Como Revestir Cadeiras e Dar a Elas Um Novo Visual

Sabe essa cadeira um pouco “velha” ai no canto do seu quintal, ou em qualquer canto, pois é, temos uma maneira dele ficar novinha em folha, e bonita ainda por cima! À seguir vamos mostras alguns passo a passo de como revestir cadeiras.
Como Revestir Cadeiras e Dar a Elas Um Novo Visual

Como Revestir Cadeiras e Dar a Elas Um Novo Visual

Passo a Passo Cadeira Restaurada Com Cola e Tecido.

Primeiro passo – Você deve medir o tamanho do tecido que será necessário para cobrir a cadeira toda. Atenção, meça antes de comprar o tecido, para isso utilize como auxilio um pano, ou toalha, o que tiver! Coloque este decido sobre a cadeira, ele deverá cobrir a cadeira toda, tanto na parte da frente, quanto a de trás, e ainda sobrar um pouco de cada lado, para ser feito o acabamento. Em seguida você mede o tamanho do pano utilizado com uma fita métrica, para assim concluir o tamanho de pano a ser comprado para cobrir a cadeira.

Material Necessário.

  •  Cadeira;
  •  Cola branca escolar;
  •  Tecido;
  •  Um pano limpo e seco qualquer para pressionar o tecido;
  •  Pires para colocar um pouco de cola quanto se vai utilizando;
  •  Pincel largo para espalhar a cola;
  •  Rolo limpo e seco de pintura caso não haja um pano para pressionar o tecido;
  •  Um paninho para limpar a cadeira;
  •  Álcool para limpar a cadeira;
  •  Termolina leitosa.

Modo de fazer

Para começar limpe bem a cadeira, e depois passe um pano com álcool para retirar o excesso da sujeira. Limpe bem! Para que o tecido cole bem na cadeira. Retire qualquer sujeira da cadeira, ate mesmo aquelas etiquetas. Depois de limpar a cadeira toda. Vá espalhando a cola somente em uma faixa pequena no topo da cadeira, com o auxilio de um pincel, como se você estivesse realmente pincelando. Faça um pedaço pequeno de cada vez, para que a cola não seque muito rápido.

Vá colocando o tecido por cima, e vá pressionando com as mãos, sobre onde você colocou a cola e depois o tecido. E lembre-se de deixar um pedacinho de tecido sobrando, para colocar na parte de trás da cadeira, como se fosse fazer uma dobra, entre a parte da frente e de trás do tecido. Vá pressionando o tecido com bastante cuidado, pois a cola vai grudando na mão e assim tornando o trabalho uma grande meleca (risos). Para isso não acontecer, pressione o tecido com o auxilio do rolinho de pintura limpo e seco, ou até mesmo de um pano que esteja também limpo e seco.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zAGlQofJjtM[/youtube]

Você deve passar a cola na cadeira toda, incluindo o meio dela, e não só nas beiradas. Depois de fazer a parte da frente toda, vá para a parte de trás, e repita o mesmo procedimento que fez na parte da frente. Você pode fazer remendas, até porque quando o tecido é estampado, não aparece muito. Atenção, fique bastante atenta para as possíveis dobras que s formarão, devido ao formato da cadeira. “Passe cola por dentro dos vincos para que elas se prendam melhor”. Agora cubra os pés da cadeira, todo. Fazendo o mesmo procedimento feito na cadeira.

Com bastante carinha, dedicação, paciência e atenção, você conseguirá realizar este trabalha de cobrir as cadeiras “velhas”. Para finalizar o seu trabalho maravilhoso, passe a termolina leitosa, utilizando o pincel, vá passando como se estivesse pintando a cadeira, para que impermeabilize o tecido.

*Para quem não sabe termolina leitosaé um líquido parecido com a cola.

Passo a Passo De Cadeira De Plásticorevestida Com Chita!

Colocando um tecido qualquer de auxilio na parte da frente da cadeira, você saberá a quantidade de tecido, que no caso é Chita, você precisará, como já dito.

Material Necessário

  •  Cadeira de plástico;
  •  Tecido Chita;
  •  Cola específica;
  •  Rolinho;
  •  Pincel grande;
  •  Tesoura.
  •  Termalina Leitosa ou Sapray Impermeabiliante.

Modo de fazer.

Vá passando a cola com o auxilio do pincel grande, e por cima vá colocando o tecido. Vá pressionando o tecido sobre a cola com o auxilio do rolinho. Faça um pedaço pequeno de cada vez, para que assim a cola não seque sem ter pressionado o tecido e também para ficar mais fácil de ajeitar o tecido. O que é bastante importante para que não haja formação de rugas, por isso vá ajeitando com a mãe e esticando bem o tecido sempre.

Passo a Passo De Cadeira De Plásticorevestida Com Chita!

Passo a Passo De Cadeira De Plásticorevestida Com Chita!

As partes do tecidos que estão sobrando, você vai cortando, mas deixa uma pontinha de sobra pra ser dobrada no final. Repita o mesmo procedimento na parte de trás, onde você irá dobrar aquela pontinha que deixou sobrando. Como geralmente as cadeiras de plásticos possuem braço, você deve cobri-los também da mesma forma. E claro não se esqueça dos pés da cadeira. Pois ela tem de estar toda coberta para que não perca o “charme”.

*Você pode optar por ir colando em formato de retalhos ao invés do tecido todo, mas lembre-se que a cadeira tem de estar totalmente coberta. Depois de cobrir a cadeira toda, passe a termalina leitosa, ou o sapray impermeabilizante para finalizar o seu trabalho.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CZtK7c61Juc[/youtube]

Outra maneira de revestir as cadeira, é ao invés de você ir colando, você ir costurando, porém o problema de costurar, é que a “capa” da cadeira ficará solta pelos meios. O que você fazer, é reforçar as beiradas coladas, costurando. Para que assim o pano fique pregado com mais segurança, sem facilidade de descolar e acabar estragando o seu trabalho!

O que mostramos foi dois tipos de passo a passo, de jeitos praticamente iguais, o que muda é o modelo da cadeira. Porém você pode fazer com outros tecidos além do Chita. Como dizemos, você pode fazer com retalhos, o qual também iria deixar a cadeira linda!

*Ah! Não se esqueça de deixar a cadeira secar por um tempo, principalmente depois de passar a termalina leitosa, antes de ser usada. Para que o trabalho não seja “destruído”.

Gostou dos nossos passo a passo. Mãos a obra, e bora dar uma cara nova para as cadeiras “velhas” que estão jogadas pelos cantos da sua casa. Garanto que você não vai se arrepender, e todos que verem a cadeira, vão amar e querer usa-la!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gosto muito de ler essas coisas me fortalece

    gessy 24 de Abril de 2013 11:10 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *