Como Fazer uma Carteira Artesanal

Já pensou em usar caixas de leite com a finalidade de se confeccionar itens úteis para o dia a dia? Isso pode ser considerado como um duplo prazer, já que você irá reciclar e em contrapartida terá em mãos um belíssimo artesanato, que no caso é será uma Carteira Artesanal.

Para ajudar que você tenha esse maravilhoso prazer, vamos mostrar como se faz esse artesanato, que pode até soar como uma forma de desafio. O legal é que você irá aprender a fazer uma linda carteira artesanal usando como matéria-prima retalhos de tecido e caixa de leite.

Fazer esse artesanato é algo que surpreende bastante pelo resultado obtido. É interessante de se observar a reação de espanto das pessoas quando descobrem que aquela carteira tão linda e elegante foi feita com caixa de leite, um material que temos em casa todos os dias e nem sequer sonhamos que serve para algo além de ir para o lixo reciclado.

Logo abaixo você encontrará o modo de fazer dois diferentes modelos de carteira, e em todos são usados pedaços de tecido e caixas de leite, basta que você escolha o modelo que seja mais adequado à sua necessidade e mãos a obra! As ideias são bastante interessantes e simples demais de serem executadas.

Modelo I

Material Usado

  • – 01 pedaço de manta acrílica com medida de 25 x 35 cm
  • – 01 caixa vazia de leite, limpa e seca
  • – 02 retalhos estampados de tecido com medida de 25 x 35 cm
  • – 01 Botão Grande e bonito
  • – 01 metro de viés na cor preta
  • – 30 cm de elástico preto e redondo
  • – Cola própria para ser usada em tecido
  • – Cola instantânea
  • – Cola branca
  • –01 Tesoura
  • – Agulha grossa Linha branca
  • – Linha Branca

Passo a passo

Pegue a caixa de leite abra-a e limpe muito bem todo o seu interior, removendo qualquer vestígio de leite ou sujeira. No lado colorido da caixa de leite, com a ajuda de um pincel passe cola branca e nela fixe a manta acrílica. Aguarde a secagem por aproximadamente 20 minutos.

Agora, tome nas mãos a cola de tecido, e com a ajuda dela fixe um pedaço do tecido estampado por sobre a manta acrílica e outro pedaço fixe na parte prateada da caixa, ou seja, no lado de dentro.

Com a tesoura remova as sobras de tecido, fazendo com que o tecido e a manta fiquem rentes à caixa.

A caixa encapada deve ser dobrada no sentido do lado maior do retângulo, sem demarcar demais. Escolha um dos lados e arredonde as suas pontas. Abra novamente o retângulo.

Dobre agora a peça no sentido do menor lado. Faça a bolsa, deixando 02 partes com a mesma dimensão e de forma que a ponta arredondada fique por cima.

Com a agulha e a linha costure as extremidades das partes que tenham o mesmo tamanho. Será nessa parte que serão guardados os seus pertences, então faça com que a costura fique bem reforçada.

Bem no meio da parte que tem a aba arredondada, usando a tesoura faça um furo.

Com a cola de tecido arremate as bordas usando o viés preto, ou outra cor que mais combinar com a estampa do tecido escolhido.

Pegue o elástico e passe ambas as pontas pelo interior do furo. No lado de dentro dê um nó bem reforçado. Para que fique bem preso, use a cola instantânea.

Do lado de fora da carteira, costure o botão bem em cima daquele furo por onde foi passado o elástico. Também pode fixá-lo melhor usando a cola instantânea.

Tente confeccionar essa carteira usando variados tipos e estampas de tecidos, inclusive usando o patchwork e pode até usar uma alça para alterar um pouco sua forma. Para que suas peças com caixas de leite fiquem ainda mais legais, você pode decorar usando flores de fuxico . Link para o passo a passo com foto, acesse: http://www.revistaartesanato.com.br/carteira-com-caixas-de-leite-recicladas-tetra-pak/

