linha no fundo da agulha apropriada para frivolité, coloque sobre a ponta da agulha o final da linha, segurando com o polegar direito, passe o fio pelo indicador da outra mão para a esquerda, passe a agulha pelo indicador da mão direita de fora para dentro colocando o ponto na agulha, mude o fio de posição no dedo,  passe a agulha de dentro para fora, por trás do dedo, coloque o ponto na agulha e aperte-o. Após estes procedimentos você terá seu ponto de frivolité.

Faça mais 3 pontos iguais e repita todos os procedimentos anteriores para a formação de um ponto, coloque o dedo indicador da mão direita sobre a agulha, demarcando o espaço do pico, coloque 4 pontos na agulha e repita a operação, você fará quantos gominhos forem necessários para o tamanho de sua argolinha.

Frivolite Como Fazer

Frivolite Como Fazer

Passe todo o trabalho que está feito na agulha pelo final da linha, depois disso, retire a agulha e puxe o fio com cuidado, assim o círculo se fechará e irá deixar formada a primeira argolinha, e assim vá fazendo mais argolinhas e unindo-as, formando o trabalho desejado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *