Como Fazer Uma Prateleira

Por mais que uma casa esteja organizada sempre sobram algumas coisas que não ficam bem em nenhum lugar e você também não quer que fiquem espalhadas pelos cantos. Geralmente, tudo o que não faz parte da decoração da casa (ferramentas, malas, etc.), são guardados dentro do quarto que está sobrando, ou na área de serviço. Porém, continuam espalhados. Mas, você pode resolver esse problema de uma forma prática e simples, guardando tudo muito bem organizado em uma prateleira que você mesma poderá fazer. Veja como é fácil!

Como Fazer Uma Prateleira

Como Fazer Uma Prateleira

Materiais Necessários:

  • caixotes de feira;
  • alicate;
  • lixa de madeira;
  • tinta branca ou verniz;
  • plástico;
  • pano limpo;
  • parafusos;
  • furadeira, com adaptador para parafusar;
  • pincel.

Modo De Fazer:

Na confecção dessa prateleira você necessita de caixotes daqueles que são usados para transportar verduras e legumes em feiras. Veja de que tamanho você quer a sua prateleira pra saber quantos caixotes vai precisar. Procure adquirir todos os caixotes que você pretende utilizar, do mesmo tamanho.

Nessa primeira prateleira, você usará cinco caixotes.

Comece o seu trabalho com os caixotes, retirando com o alicate todos os ganchos de ferro ou pregos que estiverem nos caixotes. Essa medida é para que não aconteça de você se machucar quando começar a manuseá-lo. Depois, com a lixa, lixe todos os caixotes que você vai utilizar até que você sinta toda a superfície bem lisa. Isso é para que não a tinta ou o verniz que você for utilizar não fique com aparência de remendo.

Modo De Fazer

Modo De Fazer

Na hora de escolher sobre usar o verniz ou tinta, pense no resultado que você deseja conseguir. Se você quer fazer um móvel (prateleira) deixando em evidência a madeira, deve usar o verniz, mas se quer esconder alguns detalhes da madeira do caixote você pode optar por uma tinta branca ou amarela. Qualquer uma das duas cores de tinta dará à sua prateleira um visual bem bonito.

Para essa prateleira, foi escolhida a tinta branca. Então, depois de lixar bem todos os caixotes pegue um pano limpo e seco e passe em um dos caixotes para não deixar nenhum vestígio de poeira (você deve fazer a mesma coisa com os outros quatro caixotes, na medida em que for pintar). Pegue a tinta branca e um pincel e comece a pintar o caixote. Pinte-o cuidadosamente por dentro e por fora. Observe para não deixar nenhum lugar sem pintar. Coloque-o virado de fundo para cima, em um plástico, para secar. Proceda da mesma maneira com os outros quatro caixotes.

Quando os cinco caixotes já estiverem pintados, dê uma segunda mão de tinta em todos eles. Espere secar bem. Depois que todos eles estiverem secos, você vai começar a montar a sua prateleira. Coloque um caixote com uma das laterais sobre o plástico (que deverá estar no chão) e sobre ele, na mesma posição, o segundo caixote. Feito isso usando a máquina de furar e os parafusos necessários, parafuse nos quatro quantos, prendendo bem um ao outro. Após, coloque o terceiro caixote sobre o segundo da mesma maneira e faça o mesmo.

Depois proceda exatamente da mesma maneira com os outros dois caixotes. Pode ser que você precise de uma escada para montar toda a sua prateleira. Depois que você já tiver montado a sua prateleira, pegue a tinta branca e com um pincel, pinte toda a parte que estava apoiada sobre o plástico, a parte da frente dela. Está pronta. Se você quiser pode colocar quatro rodinhas na sua prateleira.

Essa prateleira e comum, mas funcional. Nela você pode guardar todas as suas coisas que ficam espalhadas, de uma forma organizada.

Imagem de Amostra do You Tube

Uma Outra Opção De Prateleira

Materiais Necessários:

  • seis caixotes de feira exatamente do mesmo tamanho;
  • lixa de madeira;
  • alicate;
  • verniz;
  • plástico;
  • pano limpo;
  • pincel;
  • parafuso;
  • máquina de furar;

Modo De Fazer:

Imagem de Amostra do You Tube

Pegue os seis caixotes e com um alicate retire todos os ganchos ou pregos que lhe possam causar algum ferimento na hora de manuseá-los. Depois, pegue a lixa de madeira e lixe todos os seis caixotes, deixando-os com a superfície totalmente lisa. Passe um pano seco e limpo em cada um deles para que não fique nenhum vestígio de poeira. O ideal é que a limpeza de cada um deles seja feita na hora em que for passar o verniz.

Prepare o verniz para usar no primeiro caixote. Forre um local no chão com um pedaço de plástico, coloque o caixote sobre virado de boca para baixo. Usando um pincel, passe verniz em todo ele. Espere secar cerca de três horas. Enquanto espera, limpe o segundo caixote e envernize também. Proceda da mesma maneira com todos os seis caixotes.

Depois que todos os caixotes já estiverem envernizados e secos, comece a passar a segunda mão de verniz em todos eles. Faça exatamente como fez quando passou a primeira mão. Espere secar bem.

Quando todos os caixotes já estiverem secos, comece a montagem de sua prateleira.  Pegue um caixote e coloque sobre o plástico no chão, sobre uma das laterais. Coloque junto dele o segundo caixote, na mesma posição (lateral com lateral). Trabalhando por dentro dos caixotes, usando a máquina de furar e parafusos, parafuse os quatro cantos dos dois caixotes prendendo-os bem um ao outro. Após, coloque outro caixote junto e faça a mesma coisa. Deverão ficar três caixotes parafusados uns aos outros.

Pegue o quarto caixote e coloque sobre o primeiro respeitando a mesma posição, ou seja, todos os caixotes devem ficar com a abertura para o mesmo lado. Usando a furadeira e parafusos, prenda o quarto caixote no caixote de baixo pelos quatro cantos. Coloque o quinto caixote ao lado do quarto e prenda-o no caixote de baixo e no caixote ao lado, sempre prendendo os quatro cantos e usando furadeira e parafusos. E, por fim o sexto caixote deve ser colocado, sobre o último da parte de baixo. Esse também deve ser parafusado pelos quatro cantos no caixote de baixo e no caixote ao lado, usando furadeira e parafusos.

Depois que todos os caixotes já estiverem parafusados e a prateleira montada, observe que ele deverá ficar com seis partes distintas (três em baixo e três em cima), você deve envernizar a parte da frente da sua prateleira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>