Modelo II

Material

  • 02 pedaços de tecido de algodão estampado com medida de 28 x 21 cm, lembrando que um deverá ser usado na parte de fora e outro na parte de dentro da carteira;
  • 01 tira de tecido com medida de 12 x 21 cm;
  • 03 outros pedaços de tecido com tamanho de 6 x 21 cm, que serão usados para confeccionar os bolsos internos;
  • 01 retalho de tecido com tamanho de 18 x 18 cm, sendo utilizado para confeccionar  uma portas-moeda interno;
  • 01 zíper com tamanho de 12 cm;
  • 02 cm de velcro em tamanho médio
  • 01 pedaço de entretela de tecido com tamanho de 28 x 21 cm;
  • Renda, botões, flores de fuxico, pedrarias e demais outras aplicações que possam ser necessárias;
  • Agulha e linha.

Passo a Passo

Corte a entretela e o  tecido com a medida de 28 cm x 21 cm e deixe de lado por enquanto.

Pegue as três tiras de tecido com tamanho de 6 cm naquela com 12 cm, deixando entre elas iguais espaços.

No meio passe uma costura e reserve, este será o espaço para guardar os cartões.

No lado direito do tecido costure um lado do zíper, então desvire e depois dobre, logo depois, prenda a parte que sobrou do zíper, e lembre-se que isso deve ser feito antes que se costure as laterais da carteira.

Deixe o tecido no lado direito e nas laterais passe uma costura, vire novamente e passe outra costura do lado avesso,  isso proporcionará um acabamento melhor.

Costure a parte debaixo da bolsinha que ficará na parte de dentro da carteira e costure ainda as laterais, deixando dois centímetros de sobra do tecido inferior da bolsinha própria para as moedas.

Prenda com costura a parte de baixo das outras tiras, deixando 05 cm de distância daquela que servirá como porta-níqueis.

Na parte de fora do tecido, prenda a tira com tamanho de 04 cm x 21 cm, dobrando para dentro as bordas, da mesma forma que se faz com viés e, em cima dela prenda o viés.

Una as partes, pondo os tecidos estampados um frente ao outro e deixe sobre os tecidos a  entretela, nas pontas faça um risco arredondado.

Prenda com uma costura e remova as partes de sobra e então costure as laterais e vire o tecido no direito.

Costure a parte debaixo para fechar, vire para dentro a borda e passe na beirada a costura a maquina.

Usando alguma sobra do tecido trace cinco círculos nos tamanhos correspondentes a moedas, indo das de 01 real até a de 05 centavos. Dobre os círculos ao meio e nas laterais alinhave, de um puxão da linha, para enrugar e arremate.

Prenda na carteira usando a cola quente e em seu interior cole uma pérola, formando assim uma flor.

Para finalizar, costure o velcro, e pronto!

Link com foto do passo a passo: http://marinabosi.blogspot.com.br/p/carteiras-de-tecido.html

Caixinhas de leite que a gente descarta diariamente podem se tornar belas carteiras artesanais, apenas sendo necessário um pouco de arte, habilidade e paciência. Carteiras femininas e mesmo masculinas são possíveis de fazer a partir de uma simples caixinha de leite limpa e bem seca, além de alguns materiais para o acabamento.

Com um pequeno pedaço de manta acrílica e tecido estampado (aqui vale a escolha de tecidos mais discretos para a versão masculina ou tecidos floridos para a feminina) você faz uma dessas peças. Um metro de viés preto para o acabamento, um botão grande, trinta centímetros de elástico preto redondo, cola, tesoura e linha branca para costura e uma agulha grossa. Eis os outros materiais necessários.

Depois de aberta, é só colar a manta acrílica no lado estampado da caixa. Depois de secar, dobre no formato do retângulo maior, acertando as bordas e costurando bem as laterais em partes iguais, já que aqui serão guardados os pertences. Costure o viés em torno de toda a carteira, costure o botão na aba e o elástico no corpo para fechar.

Essa ideia dá uma carteira muito charmosa, despojada e ainda reciclada!


Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • vcs poderiam me mandar o passo a passo de como fazer essas lindas carteira !!!!! adoraria aprender !!! conto com a ajuda de vcs !!! achei tds lindas e maravilhosas !!!! quero fazer tb !!!!

    gisele de melo 17 de fevereiro de 2013 18:36 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *